domingo, 1 de maio de 2016

INGRATIDÃO! (Não Foram Dez os Leprosos Curados? Por que Só Um Voltou Para Agradecer?)

Meus Amados,

Eles eram dez leprosos. Viviam em bandos, numa situação deplorável, pois sendo uma doença contagiosa, provocavam pavor na sociedade. Mendigavam e eram  proibidos de residir nas cidades. Os mais caridosos entre a população daquela região, deixavam comidas num local próximo fora da cidade e eles saiam do local onde viviam segregados, pegavam as esmolas e repartiam entre si. Geralmente viviam em cavernas, ambientes escuros e mofados. Não podiam mais ter contato algum com seus parentes depois da doença aparecer. Filhos eram arrancados dos pais e mandados pra fora da cidade, e assim acontecia também com qualquer outro membro da família.  Lágrimas, desespero e dor faziam parte do drama dos portadores da terrível doença. Quando alguém os viam à distância, viravam o rosto e fugiam amedrontados de um possível contágio! Muitos viam lentamente as feridas aumentando e a carne apodrecendo, se desprendendo do resto do corpo. Fedia e nada havia que pudesse ser feito para amenizar o sofrimento dos doentes.  A morte era a única saída, a única esperança. Alguns não suportavam a dor, a separação da família, a humilhação e se matavam. 
Cobriam-se com trapos evitando mostrar as partes do corpo que já não tinham mais como nariz, parte da boca, rosto, dedos e mãos. Quando a doença chegava aos pés a situação era mais dramática e dolorosa ainda pois a pessoa tinha que se arrastar para conseguir comida. Eis um pequeno retrato da Vida (Vida???) de milhares de leprosos que se arrastavam pra lá e pra cá no tempo em que Jesus esteve aqui. Quem já assistiu a algum episódio da série "The Walking Dead", sobre milhões de seres humanos transformados em zumbis vagando sem vida e sem rumo pode imaginar numa comparação um pouco exagerada, com a vida desgraçada dos leprosos. Pois muitos desses zumbis não tem partes do seu corpo, são figuras macabras, mas que ainda se arrastam em busca de comida, no caso, carne humana fresca. Creio ser mais do que suficiente o que já escrevi aqui sobre o sofrimento dessa gente, por isso deixo para a imaginação de cada um de vocês o fim trágico e doloroso dos doentes abandonados à própria sorte.Voltemos aos dez leprosos do texto bíblico.  "E aconteceu que indo Jesus à Jerusalém, passou entre Samaria e a Galiléia e entrando numa certa aldeia, saíram ao seu encontro dez homens leprosos e ficaram longe parados. E levantaram a voz dizendo: " Jesus, Mestre, Tem Misericórdia de Nós!! E Jesus, olhando-os disse:" IDE ao sacerdote e mostrai-vos. E indo eles, ficaram limpos da lepra. E Um deles Vendo Que Estava São, voltou Correndo Glorificando à Deus em alta Voz! E caiu aos Seus Pés com o rosto em terra dando-lhE Graças; e  este era samaritano.

E Jesus  lhe disse: "Não Foram Dez os Curados?  E  Onde Estão os Nove? Não Houve Quem voltasse Para Dar Glória a Deus, Senão Este Estrangeiro?" 
E disse-lhe:" Levanta e Vai! A TUA FÉ TE SALVOU!!!" Lucas cap. 17 vers. 11 a 19.
Só tinham a morte como alternativa. Viviam numa aldeia certamente isolados. Apanhavam se se aproximassem de qualquer outra pessoa sadia. Por isso ficaram longe de Jesus. Imaginemos a cena: Maltrapilhos e imundos, feridas tomando conta de todo o corpo, vendo partes do corpo cair a cada dia e de repente aparece Alguém de Quem eles já ouviram falar. Jesus tinha fama de curar qualquer enfermidade. Talvez tenham espionado e descobriram que Jesus passaria por aquele caminho. Talvez tenham saído de suas cavernas e corrido para aquela aldeia abandonada porque sabiam que o Dono dos Milagres apareceria por ali a qualquer momento. Imaginem a angústia da longa espera. A mistura da ansiedade com a esperança. Os comentários entre eles como a que dizer: Chegou o nosso grande dia! Vamos voltar à Vida! Vamos voltar ao seio da nossa família! A nossa carne vai deixar de feder e apodrecer! E  as partes que já apodreceu e caiu, Ele Vai fazer nascer outra no lugar! Uns consolando os outros! Os menos doentes fortalecendo os que já estavam agonizando! Em grande expectativa outros espiando as figuras que apareceram ao longe! E corre até os outros e diz: " É Ele, o Mestre, AquEle de Quem Todo Mundo Fala! AquEle Que Multiplicou pães e peixes! Que ressuscitou a filha do príncipe da sinagoga Jairo! Que ressuscitou um tal Lázaro da cidade de Betânia! Que fez um cego mendigo voltar a ver! Se Ele Fez Tudo Isso (e Muito Mais, Claro!!) Vai Nos Limpar Também dessa imundície! O Nosso Milagre Está Chegando!" 
Que emoção! Corações Muito acelerados! É agora ou nunca! E Gritaram! Todos Juntos! Silêncio. Todos eles impacientes! O que vai acontecer? Ele vai nos ouvir? Vai dar atenção a nós? Vai se importar? Ninguém se importa! Todos fogem quando nos aproximamos! Olham com nojo pra nós! Nem nossas famílias nos procuram!! Estamos Condenados à morrer pouco a pouco! E Jesus tranquilamente lhes dá uma ordem: " Vão, sigam em frente, mostram-se ao sacerdote que Vocês já estão Limpos! Não entenderam muito bem. Viraram as costas e seguiram seu caminho. De repente um deles prestou mais atenção e viu que algo Maravilhoso Demais Havia Acontecido! Não havia mais Dores, nem Feridas fétidas, nem faltavam mais partes de seu corpo! Estava novo, tudo novo! E descontrolado deixou o seu grupo  Que seguia indiferente seu caminho, pensando certamente em aproveitar a Vida, e voltou Sozinho. Ele sentia Necessidade de Olhar Para Jesus, depois se curvar e Abraçar Seus Pés! Caiu de joelhos, seu Coração pulsava e gritava palavras de Gratidão a Todo momento! Agradecia  Deus por Ter Enviado AquEle profeta que cancelou a sentença  de morte que estava escrita pra ele. 
E Jesus sabendo que não era apenas um que  recebera o milagre, entristecido, perguntou-lhe  sobre os outros nove que Também foram curados. Não houve resposta. Talvez ainda extasiado pelo milagre aquele samaritano continuava agarrado aos Pés do Bom Mestre! Jesus espantou-se com tamanha Ingratidão! Nove deles Não  sentiram necessidade de retornar,  Agradecer-lHE e Glorificar a Deus! Os samaritanos não se davam bem com os judeus naquela época. Tudo leva a crer que se esse detalhe foi percebido por Jesus, reparando que quem voltou com gratidão era samaritano, então os demais eram judeus, como Jesus. 
Agora, meus Amados, reparem o que aconteceu após a decisão desse samaritano de voltar e dar glórias a Deus. Vejam as últimas palavras que Jesus lhe dirigiu: "Levanta-te e Vai! A TUA FÉ TE SALVOU!!"
Ah, o Valor da Gratidão!!!! 
O Maior Motivo Que Está Levando Todo o Mundo Para a Perdição Tem Uma Só Causa: A Ingratidão à Deus!! Dá Vontade de repetir, porém, é Desnecessário! É Tão Simples, Amados Meus, de Constatar Isso!! A Maior Ingratidão Que Faz Doer o Coração de Deus, é a REJEIÇÃO A SEU FILHO E ÚNICO SALVADOR DA HUMANIDADE! Ninguém se Importa!! Sua Oferta de Amor Continua Rejeitada! Assim como apenas um só dentre os dez voltou para dar Glórias a Deus, a porcentagem do Mundo que Hoje Está Dando Glórias a Deus Também é mínima! 
É uma enganação Acreditar em qualquer outra teoria. Pensam que basta abrir a boca e Gritar: "EU SOU CRISTÃO"!!!!!!??? 
Pois então recordemo-nos de dois vers. ditos pelo Mestre Jesus. Primeiro:"Esse Povo Me Honra Com Seus Lábios, porém, Seu Coração Está Longe de Mim"!!  e segundo:" E Apertada é a porta e estreito o Caminho que conduz para a Vida Eterna e SÃO POUCOS OS QUE O ENCONTRAM"!! 
Deus Deseja Gratidão! Ele é Digno de Gratidão! 
Ah, se houvesse uma Grande pesquisa de Nivel Mundial em Que Uma Única pergunta  fosse feita aos pais que tivessem Um Único Filho Muito Abençoado, e Ela é a Seguinte:"Vocês Podem Enviar Esse Único Filho de Vocês Para Morrer da pior forma Que Existe Mas com o Propósito de Salvar Uma gente Má, Corrupta, Ingrata, Mentirosa, Desleal, Rebelde... ?
Mas já antecipo que mesmo depois de Condenado, torturado e morto, Só uma minoria Vai agradecê-lo por esse Favor!" Certamente, Creio eu, os pesquisadores seriam  Apedrejados!! Mas Deus Mandou Seu Filho Vir e Ele Veio com Todo Amor e Alegria! E cumpriu Tudo! 
Agora é hora de Receber Nossa Gratidão! Agora é hora de Nós acordarmos para a suas Verdades Colocando-as em Prática! A Maior Gratidão Que Podemos demonstrar a Cristo é Praticando A Sua Palavra! É Acordarmos em Todas as manhãs e não olharmos para as dificuldades e lutas que nos Esperam, mas Sim Olhar para "o Autor e Consumador da Nossa Fé" Jesus, conforme nos ensina o autor da carta aos Hebreus no cap. 12. Sim, Levantando nossas mãos limpas e santas para os Céus e Dizer: ""JESUS Tu És o Meu Senhor, o Meu Salvador, o Meu Ajudador! E Eu Te Amo! Sou Grato a Ti Por Ter Morrido na Cruz e Assim me Deu a Oportunidade Única de Poder me Salvar e Um Dia Te Abraçar e Te Beijar e Ficar Perto De Ti Para Sempre No Lugar Mais Deslumbrante Jamais Imaginado Por Nós Humanos!! Cuide de Mim e Me dá o Pão de Cada Dia; Perdoa meus Pecados pois Eu Também TENHO PERDOADO os Pecados de Todos Contra Mim; Venha o Teu Reino, Senhor e Seja Feita a Tua VONTADE na Terra e no Céu; Não me Deixe Cair em Tentação, Tu Sabes que Sou Pó e Que o Adversário Não Desite de Me Tentar e Eu Só Tenho Um Desejo Maior Em Minha Vida: TE AGRADAR!!!; Teu é Para Todo o Sempre A Glória, O Poder e A Majestade; AMÉM!!""
 Dando glórias a Deus!!  Vamos Amados Dar Glórias a Deus em Todas as Coisas Pois Ele Tem Cuidado de Nós!! 
Então,  Ouviremos dEle: "Levanta-te e Vai! A Tua Fé Te Salvou!!!"

"Louvarei ao Senhor Em Todo o Tempo! O Seu Louvor Estará Continuamente Em Meus Lábios!!" salmo 34 vers. 1
"Bendize, Oh Minha Alma ao Senhor e Não Te Esqueças de Nenhuma de Suas Bençãos!!" Salmo 103 vers. 2.


Uma segunda-feira Abençoada pra vocês! Com Gratidão à Deus!
jairo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário