Amados de Deus;
Eles existem desde sempre. Podem ser uma
bênção na sua vida. Ou uma maldição. Eles são os críticos.
Há os profissionais que recebem salários para desempenharem essa função, especialmente na mídia. Analisam livros, peças de teatro, cinema, musicais e outros. Muitos leitores se guiam pelas opiniões deles. A maioria, não. Eles preferem decidir por si mesmos sem se deixarem influenciar pelas opiniões dos críticos. Eles não perdoam. Estão infestando as redes sociais na internet há anos, especialmente o Youtube. Líderes evangélicos parecem ser os seus escolhidos, porém os católicos não escapam também. Basta ver o que a turma do LGBT na parada gay da av. Paulista fizeram com imagens dos seus santos e onde eles 'enfiavam' os crucifixos usados na igreja católica. Críticos que não perdoam as igrejas que pedem ofertas e dízimos, mas gastam seu dinheiro com tudo aquilo que o diabo lhes oferecem. Se vissem Jesus andando aqui e recebendo as ofertas do povo para se manter e também aos seus doze escolhidos, não O perdoariam também. Todos esses críticos que falam dos líderes das igrejas sem que Deus Esteja Aprovando o Que Estão Falando/Escrevendo/Publicando Vão Dar Conta Ao Todo Poderoso e Colher Ainda Aqui Mesmo Os Frutos De Suas Sementes Podres! Caso analisassem à luz da Bíblia Não Se Atreveriam a Fazer Aquilo Que Deus Não Aprova! Não Pregam a Palavra de Deus e condenam quem o faz, ainda que com muitos defeitos e erros. Que só Deus pode julgar!
Mas vamos analisar hoje outros tipos de críticos. Eles estão no nosso meio. São divididos em duas classes: os do bem e os do mal. Os do bem ficam incomodados quando observam que algum amigo/a está cometendo erros e não se acovardam, não se calam, e chamam a pessoa em particular, para alertá-la sobre os erros que ela está cometendo. Ela é guiada pelo Espírito de Deus e por isso seu amor à impulsiona a tomar a atitude de intervir visando o bem da pessoa amiga. Só dos amigos? Não, evidentemente! Qualquer pessoa que o servo de Deus ver errando, ele tem obrigação de intervir. É fácil? Não!! Especialmente aqueles que sabe-se que não aceitam correção de jeito nenhum! Alerta não deixa de ser um tipo de correção. "Irmãos se algum de vocês se desviar da verdade e alguém o trouxer de volta, lembrem-se que quem converte um pecador do êrro do seu caminho salvará a vida dessa pessoa e fará com que muitíssimos pecados sejam perdoados!" Tiago 5 vers. 19 e 20.
Quando uma pessoa amiga nos critica porque nos ama, ela é digna de receber nossa gratidão! Sua intenção foi pura, honesta, com intenção de ajudar, por amor. Os loucos (arrogantes, orgulhosos) não enxergam isto. No entanto os sábios louvarão a Deus por terem sido alertados sobre o perigo que estavam correndo e não percebiam, sendo gratos também à pessoa que o criticou, alertando-a. Essas pessoas sabem como falar expondo suas críticas de maneira educada, principalmente com pessoas problemáticas. Se é amigo de verdade, não vai deixar de criticar de jeito nenhum. Amigo que é amigo não assiste de camarote os erros de quem não está percebendo o caminho de prejuízos por onde está andando. O medo não vai impedi-lo de criticar suas atitudes! Seu amor e senso de responsabilidade por aquilo que vai acontecer com seu amigo se ninguém tentar avisá-lo, vai incomodá-lo até não suportar o peso na consciência. Como disse acima, não é fácil. Já experimentei a fúria de pessoas que estavam cometendo erros horripilantes- e em público!!- e quando fui alertá-la fui visto como intolerante, arrogante, dono da verdade e outras coisas mais. E falei com o mesmo amor e cuidado que gostaria que falassem comigo. E me baseando nas Escrituras. Mas diante de Deus eu estou inocente em relação aquela alma, preciosa por sinal, para Deus.
Mas e quanto à aqueles cujas críticas são mal intencionadas?
Eles são muitíssimos! Infelizmente. Eu os vejo como críticos e juízes ao mesmo tempo. Criticam e condenam. São perigosos. Usados por demônios, se acham no direito de criticar tudo e todos. Disfarçam dizendo apenas que estão emitindo sua inocente opinião. Mentira! Há inveja e ódio por trás de suas falas e escritos. Não enxergam a malignidade que sai da sua mente. Não enxergam que o que dizem ou escrevem não ajudam absolutamente em nada! Críticas destrutivas! Não percebem suas más intenções. Na verdade, sabem, sim, que não estão agindo corretamente, porém seus desejos se sobrepõe aos desejos de Deus que não aprova suas atitudes malignas. Entretanto, não vigiaram dando lugar ao diabo, vejam:"Não deis lugar ao diabo!" Efésios 4 vers 27. Suas críticas provém do mesmo sentimento que tomou Lúcifer ainda no céu: a inveja. Ela olha e vê que tudo que você faz dá certo. Que seus frutos são bons. Que você está prosperando em alguma área de sua vida de maneira maravilhosa. Ela te vê sempre em paz e que o brilho do Espírito Santo está presente no seu olhar. Que os seus planos estão fluindo positivamente. Que você é capaz de amar e ser amado. Ela então deixa a inveja contaminar seu coração e sua boca se transforma numa metralhadora giratória cuspindo fogo. É tiro pra todo lado. Despreza o capítulo 3 de Tiago que de maneira dura expõe o perigo da língua sem freios. Jesus disse que o que contamina o homem é o que sai da boca e não o que entra pela boca.
Suas críticas são venenosas, cuja única intenção, é entristecer, aborrecer, fazer você desistir. Quer te derrubar. Geralmente esses críticos servos de satanás são pessoas fracassadas. Tudo que fazem dá errado. Nada prospera em sua caminhada! Todas as decisões que tomam dão errado. Por darem lugar ao diabo elas são guiadas por ele. Todavia, sua arrogância e orgulho não as deixam enxergar que elas necessitam urgentemente de uma verdadeira conversão para que esse câncer que é a inveja, saia da sua vida e ela seja libertada!
Lúcifer não se conformou com o poder supremo de Deus e fracassou, como não poderia ser diferente, na sua loucura de tentar derrotar Deus, o Criador dele. No fim, teve como destino o inferno!!!!
Lúcifer era crítico? Claro! Não convenceu a terça parte dos anjos do céu para se voltarem contra o Criador? Quanto mal falou do Supremo Deus de Bondade e Graça? Ora, sem críticas ninguém teria sido convencido.
Mas, porém, todavia, todas as críticas das pessoas que se deixam guiar pelos demônios NÃO conseguem atingir seus objetivos. Jesus foi duramente perseguido e criticado durante todos os três anos e meio do seu ministério, porque fazia a vontade do Pai. Quem eram seus críticos? Os religiosos. Quem eram eles? Eles estavam sempre no Templo em oração. Davam esmolas, jejuavam, louvavam a Deus e batiam no peito dizendo que eram filhos de Deus. Portanto, prepare-se para ser perseguido e criticado por pessoas que também parecem pertencer à Deus. São falsos, evidentemente. Pararam Jesus?? O apóstolo Paulo sofreu muito com as críticas de falsos e perigosos irmãos como ele relata na longa lista em que ele conta seus sofrimentos na Segunda carta aos Coríntios cap. 11 vers. 26.
Afastar-se desses supostos amigos é a decisão a ser tomada. Sem ressentimentos. E orar por elas, pois esta é a vontade de Deus. Assim como devemos nos aproximar daqueles que nos criticam para que não sejamos prejudicados, também devemos manter longe de nós os maus críticos. Como ter discernimento? Fácil, fácil. Sua maneira de criticar, com cinismo, sarcasmo, zombaria e um claro desejo de demonstrar que ele/ela sim, sabe das coisas. Porém, a prova maior que se tem sobre se a crítica vem de alguém muito amigo ou inimigo, é comparar com a Bíblia suas opiniões. O Cristão é guiado pelas Escrituras! Então analise sempre as críticas e tente, com muita humildade, examiná-los à luz da Bíblia. O Espírito Santo te mostrará se foi Ele que está usando esses críticos pra te ajudar a melhorar ou se é mesmo um espírito de satanás querendo te derrubar. Todavia escrevi esse texto porque sei que estamos cercados de pessoas tanto boas quanto más e já vi muitas pessoas perseguidas e criticadas sem que merecessem. Sei o que é receber pedradas e chicotadas sem dó nem piedade por dividir o aluguel com um jovem. Por não ter me casado. Por ter tido um passado sujo (Ver textos "A Casa dos maconheiros e Prostitutos" " Você Tinha Tudo Para Dar Errado!" "O Dia Em Que Me Ajoelhei Para o Diabo!" "Abusados Na Infância"). Não perdoam. Falam pelas costas apunhalando aquele que muitas vezes está orando por eles. Te abraçam e sorriem pra você mas a sua língua destila veneno quando fala o seu nome ao se afastarem. Depois usam a mesma língua imunda pra louvar a Deus na Igreja! Mas isto é Bíblico. Temos que suportar essa dor em oração, ainda que custe algumas lágrimas! O Senhor retribuirá como diz o escritor aos Romanos:"Amados nunca procurem vingar, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: Minha é a Vingança! Eu Retribuirei!" Romanos 12 vers. 19. Ainda que você tenha que orar e abençoar essas pessoas conforme diz o Senhor nesse mesmo cap. no vers. 14. Mas aprendi que árvore que dá frutos atrai pedradas. Jamais alguém vai atirar pedras numa árvore infrutífera! Aliás, estas Jesus Corta como está escrito no evangelho de João 15. E olhar para o Mestre nos faz fortes pois ninguém sofreu tantas críticas quanto Ele! E ninguém deu tantos frutos quanto Ele também! Mas não derrubaram, nem Ele nem seus frutos! Fique tranquilo/a! Continue fazendo o que o Senhor te mandou fazer! Pois de você e de seus frutos, Ele, o Todo Poderoso, cuidará! Sempre!!
Há os profissionais que recebem salários para desempenharem essa função, especialmente na mídia. Analisam livros, peças de teatro, cinema, musicais e outros. Muitos leitores se guiam pelas opiniões deles. A maioria, não. Eles preferem decidir por si mesmos sem se deixarem influenciar pelas opiniões dos críticos. Eles não perdoam. Estão infestando as redes sociais na internet há anos, especialmente o Youtube. Líderes evangélicos parecem ser os seus escolhidos, porém os católicos não escapam também. Basta ver o que a turma do LGBT na parada gay da av. Paulista fizeram com imagens dos seus santos e onde eles 'enfiavam' os crucifixos usados na igreja católica. Críticos que não perdoam as igrejas que pedem ofertas e dízimos, mas gastam seu dinheiro com tudo aquilo que o diabo lhes oferecem. Se vissem Jesus andando aqui e recebendo as ofertas do povo para se manter e também aos seus doze escolhidos, não O perdoariam também. Todos esses críticos que falam dos líderes das igrejas sem que Deus Esteja Aprovando o Que Estão Falando/Escrevendo/Publicando Vão Dar Conta Ao Todo Poderoso e Colher Ainda Aqui Mesmo Os Frutos De Suas Sementes Podres! Caso analisassem à luz da Bíblia Não Se Atreveriam a Fazer Aquilo Que Deus Não Aprova! Não Pregam a Palavra de Deus e condenam quem o faz, ainda que com muitos defeitos e erros. Que só Deus pode julgar!
Mas vamos analisar hoje outros tipos de críticos. Eles estão no nosso meio. São divididos em duas classes: os do bem e os do mal. Os do bem ficam incomodados quando observam que algum amigo/a está cometendo erros e não se acovardam, não se calam, e chamam a pessoa em particular, para alertá-la sobre os erros que ela está cometendo. Ela é guiada pelo Espírito de Deus e por isso seu amor à impulsiona a tomar a atitude de intervir visando o bem da pessoa amiga. Só dos amigos? Não, evidentemente! Qualquer pessoa que o servo de Deus ver errando, ele tem obrigação de intervir. É fácil? Não!! Especialmente aqueles que sabe-se que não aceitam correção de jeito nenhum! Alerta não deixa de ser um tipo de correção. "Irmãos se algum de vocês se desviar da verdade e alguém o trouxer de volta, lembrem-se que quem converte um pecador do êrro do seu caminho salvará a vida dessa pessoa e fará com que muitíssimos pecados sejam perdoados!" Tiago 5 vers. 19 e 20.
Quando uma pessoa amiga nos critica porque nos ama, ela é digna de receber nossa gratidão! Sua intenção foi pura, honesta, com intenção de ajudar, por amor. Os loucos (arrogantes, orgulhosos) não enxergam isto. No entanto os sábios louvarão a Deus por terem sido alertados sobre o perigo que estavam correndo e não percebiam, sendo gratos também à pessoa que o criticou, alertando-a. Essas pessoas sabem como falar expondo suas críticas de maneira educada, principalmente com pessoas problemáticas. Se é amigo de verdade, não vai deixar de criticar de jeito nenhum. Amigo que é amigo não assiste de camarote os erros de quem não está percebendo o caminho de prejuízos por onde está andando. O medo não vai impedi-lo de criticar suas atitudes! Seu amor e senso de responsabilidade por aquilo que vai acontecer com seu amigo se ninguém tentar avisá-lo, vai incomodá-lo até não suportar o peso na consciência. Como disse acima, não é fácil. Já experimentei a fúria de pessoas que estavam cometendo erros horripilantes- e em público!!- e quando fui alertá-la fui visto como intolerante, arrogante, dono da verdade e outras coisas mais. E falei com o mesmo amor e cuidado que gostaria que falassem comigo. E me baseando nas Escrituras. Mas diante de Deus eu estou inocente em relação aquela alma, preciosa por sinal, para Deus.
Mas e quanto à aqueles cujas críticas são mal intencionadas?
Eles são muitíssimos! Infelizmente. Eu os vejo como críticos e juízes ao mesmo tempo. Criticam e condenam. São perigosos. Usados por demônios, se acham no direito de criticar tudo e todos. Disfarçam dizendo apenas que estão emitindo sua inocente opinião. Mentira! Há inveja e ódio por trás de suas falas e escritos. Não enxergam a malignidade que sai da sua mente. Não enxergam que o que dizem ou escrevem não ajudam absolutamente em nada! Críticas destrutivas! Não percebem suas más intenções. Na verdade, sabem, sim, que não estão agindo corretamente, porém seus desejos se sobrepõe aos desejos de Deus que não aprova suas atitudes malignas. Entretanto, não vigiaram dando lugar ao diabo, vejam:"Não deis lugar ao diabo!" Efésios 4 vers 27. Suas críticas provém do mesmo sentimento que tomou Lúcifer ainda no céu: a inveja. Ela olha e vê que tudo que você faz dá certo. Que seus frutos são bons. Que você está prosperando em alguma área de sua vida de maneira maravilhosa. Ela te vê sempre em paz e que o brilho do Espírito Santo está presente no seu olhar. Que os seus planos estão fluindo positivamente. Que você é capaz de amar e ser amado. Ela então deixa a inveja contaminar seu coração e sua boca se transforma numa metralhadora giratória cuspindo fogo. É tiro pra todo lado. Despreza o capítulo 3 de Tiago que de maneira dura expõe o perigo da língua sem freios. Jesus disse que o que contamina o homem é o que sai da boca e não o que entra pela boca.
Suas críticas são venenosas, cuja única intenção, é entristecer, aborrecer, fazer você desistir. Quer te derrubar. Geralmente esses críticos servos de satanás são pessoas fracassadas. Tudo que fazem dá errado. Nada prospera em sua caminhada! Todas as decisões que tomam dão errado. Por darem lugar ao diabo elas são guiadas por ele. Todavia, sua arrogância e orgulho não as deixam enxergar que elas necessitam urgentemente de uma verdadeira conversão para que esse câncer que é a inveja, saia da sua vida e ela seja libertada!
Lúcifer não se conformou com o poder supremo de Deus e fracassou, como não poderia ser diferente, na sua loucura de tentar derrotar Deus, o Criador dele. No fim, teve como destino o inferno!!!!
Lúcifer era crítico? Claro! Não convenceu a terça parte dos anjos do céu para se voltarem contra o Criador? Quanto mal falou do Supremo Deus de Bondade e Graça? Ora, sem críticas ninguém teria sido convencido.
Mas, porém, todavia, todas as críticas das pessoas que se deixam guiar pelos demônios NÃO conseguem atingir seus objetivos. Jesus foi duramente perseguido e criticado durante todos os três anos e meio do seu ministério, porque fazia a vontade do Pai. Quem eram seus críticos? Os religiosos. Quem eram eles? Eles estavam sempre no Templo em oração. Davam esmolas, jejuavam, louvavam a Deus e batiam no peito dizendo que eram filhos de Deus. Portanto, prepare-se para ser perseguido e criticado por pessoas que também parecem pertencer à Deus. São falsos, evidentemente. Pararam Jesus?? O apóstolo Paulo sofreu muito com as críticas de falsos e perigosos irmãos como ele relata na longa lista em que ele conta seus sofrimentos na Segunda carta aos Coríntios cap. 11 vers. 26.
Afastar-se desses supostos amigos é a decisão a ser tomada. Sem ressentimentos. E orar por elas, pois esta é a vontade de Deus. Assim como devemos nos aproximar daqueles que nos criticam para que não sejamos prejudicados, também devemos manter longe de nós os maus críticos. Como ter discernimento? Fácil, fácil. Sua maneira de criticar, com cinismo, sarcasmo, zombaria e um claro desejo de demonstrar que ele/ela sim, sabe das coisas. Porém, a prova maior que se tem sobre se a crítica vem de alguém muito amigo ou inimigo, é comparar com a Bíblia suas opiniões. O Cristão é guiado pelas Escrituras! Então analise sempre as críticas e tente, com muita humildade, examiná-los à luz da Bíblia. O Espírito Santo te mostrará se foi Ele que está usando esses críticos pra te ajudar a melhorar ou se é mesmo um espírito de satanás querendo te derrubar. Todavia escrevi esse texto porque sei que estamos cercados de pessoas tanto boas quanto más e já vi muitas pessoas perseguidas e criticadas sem que merecessem. Sei o que é receber pedradas e chicotadas sem dó nem piedade por dividir o aluguel com um jovem. Por não ter me casado. Por ter tido um passado sujo (Ver textos "A Casa dos maconheiros e Prostitutos" " Você Tinha Tudo Para Dar Errado!" "O Dia Em Que Me Ajoelhei Para o Diabo!" "Abusados Na Infância"). Não perdoam. Falam pelas costas apunhalando aquele que muitas vezes está orando por eles. Te abraçam e sorriem pra você mas a sua língua destila veneno quando fala o seu nome ao se afastarem. Depois usam a mesma língua imunda pra louvar a Deus na Igreja! Mas isto é Bíblico. Temos que suportar essa dor em oração, ainda que custe algumas lágrimas! O Senhor retribuirá como diz o escritor aos Romanos:"Amados nunca procurem vingar, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: Minha é a Vingança! Eu Retribuirei!" Romanos 12 vers. 19. Ainda que você tenha que orar e abençoar essas pessoas conforme diz o Senhor nesse mesmo cap. no vers. 14. Mas aprendi que árvore que dá frutos atrai pedradas. Jamais alguém vai atirar pedras numa árvore infrutífera! Aliás, estas Jesus Corta como está escrito no evangelho de João 15. E olhar para o Mestre nos faz fortes pois ninguém sofreu tantas críticas quanto Ele! E ninguém deu tantos frutos quanto Ele também! Mas não derrubaram, nem Ele nem seus frutos! Fique tranquilo/a! Continue fazendo o que o Senhor te mandou fazer! Pois de você e de seus frutos, Ele, o Todo Poderoso, cuidará! Sempre!!
Tenham um sábado Abençoado!
jairo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário