Todo mundo conhece essa estória. Menino ruivo, desprezado pela própria família, inclusive pelo pai, Jessé, desafia o gigante que faz estremecer de medo todos os homens de Israel. Não havia um único homem guerreiro disposto a enfrentá-lo. "E todos os homens de Israel, vendo aquele homem, fugiam dele, e temiam grandemente!" Primeiro livro de Samuel 17 vers. 24.
Somente Davi não estremecia. Aquele que ficava no campo apascentando ovelhas, enquanto seus seus irmãos tinham outros privilégios. Quando Deus mandou Samuel ir até Belém ungir um dos filhos de Jessé aconteceu um fato interessante. Depois que Davi apresentou um a um seus seis filhos para que Deus revelasse qual deles era o escolhido para ser o futuro Rei de Israel, Samuel e o pai deles, Jessé, ficaram espantados quando Deus rejeitou todos eles. E Samuel perguntou a Jessé:"Você tem algum outro filho? Estes foram rejeitados por Deus! Jessé respondeu:Tem mais um, o caçula, cuidando das ovelhas no campo." E foram chamá-lo, por ordem de Samuel. O próprio pai não acreditou que aquele ruivinho pudesse ser escolhido e ungido. Isto não mostra rejeição? Hã? Assim que o menino entrou, Deus disse ao profeta:"É Este! Unge-o, Samuel!" Cap. 16 vers 6 a 12.
A partir daí o Espírito de Deus, se apossou de Davi. Ainda iria enfrentar grandes obstáculos até que Saul morresse, pois pecou contra o Senhor e Deus decidiu tomar o Reino dele e dá-lo a Davi. Deus daria tempo para Davi amadurecer e mostrar sua coragem diante de todo o Israel. Certo dia, tendo alguns irmãos acampados no vale onde iriam enfrentar os temidos filisteus, entre os quais estava Golias, Davi recebeu ordem do pai para ir ver se estava tudo bem com os seus irmãos e levar suprimentos à eles. Quando ele viu o pavor que aquele temido grandalhão causava em todo o mundo, começou a perguntar quem era ele. Um de seus irmãos o repreendeu, desprezando-o e desqualificando-o. Ainda iria assistir o desprezado ruivo, quase um menino, vencer o gigante diante dos seus olhos! Eis o desafio de Golias:"Tragam-me o mais forte corajoso e principal guerreiro entre vocês, israelenses. Se eu o vencer, vocês serão nossos escravos! Se ele me vencer nós seremos seus escravos!" Primeiro Samuel 16 vers. 8 a 11.
Davi ficou irado, pois aquele gigante desafiava o Deus de Israel e assim foi até Saul, que ainda era Rei, e pediu autorização para guerrear contra o temido grandalhão. Saul só consentiu, depois que Davi lhe revelou que havia rasgado um urso e um leão que tentaram devorar suas ovelhas no campo, livrando-as da boca deles (Primeiro Livro de Samuel 17 vers. 35 e 36). Saul lhe vestiu as roupas da armadura e deu-lhe uma lança. Porém, eram tão pesadas que o menino não conseguia andar. Tirou tudo, pegou uma funda, algo parecido com um estilingue, algumas pedras no riacho, e saiu à procura de Golias. Quando o gigante o viu disse, zombando:"Acaso sou algum cachorro pra você vir à mim com paus? E amaldiçoou a Davi em nome dos seus deuses, dizendo: Venha a mim e darei a sua carne às aves e às bestas do campo. Davi respondeu: Você vem contra mim com espada, lança e escudo, mas eu vou contra você em Nome do Senhor dos Exércitos, a Quem você tem afrontado! Hoje mesmo o Senhor te entregará em minhas mãos e arrancarei a sua cabeça e os corpos dos filisteus darei às aves e às bestas do campo! E toda a terra saberá que há Deus em Israel! E todo este povo saberá que Deus Salva não com espadas, ou lanças. Porque do Senhor é a guerra, e Ele vos entregará na nossa mão!!!" Cap. 17 vers. 37 a 47.
E uma única pedra acertou justamente no único lugarzinho sem proteção naquele gigante:uma parte da fronte, ou testa, recebeu uma pedrada lançada pela funda. O ferimento foi fatal. O Gigante Caiu. Davi arrancou a sua cabeça. Todos os filisteus foram derrotados. Davi se tornou respeitado e amado pelo povo e pelo rei. Cap. 17 vers. 48 a 58 e cap. 18 vers. 1 a 7.
Amados de Deus, não adianta tamanho, nem força, nem poder, nem armas contra a fé de uma pessoa cujo coração Agrada a Deus!
A Humildade de Davi está demonstrada no seu comportamento de total obediência à seu pai. Silenciosamente aceitava ficar no campo cuidando das ovelhas, que pelo jeito, seus irmãos odiavam, pois todos os seis nunca aparecem substituindo-o nesse trabalho. Era Humilhado e nunca não se queixava: Seu pai esqueceu dele no campo quando Samuel disse-lhe que um dos seus filhos seria ungido de Deus. O pai acreditava que o futuro Rei estaria entre os seis. Não estava. O escolhido de Deus estava quietinho lá no campo protegendo as ovelhas. E além de Rei, ainda seria o único com coragem para desafiar o Gigante Golias! E o que Deus disse para Samuel quando este Profeta olhou para um fortão e bonitão filho de Jessé? "Não olhes para sua aparência, pois Eu o Rejeitei. Deus NÃO VÊ como o homem! O homem vê a aparência! Deus Vê o Coração" Primeiro livro de Samuel 16 vers. 6 e 7
Pois é. Naquele em quem ninguém dava valor algum, Deus, viu um coração lindo. Tirou ele da solidão do campo, cujas companhias eram as ovelhas. Colocou-o dentro do palácio de Saul que perderia o reinado logo depois para ele. Este esperava a hora de Deus em total obediência ao rei Saul. Mas esta é outra estória.
Quero enfatizar aqui o cuidado que temos de ter com dois pecados capazes de nos destruir: Primeiro, confiar em nossa própria força, deixando Deus de lado. Em segundo, deixar a soberba tomar conta do nosso coração, por causa de alguma coisa em que nos apoiamos, do tipo, dinheiro, boas casas, carros, luxo, etc. Sim, quando estamos passando dificuldades de toda ordem, lembramo-nos de orar, de adorar à Deus, ir à sua casa, procurando obedecê-LO observando sua vontade através das Escrituras. Porém, quando olhamos pra nós e observamos nossa força, estatura, segurança com lança, escudo e armaduras, esquecemos do Senhor! "Agora estou numa confortável situação! Agora não preciso de Deus. Eu mesmo me guardarei!
Tenho uma excelente situação financeira, minha família está muito bem estruturada, todo mundo tem ótima saúde! Meu trabalho me garante dinheiro pra eu viver confortavelmente e nada me falta. Tenho muita segurança com portões eletrônicos e câmeras em minha casa!" Cuidado!! Golias tinha absoluta certeza da vitória e de um futuro brilhante pela frente! Durante um certo tempo até ia tudo bem mesmo pra ele. Quem diria que ele seria degolado naquele dia por aquele mocinho ruivinho? Hã??
Desmoronaram todos os seus sonhos! Sua soberba, armadura, orgulho, espada, força, tamanho e fama de nada adiantaram! ""Deus, o Único Deus Vivo e Poderoso, Estava do Lado de Lá Com o Humilde Davi!!"" O mocinho aparentemente inofensivo tinha uma fé e coragem que ninguém conhecia! Deus conhecia!! Sondava o seu coração continuamente! E se agradava do que via! Soberba, Orgulho e Vaidade são sentimentos que levaram Lúcifer a Cair do mesmo jeito que Golias! "Eu Vi Lúcifer Cair Do Céu, Como Um Relâmpago!" Lucas 10 vers. 18. Disse Jesus.
O Senhor quer encontrar em nossos corações o que encontrou no coração do seu servo fiel: Obediência, Humildade, Modéstia, Bondade, Fé, Confiança Em Deus, Simplicidade, Ausência de Ódio e Rancor (nada mostra que ele vingou-se de sua família depois da fama e poder!), Coragem e Ânimo! Quantas qualidades! E nós? O que Deus tem visto quando observa os nossos corações? Vamos ser rejeitados por Ele como foram os seis irmãos de Davi? Ou vamos ser escolhidos e ungidos por Ele porque em nossos corações Ele encontrou os mesmos Sentimentos que haviam no Coração de Jesus, Seu Filho? "Para que haja em vós os mesmos Sentimentos que houve em Cristo Jesus!" Filipenses 2 vers. 5.
Ah, quantas vitórias você alcançará contra o Golias que tenta nos destruir todos os dias! Ele não é de carne e osso, por isso, é mais perigoso. Vejam:"Vigiem! Sedes sóbrios! Pois o vosso adversário, satanás, está rugindo como um leão feroz, buscando alguém para destruir!" Primeira carta de Pedro 5 vers. 8. Se o Espírito de Deus Estiver Em Você, como Estava em Davi, você vai vencer esse Golias Perigoso, todos os dias! Mas se você achar que pode vencê-lo com as armas de Golias, sua Derrota está próxima!! As nossas armas são Espirituais e sem um coração igual ao de Davi batendo no peito, Não Tem Vitória, Não!
Examine-se! Faça um reflexão! Seja sincero consigo mesmo! Sua comunhão tem sido intensa com o Senhor? A prática da Palavra DEle tem sido real em sua Vida? Seu coração tem sido cheio do Seu Espírito? Tem tido prazer em falar com Ele às sós??
Sua dependência e fé NEle são reais? Se, Sim, Parabéns!! Se, Não, Cuidado!! Ser Humilde, Como Davi, Seria Dizer Sim Para Todas Essas Questões! E Ser Soberbo, como Golias, é Dizer Não!!
Somente Davi não estremecia. Aquele que ficava no campo apascentando ovelhas, enquanto seus seus irmãos tinham outros privilégios. Quando Deus mandou Samuel ir até Belém ungir um dos filhos de Jessé aconteceu um fato interessante. Depois que Davi apresentou um a um seus seis filhos para que Deus revelasse qual deles era o escolhido para ser o futuro Rei de Israel, Samuel e o pai deles, Jessé, ficaram espantados quando Deus rejeitou todos eles. E Samuel perguntou a Jessé:"Você tem algum outro filho? Estes foram rejeitados por Deus! Jessé respondeu:Tem mais um, o caçula, cuidando das ovelhas no campo." E foram chamá-lo, por ordem de Samuel. O próprio pai não acreditou que aquele ruivinho pudesse ser escolhido e ungido. Isto não mostra rejeição? Hã? Assim que o menino entrou, Deus disse ao profeta:"É Este! Unge-o, Samuel!" Cap. 16 vers 6 a 12.
A partir daí o Espírito de Deus, se apossou de Davi. Ainda iria enfrentar grandes obstáculos até que Saul morresse, pois pecou contra o Senhor e Deus decidiu tomar o Reino dele e dá-lo a Davi. Deus daria tempo para Davi amadurecer e mostrar sua coragem diante de todo o Israel. Certo dia, tendo alguns irmãos acampados no vale onde iriam enfrentar os temidos filisteus, entre os quais estava Golias, Davi recebeu ordem do pai para ir ver se estava tudo bem com os seus irmãos e levar suprimentos à eles. Quando ele viu o pavor que aquele temido grandalhão causava em todo o mundo, começou a perguntar quem era ele. Um de seus irmãos o repreendeu, desprezando-o e desqualificando-o. Ainda iria assistir o desprezado ruivo, quase um menino, vencer o gigante diante dos seus olhos! Eis o desafio de Golias:"Tragam-me o mais forte corajoso e principal guerreiro entre vocês, israelenses. Se eu o vencer, vocês serão nossos escravos! Se ele me vencer nós seremos seus escravos!" Primeiro Samuel 16 vers. 8 a 11.
Davi ficou irado, pois aquele gigante desafiava o Deus de Israel e assim foi até Saul, que ainda era Rei, e pediu autorização para guerrear contra o temido grandalhão. Saul só consentiu, depois que Davi lhe revelou que havia rasgado um urso e um leão que tentaram devorar suas ovelhas no campo, livrando-as da boca deles (Primeiro Livro de Samuel 17 vers. 35 e 36). Saul lhe vestiu as roupas da armadura e deu-lhe uma lança. Porém, eram tão pesadas que o menino não conseguia andar. Tirou tudo, pegou uma funda, algo parecido com um estilingue, algumas pedras no riacho, e saiu à procura de Golias. Quando o gigante o viu disse, zombando:"Acaso sou algum cachorro pra você vir à mim com paus? E amaldiçoou a Davi em nome dos seus deuses, dizendo: Venha a mim e darei a sua carne às aves e às bestas do campo. Davi respondeu: Você vem contra mim com espada, lança e escudo, mas eu vou contra você em Nome do Senhor dos Exércitos, a Quem você tem afrontado! Hoje mesmo o Senhor te entregará em minhas mãos e arrancarei a sua cabeça e os corpos dos filisteus darei às aves e às bestas do campo! E toda a terra saberá que há Deus em Israel! E todo este povo saberá que Deus Salva não com espadas, ou lanças. Porque do Senhor é a guerra, e Ele vos entregará na nossa mão!!!" Cap. 17 vers. 37 a 47.
E uma única pedra acertou justamente no único lugarzinho sem proteção naquele gigante:uma parte da fronte, ou testa, recebeu uma pedrada lançada pela funda. O ferimento foi fatal. O Gigante Caiu. Davi arrancou a sua cabeça. Todos os filisteus foram derrotados. Davi se tornou respeitado e amado pelo povo e pelo rei. Cap. 17 vers. 48 a 58 e cap. 18 vers. 1 a 7.
Amados de Deus, não adianta tamanho, nem força, nem poder, nem armas contra a fé de uma pessoa cujo coração Agrada a Deus!
A Humildade de Davi está demonstrada no seu comportamento de total obediência à seu pai. Silenciosamente aceitava ficar no campo cuidando das ovelhas, que pelo jeito, seus irmãos odiavam, pois todos os seis nunca aparecem substituindo-o nesse trabalho. Era Humilhado e nunca não se queixava: Seu pai esqueceu dele no campo quando Samuel disse-lhe que um dos seus filhos seria ungido de Deus. O pai acreditava que o futuro Rei estaria entre os seis. Não estava. O escolhido de Deus estava quietinho lá no campo protegendo as ovelhas. E além de Rei, ainda seria o único com coragem para desafiar o Gigante Golias! E o que Deus disse para Samuel quando este Profeta olhou para um fortão e bonitão filho de Jessé? "Não olhes para sua aparência, pois Eu o Rejeitei. Deus NÃO VÊ como o homem! O homem vê a aparência! Deus Vê o Coração" Primeiro livro de Samuel 16 vers. 6 e 7
Pois é. Naquele em quem ninguém dava valor algum, Deus, viu um coração lindo. Tirou ele da solidão do campo, cujas companhias eram as ovelhas. Colocou-o dentro do palácio de Saul que perderia o reinado logo depois para ele. Este esperava a hora de Deus em total obediência ao rei Saul. Mas esta é outra estória.
Quero enfatizar aqui o cuidado que temos de ter com dois pecados capazes de nos destruir: Primeiro, confiar em nossa própria força, deixando Deus de lado. Em segundo, deixar a soberba tomar conta do nosso coração, por causa de alguma coisa em que nos apoiamos, do tipo, dinheiro, boas casas, carros, luxo, etc. Sim, quando estamos passando dificuldades de toda ordem, lembramo-nos de orar, de adorar à Deus, ir à sua casa, procurando obedecê-LO observando sua vontade através das Escrituras. Porém, quando olhamos pra nós e observamos nossa força, estatura, segurança com lança, escudo e armaduras, esquecemos do Senhor! "Agora estou numa confortável situação! Agora não preciso de Deus. Eu mesmo me guardarei!
Tenho uma excelente situação financeira, minha família está muito bem estruturada, todo mundo tem ótima saúde! Meu trabalho me garante dinheiro pra eu viver confortavelmente e nada me falta. Tenho muita segurança com portões eletrônicos e câmeras em minha casa!" Cuidado!! Golias tinha absoluta certeza da vitória e de um futuro brilhante pela frente! Durante um certo tempo até ia tudo bem mesmo pra ele. Quem diria que ele seria degolado naquele dia por aquele mocinho ruivinho? Hã??
Desmoronaram todos os seus sonhos! Sua soberba, armadura, orgulho, espada, força, tamanho e fama de nada adiantaram! ""Deus, o Único Deus Vivo e Poderoso, Estava do Lado de Lá Com o Humilde Davi!!"" O mocinho aparentemente inofensivo tinha uma fé e coragem que ninguém conhecia! Deus conhecia!! Sondava o seu coração continuamente! E se agradava do que via! Soberba, Orgulho e Vaidade são sentimentos que levaram Lúcifer a Cair do mesmo jeito que Golias! "Eu Vi Lúcifer Cair Do Céu, Como Um Relâmpago!" Lucas 10 vers. 18. Disse Jesus.
O Senhor quer encontrar em nossos corações o que encontrou no coração do seu servo fiel: Obediência, Humildade, Modéstia, Bondade, Fé, Confiança Em Deus, Simplicidade, Ausência de Ódio e Rancor (nada mostra que ele vingou-se de sua família depois da fama e poder!), Coragem e Ânimo! Quantas qualidades! E nós? O que Deus tem visto quando observa os nossos corações? Vamos ser rejeitados por Ele como foram os seis irmãos de Davi? Ou vamos ser escolhidos e ungidos por Ele porque em nossos corações Ele encontrou os mesmos Sentimentos que haviam no Coração de Jesus, Seu Filho? "Para que haja em vós os mesmos Sentimentos que houve em Cristo Jesus!" Filipenses 2 vers. 5.
Ah, quantas vitórias você alcançará contra o Golias que tenta nos destruir todos os dias! Ele não é de carne e osso, por isso, é mais perigoso. Vejam:"Vigiem! Sedes sóbrios! Pois o vosso adversário, satanás, está rugindo como um leão feroz, buscando alguém para destruir!" Primeira carta de Pedro 5 vers. 8. Se o Espírito de Deus Estiver Em Você, como Estava em Davi, você vai vencer esse Golias Perigoso, todos os dias! Mas se você achar que pode vencê-lo com as armas de Golias, sua Derrota está próxima!! As nossas armas são Espirituais e sem um coração igual ao de Davi batendo no peito, Não Tem Vitória, Não!
Examine-se! Faça um reflexão! Seja sincero consigo mesmo! Sua comunhão tem sido intensa com o Senhor? A prática da Palavra DEle tem sido real em sua Vida? Seu coração tem sido cheio do Seu Espírito? Tem tido prazer em falar com Ele às sós??
Sua dependência e fé NEle são reais? Se, Sim, Parabéns!! Se, Não, Cuidado!! Ser Humilde, Como Davi, Seria Dizer Sim Para Todas Essas Questões! E Ser Soberbo, como Golias, é Dizer Não!!
Tenham Uma Abençoada Segunda- Feira!
jairo.
jairo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário