Amados de Deus;
"Neste momento, alguns CUSPIRAM em seu rosto e o esmurravam, enquanto outros lhe desferiam tapas, vociferando: “Profetiza-nos, pois, ó Cristo, quem é que te bateu?” Mateus 26 vers. 67 e 68.
Há humilhação maior do que alguém cuspir no rosto de alguém?? Já cuspiram no seu rosto, amado/a leitor/a??
O que você faria se alguém cujo coração está cheio de ódio cuspisse no seu rosto? Difícil prever a sua ou a minha reação caso algo tão nojento acontecesse. A primeira reação seria nós limparmos, claro, as cuspidas. Se não estivéssemos com as mãos amarradas! O Filho de Deus estava com as mãos amarradas. As cuspidas escorrendo sem que Ele, o Santo e Inocente, pudesse fazer nada. Quem as limpou?? Ora, ninguém!! Ele estava só! Abandonado! Desprezado! Daquele momento até a cruz Ele só conheceria Humilhação, Tortura, Vergonha, Sede e Dor! Muita Dor!!
Porém, eu fiquei imaginando a cena das cuspidas no rosto do Amado Salvador, porque não é sempre que vemos pessoas passando por tal humilhação. Acontece sim, porém, não frequentemente. Qual o significado deste ultrajante ato? O que significa? O que se quer dizer para a pessoa quando se cospe no seu rosto? Creio que antes de tudo o recado que se deseja dar à pessoa quando se cospe nela é:"ESTOU COM NOJO DE VOCÊ!" Afinal, quando nós nos deparamos com algo muito asqueroso, nojento ou algo assim, nós cuspimos!! Tiveram Nojo do FILHO DE DEUS que veio enviado pelo Pai Todo Poderoso para SALVÁ-LOS!!
Outros motivos são pura raiva, ódio ou outros sentimentos difíceis de explicar. Mas só se sente esses sentimentos de quem fez muito mal e foi condenado por um tribunal depois de ser acusado e ter se defendido com todos os seus direitos garantidos.
Quando os dois homens suspeitos de sequestrarem as duas meninas de três anos, cada uma, na periferia de São Paulo no mês passado (outubro) eles foram torturados para confessarem que eram culpados, foram resgatados pela polícia antes que apanhassem mais. Foram soltos. Depois de alguns dias os corpinhos apareceram já em estado de decomposição num carro. Até que descobriram que aqueles dois homens eram mesmo culpados pelo estupro e morte das duas menininhas. Estão presos aguardando julgamento. Já confessaram. Já imaginaram as dores das crianças? Eu conheci o estupro aos seis ou sete anos ao ser levado por amigos adultos dos meus irmãos mais velhos e sei bem o tamanho da dor, ainda que eles não consumassem o ato quando eu gritava de dor. Mas eu sobrevivi. Porém, Jesus não causou dores em ninguém!! Jesus causou alívio! Curas! Milagres! Consolo! Alegria! Paz! Satisfação! Salvação!! Mas agora não importava nada disso! Estava amarrado e apanhando com ódio sem que pudesse ter o direito sagrado de se defender! Gritaram para que Pilatos soltasse um assassino cruel e matasse Jesus, o inocente! Sabiam quem era Barrabás, mas o ódio era por aquele que ousou dizer a Verdade: "Mas Jesus manteve-se em silêncio. Diante do que o sumo sacerdote lhe intimou: “Eu te coloco sob juramento diante do Deus vivo e exijo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho de Deus!” “Tu mesmo o declaraste”, afirmou-lhe Jesus. “Contudo, Eu revelo a todos vós: Chegará o dia em que vereis o Filho do homem assentado à direita do Todo-Poderoso, vindo sobre as nuvens do céu!”
Diante disso, o sumo sacerdote rasgou as suas vestes denunciando: “Ele blasfemou! Por que necessitamos de outras testemunhas? Eis que acabais de ouvir tal blasfêmia!” “Que vos parece?” Responderam eles: “Culpado e merecedor de morte é!” Mateus 26 vers. 63 a 66.
Não suportavam ouvir verdades como essa: "Então os judeus disseram a Jesus: “Tu ainda não tens cinquenta anos, e viste a Abraão?” Respondeu-lhes Jesus: “Em verdade, em verdade vos asseguro: antes que Abraão existisse, Eu Sou.” Então, pegaram pedras para apedrejá-lo, mas Jesus esquivou-se e, passando por entre eles, saiu do templo!" João 8 vers. 57 a 59.
Não tinha aparência, era um simples filho de carpinteiro, não fazia parte da sociedade, não convivia com os "santos e poderosos fariseus, a elite de Israel", não era conhecido na alta sociedade, vivia no meio dos pobres, impediu que uma adúltera fosse apedrejada, deixou um prostituta abraçar seus pés na casa de um fariseu e na presença de seus amigos, aceitava comer com pecadores, hospedou-se na casa de Zaqueu um corrupto cobrador de impostos odiado pelos religiosos, e ousava discordar dos fariseus poderosos todas as vezes que estes tentavam debater com Ele! Era duro, duro e duro com esses religiosos! Certa vez chamou-os de filhos do diabo! "Por que vós não podeis entender minha linguagem? É porque vós sois incapazes de ouvir a minha Palavra. Vós pertenceis ao vosso pai, o Diabo; e quereis realizar os desejos de vosso pai. Ele foi assassino desde o princípio, e jamais se apoiou na verdade, porque não existe verdade alguma nele. Quando ele profere uma mentira, fala do que lhe é próprio, pois é um mentiroso e pai da mentira!!" João 8 vers. 43 e 44.
Multidões iam atrás do Mestre e isso enfurecia os chefes religiosos que se mordiam de inveja! Ressuscitou mortos, entre eles Lázaro a quem os religiosos planejaram matar também para que menos pessoas ficassem sabendo do milagre de sua ressurreição! João 12 vers. 9 a 11.
O ódio era sem tamanho por Este que nunca conseguiu convencer os religiosos de que Ele era, Sim, o enviando de Deus! Sua nova doutrina de Misericórdia, Modéstia, Humildade, Tolerância, Perdão, Arrependimento, Justiça e Amor contrastava com tudo o que os religiosos judeus pensavam! Daí porque as cuspidas!! Você e eu já ouvimos ou falamos muitas vezes:"Tenho nojo daquela pessoa!!" Ou não? Pois é! Muitas vezes somos feridos a tal ponto que essa frase vem mesmo ao nosso pensamento e lábios!
Mas Jesus não feriu ninguém!! Ele tão somente falou o que o Pai O mandou falar!! "Pois Eu não tenho falado por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, esse me deu ordens sobre o que Eu deveria dizer e o que proclamar. Eu sei que o seu mandamento é a vida eterna. Sendo assim, tudo o que Eu falo, como o Pai me mandou dizer, assim falo!!” João 12 vers. 49 e 50.
Passou a fria madrugada de quinta para sexta, depois de orar no jardim do Getsêmani até suar gotas de sangue, quase desistir de sua missão, e ser preso, algemado e recebendo cuspidas, murros, coroa de espinhos longos ferindo sua cabeça sujando de sangue seus cabelos pois um soldado bateu com um caniço sobre a coroa causando dores indescritíveis quando os espinhos penetraram no seu crânio até no dia seguinte ser crucificado.
As cuspidas foram suportadas em silêncio! Por me amar, por amar você! É pouco? Pois é. Para muitos dos seres humanos, é pouco sim. Até para muitos cristãos tudo o que o Mestre amado suportou até ser pregado naquela Cruz, foi pouco. Isso que afirmo está provado nos frutos que vemos na vida daqueles que dizem amar ao Bondoso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Parecem com Cristo? Seguem seus exemplos? Interessam-se em conhece-LO através do estudo de sua palavra? Obedecem-NO, praticando Sua Palavra?? Vivem como Ele quer? "E Ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para Aquele que por eles morreu e ressuscitou" 2 Coríntios 5 vers. 15.
Hã?? Quem está verdadeiramente vivendo para Ele?? Hã??
Não suportou só as cuspidas das bocas sujas dos que o odiavam sem motivo algum. Ele suportou o que nenhum de nós teríamos suportado! Afinal, Ele suportou tudo POR AMOR!! Inclusive as Cuspidas no Rosto!! Ficaremos indiferentes? Ou vamos ao menos nos esforçar para retribuir tanto Amor procurando praticar sua Palavra que é Tudo que Ele espera de nós?? "Aquele que me Ama, ouve e pratica a minha Palavra!!" João 14 vers. 23a.
Saber que seu rosto foi cuspido e não se sensibilizar é grave!! É como se o Amor já tenha esfriado em nós!! Não deixemos que isso aconteça!! É a situação que agrada ao diabo!
Lembre-se ninguém suporta essas Cuspidas sem o AMOR além do que podemos entender!! E amor assim, Ninguém poderá nos dar!! Obrigado Senhor!!
Tenham um sábado Abençoado!
jairo.
jairo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário