sábado, 26 de janeiro de 2019

""Eu Cego, o Terreiro de Candomblé, a Miséria e a Humilhação.""






 Amados de Deus;

Eu entrei no Terreiro de Candomblé meio desconfiado e ao mesmo tempo cheio de esperanças. O desejo de um bom emprego,   o medo da fome, o desejo de comer carne, ou tomar um sorvete, coisas simples assim,  eu não podia mais.  Os cigarros eu conseguia, acordando de madrugada e com muita vergonha, tentando me esconder das pessoas, catava as "BITAS" próximo das calçadas, sujos, à beira do esgoto... Ia enchendo uma sacolinha. Chegando em casa quando o dia clareava,  limpava de qualquer jeito e os acendia desesperadamente. Dava uma ou duas tragadas e acabava, então acendia a outra bita... Como um viciado desempregado iria ter dinheiro para saciar seu vício?? Não tinha ninguém pra me dar cigarros de graça! As vezes eu ingeria  mais nicotina, e outros  milhares  de venenos  do maldito  cigarro,  do que alimentos. O jeito era acordar de madrugada todos os dias pra ninguém    me ver naquela HUMILHAÇÃO!!  (Até o final desse testemunho vocês entenderão por que usei o título 'Eu Cego').  Desempregado, aluguel do quartinho atrasado, magro, comia ainda arroz e feijão doados por essa amiga que me convenceu a ir ao terreiro consultar um poderoso pai de santo... Ele iria, SIM, ABRIR OS MEUS CAMINHOS! O que eu tinha a perder?? Não estava no fundo do poço?? Era o ano de 1983. Dois anos antes eu havia fugido dos agiotas para os quais não podia pagar as muitas dívidas contraídas, aqui onde ainda vivo (S. J. dos Campos-SP) indo parar em Sapucaia do Sul, Rio Grande do Sul... Só que uma crise pior que a atual, fez com que eu fosse demitido apenas depois de dez meses empregado por lá. Escondia da minha família a Miséria na qual  vivia após acabar o dinheiro... Escrevia cartas dizendo que tudo estava bem comigo. Só que não. A dona do meu quartinho tinha dó de mim e não me expulsava de lá pois eu não tinha pra onde ir. Assim, sua filha casada me contou que ela já tinha conseguido algumas coisas obedecendo o pai de santo daquele Terreiro e que atualmente ela estava fazendo algumas oferendas pois ela tinha um sonho muito grande que era fazer com que o médico dela perdesse o desejo pela esposa, se separasse dela e se apaixonasse por ela. Ao mesmo tempo   pedia a morte do seu marido trabalhador e pai das duas lindas meninas menores de 6 anos. Quando ela me apresentou o moço, pai de santo, um jovem, sorridente e simpático, eu fui sozinho com ele para um local onde havia um altar e um trono onde ele, vestido de branco, se assentou. Ao lado a mesa coberta com toalha branca de rendas onde havia muitas imagens de santos como São Jorge, Nossa Senhora Aparecida, de Fátima, de Jesus, Iemanjá e de muitos outros incluindo aí vários Orixás e Caboclos. Me ajoelhei diante do pai de santo e esperei ele incorporar o Exú que iria me atender. De repente não era mais o moço jovem. Sua voz mudou, não abria mais os olhos e seu rosto ficou um pouco diferente. Mas a simpatia não mudou. Curioso, quis saber algumas coisas e ele disse que eu poderia perguntar. Primeiro: Qual a razão daquela mesa com toalha rendada cheia de imagens de santos ali? Ele respondeu que essas imagens dão forças para os orixás (Exus) baixarem. Elas, as imagens, os atraem. Em seguida pediu-me apontando o dedo onde estava uma taça de pinga,  que pegasse pra ele beber. Peguei e ele bebeu tudo num gole. Perguntei então, como ele apontou o dedo pra taça sem abrir os olhos. Ele disse que se abrir os olhos assustará pessoas que não estão acostumadas em ver só a parte branca... Quis saber se eu queria ver e respondi que não. Em seguida mostrou onde estava o charuto e me fez acender e colocar na sua boca. De joelhos o obedeci. Então contei a minha história. Precisava urgentemente de emprego. Quase passava fome. Que minha amiga disse que ele resolvia QUALQUER PROBLEMA e por isso eu estava ali, cheio de esperança. Ele concordou que resolveria minha situação. Mandou eu escrever num papel as coisas que eu teria de comprar para fazer as oferendas. Terminada a consulta,  minha amiga foi conversar com ele que foi possesso pelo Exú novamente.   Minha amiga  comprou tudo o que o Exú pediu e fiz as oferendas, inclusive acendendo velas, algo que atrai muito a presença de orixás. E obedecendo suas ordens, entreguei currículos. Caminhava diariamente kilometros e kilometros batendo nas portas das indústrias e do comércio, pois não tinha dinheiro para ônibus. Uma semana, um mês, dois meses... E NADA!!! A angústia, medo, fraqueza e desânimo fizeram com que eu desabasse em choro. Dormia num pequeno colchão fino, no  chão frio. Como era um inverno rigoroso e a chuva fina caía sem parar durante uns três meses,  certa manhã acordei com as costas molhada... O chão úmido, tornou conta do colchão... Miséria total... Minha amiga lia 'Cartas' (ela era cartomante) pra mim e sempre me dava esperança que as coisas iriam melhorar. O Exú não falha!!  Até que chegou aquela carta de minha mãe. Ela dizia que 'apareceu um tumor na sua barriga' e que iria ter que fazer uma cirurgia de risco. Tinha receio de morrer. Queria me ver pela última vez. Chorei pois mal tinha dinheiro para comer quanto mais para as passagens! Então lembrei-me de um grande Amigo que morava em São Paulo. E procurei o telefone dele. E procurei! Em vão!  Numa tarde fria e cinzenta sentado num canto do quarto, em desespero, de repente, veio à minha memória o número do telefone dele!! Vesti a única blusa velha que tinha e corri até o telefone público (orelhão). Liguei a cobrar torcendo para que  o Luis  atendesse. E ele atendeu. Resumi todo o drama pra ele. Três dias depois eu recebi o dobro do dinheiro que precisava para viajar. Comprei bastante cigarros (adeus bitas!) e voltei depois de dois anos e 9 meses longe da família... De repente, SEM EXPLICAÇÕES, o Tumor de minha querida Mãe DESAPARECEU!!! Dois meses depois fui visitar uma igreja pra ver um pastor japonês pregar por insistência de uma Amiga... E por curiosidade tbem.  Cigarros no bolso. Ao final da pregação, eu estava chorando de JOELHOS EM FRENTE AO PÚLPITO!! A Presença do Espírito Santo durante aquela pregação era Real!! Eu  Nunca tinha  sentido tanto a presença de Deus como naquela noite!!  Chorava e chorava,, mas era choro de Alegria!!! Lembrava-me que pouco tempo atrás estava ajoelhado diante de um Exú, dando-lhe pinga na boca e acendendo charuto para o mesmo! Havia esquecido dos maravilhosos ensinamentos de meu pai amado, Sr Pedro Batista quando era criança!!
Uma Alegria intensa, estranha, deliciosa tomou conta do meu Coração!!! O peso, a angústia, a revolta, a amargura desapareceram! A PALAVRA de Deus pregada por aquele oriental fez com que meu coração se abrisse e o Espírito Santo entrou tirando tudo de sujo que estava dentro dele!! Ao sair da igreja joguei o maço de cigarros fora. Nunca mais fumei!!! Acabou a escravidão!! A insistente tosse  acabou semanas depois. 
Menos de três meses depois estava empregado na EMBRAER. Acabou a Miséria, a Humilhação e a Cegueira!!! Conheci então AquEle que disse:"Eu Sou a LUZ do Mundo!! QUEM me Segue NUNCA Andará em TREVAS, mas terá a Luz da VIDA!!" João 8 vers 12. Por isso comecei o título desse testemunho com a palavra 'CEGO'. Enquanto não CONVIDAMOS JESUS PARA ENTRAR EM NOSSO CORAÇÃO, VAMOS CONTINUAR "CEGOS" BUSCANDO SOLUÇÃO ONDE ELA NÃO EXISTE. BUSCANDO AJUDA EM ENTIDADES OU NOMES QUE NUNCA PODERÃO AJUDAR! Elas Não Tem as Escrituras Sagradas Como Regra de Fé!!! Seus nomes ou entidades NÃO morreram numa Cruz, nem muito menos RESSUSCITARAM, Como o FILHO de Deus e Salvador do mundo!! AquEle que disse:"Se Vocês estiverem em MIM e as minhas PALAVRAS estiverem em VOCÊS, Podem Pedir o Que Quiserem e RECEBERÃO!!!!" João 15 vers 7. Ou ainda:"Tudo o que vocês pedirem ao Pai em Meu NOME vocês Receberão para que no Pai Seja Glorificado no FILHO!!" João 14 vers 13.  Aí estão religiões e entidades que NÃO tem COMPROMISSO NENHUM COM AS PALAVRAS DE SALVAÇÃO e no entanto UMA MULTIDÃO DE BILHÕES DE SERES HUMANOS, CEGOS COMO EU ERA, VÃO APÓS ELAS!! Pedindo, pedindo, confiando, confiando, esperando e esperando!! Inutilmente!!! E a minha Amiga que levou me ao Terreiro de Candomblé?? Bem, meses depois que tive Aquele Maravilhoso Encontro com Cristo, eu escrevi uma longa carta lhe testemunhando da minha Nova  VIDA  cheia  de Paz, Alegria e  Prosperidade.  Ela então respondeu dizendo que ESTAVA ABRINDO UM TERREIRO  DE CANDOMBLÉ EM SUA CASA E "FAZENDO A CABEÇA" PARA SE TORNAR MÃE DE SANTO. Mandou fotos das duas filhinhas vestidas de branco pois elas seriam suas Auxiliares no trabalho! Disse não ter interesse no Evangelho de Jesus que eu lhe Pregava.  Satanás Dá??  Até pode ser que sim. Mas dá o troco depois: no INFERNO! Digo Satanás, porquê a partir  da minha  conversão  é que o Espírito Santo me mostrou que aquele Exú a quem eu servi e me ajoelhei diante dele, era um demônio! Afinal, comecei a fazer cultos em minha casa e muitas pessoas (homens e mulheres) na  hora da oração se manifestavam com muitos demônios. Depois que eu os expulsava em Nome de Jesus ('Em Meu NOME expulsarão Demônios!' Marcos 16 vers 15.), a grande maioria desses infelizes eram como fui no passado: frequentaram TERREIROS  serviam às Entidades e Faziam Oferendas! Um deles resolveu abandonar o Terreiro cansado de SOFRER e um Exú colocou  horríveis feridas  na sola dos seus pés que fediam,
de onde  saiam vermes vivos como esses  bichos de laranja podre
.. Passou umas semanas morando na minha casa e recebendo orações todos os dias, até ser curado. Sua irmã, na miséria como ele, se manifestou com legiões de demônios, entre eles Pomba gira e Cosme e Damião... Nunca tinha  expulsado demônios com voz de criança e eles próprios confessaram seus nomes!! Claro, muitos que estão lendo esse trecho não vão acreditar ou pode ser que vão até ficar com raiva, mas o Senhor sabe que Vi e Vivi essas verdades... Até o simpático monsenhor Jonas Abib, fundador da Canção Nova, foi processado por escrever um livro falando dos Demônios que se manifestam em Terreiros. Juízes,  pais e mães de santos da Bahia tentaram proibir seus livros de circularem por lá, mas foram derrotados no Supremo Tribunal Federal!! Liberdade de expressão e opinião está na constituição! Graças a Deus.  E meu compromisso não é agradar as Pessoas e Sim o SENHOR DEUS que teve seu Filho e seus discípulos torturados e mortos por FALAREM AS VERDADES DELE!! E a Verdade DELE é:"E a VIDA ETERNA é esta, oh, PAI: Que Conheçam a Ti Como ÚNICO Deus e a Jesus Cristo A QUEM TU ENVIASTE!!" (João 17)  Como disse o  padre, cantor, pregador e escritor Reginaldo Manzotti numa entrevista quando lhe perguntaram se ele era a favor do ecumenismo juntando todas as religiões de mãos dadas, ele respondeu:"Vou ser crucificado por ter que responder a VERDADE: COMO andar de mãos dadas com religiões que NÃO tem JESUS CRISTO COMO ÚNICO SALVADOR? Não Há Outro SALVADOR além DELE!!!" (Atos 4  vers. 12 ) Qual líder de alguma religião disse:" Eu e o Pai Somos UM!!"? OU:"Quem me vê vê o Pai!"? Hã???? Só Jesus tem  essa AUTORIDADE!!  Pois é!! Ainda assim bilhões de seres humanos preferem REJEITAR o FILHO DE DEUS!! O ÚNICO CAPAZ DE NOS LIVRAR DA DESGRAÇA E DO INFERNO!!!  Luz e Trevas!! Sem JESUS, SÓ HÁ TREVAS!!    "E a condenação é esta: Que a LUZ veio ao mundo, e os homens amaram mais as TREVAS do que a LUZ, porque as suas OBRAS eram MÁS.
Porque todo aquele que faz o MAL odeia a LUZ, e não vem para a LUZ, para que as suas obras não sejam REPROVADAS!!"

João 3:19,20     Tá aí, porque muitos FOGEM do Nome de Jesus!!! Sabem que ELE Odeia o Pecado!! E   milhões de seres humanos NÃO tem interesse em Abandonar Os "Gostosos Pecados!!" Preferem pagar pra ver!! O final costuma ser trágico!
Isso não significa que se deve desprezar, atirar pedras ou atacar pessoas que não  CRÊEM Que SÓ Jesus Cristo, o Enviado de Deus é o Único Salvador!!  NÃO!!! Jesus os amam!!! E espera que nós, que ELE alcançou com sua Graça, os amemos e nunca deixemos de pregar SUA VERDADE!! Com HUMILDADE! Nunca nos sentindo como se fôssemos MELHORES do que qualquer outro!! Pois não somos!  Ainda que sejamos Odiados, Incompreendidos, Atacados, Desprezados e Vistos Como Preconceituosos, Gentinha Fanática e Bobos!! Jesus Não  Sofreu Tudo Isso?? Não Parecia  Um Bobão Derrotado Naquela Cruz?? E no Terceiro Dia Estava RESSUSCITADO!! E diz as Escrituras:" E Deus lhe Deu Um NOME que é Sobre Todo NOME para que TODA Língua CONFESSE que Jesus Cristo é o Senhor e TODO JOELHO SE DOBRE DIANTE DELE!!!" Filipenses 2. (Sim, Um Dia, QUER Queiram ou Não,  TODOS Os Seres Humanos Vão  CONFESSAR Seu NOME e DOBRAR Seus JOELHOS DIANTE DELE!!) AS  PESSOAS TEM ESCOLHAS DIANTE DELAS: LUZ OU TREVAS! CÉU ou INFERNO!! O dono do Céu é Cristo Jesus "Todo o Poder me Foi Dado No Céu e na Terra!" (Mateus 28 vers 18.). CABE A CADA UM FAZER A MELHOR ESCOLHA QUE ACHAR!! Seu Livre Árbitro Deus Respeita!!  Entretanto, Aquele Que Olhar Para as Escrituras e CRER Nelas, Saberá Fazer a ESCOLHA CERTA!!!  ESSES SÃO Os Sábios e HUMILDES!! DE MANEIRA ALGUMA OS QUE 'SE ACHAM', OS ORGULHOSOS E ARROGANTES, VÃO CRER!! Como Baratas Tontas Vão Ficar Por Aí Tentando Se Achar!! É a Cegueira Que Um Dia Dominou Esse Que Acabou De Escrever Esse Testemunho!!! Porém, VIM Para a LUZ e Ela Me Abriu  os Olhos!!!  Obrigado Amado, Muito Amado Senhor JESUS!!!

Tenham um sábado Abençoado.
jairo.            

Nenhum comentário:

Postar um comentário