quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

""Os Anos no Presídio. (Pavor e Alegria! Jamais esquecerei!!)"




Amados de Deus;

Cheguei em frente ao Presídio de Segurança Máxima de Tremembé, depois de duas horas de viagem, pegando três ônibus... No meio da mata, a beira da estrada, o prédio assustador,  abrigava mais de 870 detentos. Eu tremia. Tenho muito medo de algumas coisas como Sapo, Aranhas, Avião, Cemitério e Velório (nesses lugares nunca vou, e que  ninguém tente me convencer!) Mas se consigo escapar de algumas dessas coisas, do Presídio não consegui escapar, não. Cansado, calor, fila, com uma multidão de parentes de detentos esperando para entrar. Depois de quase uma hora, fomos conduzidos em grupos de 10 pessoas para uma pequena sala. Daí  aconteceu aquele momento constrangedor: o funcionário do presídio nos mandou que todos tirássemos as roupas. Toda a roupa?? Sim, toda. Quanta vergonha fiquei! Pelado? Sim.  Pra piorar, nos mandou agachar e levantar umas três vezes!  Eu sempre tive muita vergonha do meu corpo e agora tinha que passar por aquela situação... E tudo pra visitar uma pessoa, um moço, que eu NÃO CONHECIA. Porém, tinha apenas uma certeza:"Deus me havia mandado ir naquele presídio!" Tenho muito cuidado em ficar fazendo afirmações do tipo:"Deus está mandando te dizer isso..." Ou "Deus quer que eu faça Isso..." Ou, ainda:"Deus tem um recado pra você..." Tô cansado de ver pessoas se julgando profetas de Deus, quando na verdade, estão falando de si mesmas, e não de Deus. Uma falsa intimidade com Deus que é uma vergonha, uma necessidade de se mostrar íntima/o de Deus. O Senhor Deus não tolera que se use o Nome dEle  em vão. Mas os frutos mostram se foi Deus mesmo quem falou, quem mandou...    Até aquele dia, jamais imaginei estar diante de um presídio. Após passar por vários e vários   portões de ferro, entramos na ala 4 e, trêmulo, no meio dos detentos que andavam pra lá e pra cá, procuramos por aquele moço, o Donizete. Ele estava na cela, aberta como todas as demais, pois é assim dias de visita. Seu irmão e sua mãe me apresentaram à ele. Quanta serenidade e ao mesmo tempo quantas marcas de sofrimento no seu rosto. Nunca imaginei que Deus falaria comigo numa  simples carta enviada por aquele moço, e mostrada a mim por seu irmão durante um momento de oração em minha casa. Quando comecei a ler aquela carta de alguém que nunca vi na vida, veio um pranto tão inesperado, incontrolável, que os soluços se misturavam às lágrimas incontidas. Não, nunca vou poder explicar o que senti. Sei que naquela hora Deus estava me dizendo:"Vá lá e fala à ele que 'EU O AMO' E FALA DO MEU EVANGELHO!" Mas e o meu medo?? E o meu pavor?? "Eu cuidarei disso!", senti no meu coração, que ELE me dizia isso. Durante uns dez dias durante 24 horas ao dia duas palavras escritas naquela carta 'martelavam' no meu pensamento. Lutei e lutei pra não ir. Pavor.  E agora estávamos nós três juntos:"Eu, sua mãe e seu irmão." Era o ano de 1993. Sentamo-nos nas camas limpas e observei a limpeza do lugar. Cada vez que entrava algum dos seus 5 companheiros de cela, eu era apresentado a eles  e cada um me surpreendia pela educação, respeito e gentileza. Logo já estava me sentindo como se  estivesse na minha  casa. Eu e o Doni parecíamos velhos amigos.  Quando faltava 15 minutos  para as 17 horas, fim das visitas. Impressionantemente algo aconteceu:"Eu NÃO queria ir embora daquele lugar!!" Mais  ou menos 7 horas tinham se passado e parecia que eu tinha acabado de chegar. A conversa com o Doni estava tão agradável, havia um clima de paz, de alegria no meu coração e sentia que ali nascia um AMOR Cristão por aquele moço do mesmo jeito que já Amava sua mãe e irmão... Este se converteu em minha casa poucas semanas antes. Hora de ir embora. Pedi aos companheiros do Doni permissão para fazer uma oração de mãos dadas com todos e eles aceitaram com muito carinho. Não perguntei religião de ninguém.   Depois  muitos Abraços! Antes que  do portão de ferro se fechar olhei para a cela onde ele e outros 5 companheiros ficavam e ele estava olhando pra nós. Parece que a mesma dor que ele sentia, também eu sentia. Daí desabei. Com vergonha, não conseguia segurar as muitas lágrimas. Não, também, não sei explicar tudo isso. Sei que 25 anos depois, nunca esqueci. Nem dele nem de seus companheiros. Primeiro o respeito com que fui recebido por todos. Segundo, a inteligência e sabedoria do Doni. Rara!! Terceiro, a bondade, a sensibilidade e a sinceridade daquele moço. Muitos certamente, devem estar me criticando por fazer essas afirmações de um detento. Ora, talvez diante de Deus, você que me critica, seja mais, muito mais pecador/a do que os pecados que levaram o Doni para aquele presídio. Cuidado!!  Cuidado, com seus julgamentos, repito!! Deus te vê, te conhece!!! Esquece que Zaqueu, um dos homens mais corruptos da época de Jesus (Brasília ficava no chinelo, perto desse Zaqueu!) Jesus disse a ele que estava no alto da árvore observando o Dono do Céu passar em meio às multidões:"Zaqueu, desce daí pois EU vou me hospedar na SUA CASA hoje!" Lucas 19 vers 5. Ou dizendo, o fundador do universo, pro ladrão ao seu lado na Cruz:"Digo a Ti: Hoje Estarás no Paraíso Comigo!!" Lucas 23 vers 43. Pois é:Um ladrão, arrependido e que reconheceu Jesus, ensanguentado naquela Cruz, aparentemente derrotado,  COMO Rei, foi o primeiro a entrar no Céu, no Novo Testamento! Zaqueu, logo se arrependeu com a visita do Mestre e devolveu 4 vezes mais tudo o que roubou! Fiquemos só nesses dois exemplos! Eis a questão: Jesus Sabe 'Quem Vai Se Arrepender e Os Procura!!' Ele VEIO PARA OS PECADORES!!! E TODOS OS PECADORES NECESSITAM SE ARREPENDEREM. SE QUISEREM SE LIVRAR DO INFERNO!! SE QUISEREM  O CÉU APÓS ESSA VIDA!! Não fui chamado por Deus como pra ficar passando a mão na cabeça de todo mundo, ENGANANDO-OS!! Já tem muitas religiões pra fazer isso. Tô Falando das Escrituras! Por Amor!! Por Amor!!   Se você se acha Santa ou Santo, Você NÃO Precisa DELE!! Cuidado!! ELE disse que "NÃO HÁ UM JUSTO SOBRE A TERRA! "Romanos 3 vers 10.  Sim, as vezes julgamos quem ERRA e muitas vezes esses ENTRAM NO CÉU e nós nem sabemos se entraremos!! As vezes cortando um pedação da língua,  pode  ser que  haja esperanças pra nós tbem!!  Enfim, chorei durante todo  o trajeto até chegar em casa. Mas uma leveza, misturava-se às lágrimas e um desejo de estar lá novamente o mais rápido possível!! Não sei se eu já tinha me sentido tão respeitado em algum lugar como fui respeitado lá, naquele presídio. Na igreja? Por uns poucos, especialmente os mais simples e HUMILDES.   No trabalho? Talvez. Onde nasci? Por pouquíssimos. Nessa cidade? Por poucos. Mas no presídio, Sim, muito respeitado. Por todos. Na terceira visita o Doni disse que tinha algo importante pra me dizer antes do fim das visitas. Fiquei ansioso pois esperava muito que ele finalmente confessasse que  "SIM, EU QUERO TER JESUS CRISTO COMO MEU ÚNICO SALVADOR!!" E antes das 17 horas ficamos os dois sozinhos na sua cela e ele, um tanto quanto nervoso me confessou:"Jairo, eu sei que você está vindo aqui, na esperança de que eu me converta, que seu seja um cristão praticante, porém queria te fazer um pedido:"NÃO VOLTE MAIS AQUI, PORQUE NÃO VOU ME CONVERTER!! AQUI, DEPOIS QUE VOCÊS VÃO EMBORA, O CLIMA É DE VIOLÊNCIA! E CRISTÃO TEM QUE SER BOM! AQUI NÃO DÁ PRA SER BOM, PRA DAR A OUTRA FACE!! CRISTÃO SOFRE AQUI DENTRO!!!" Quase desmaiei de angústia. Em silêncio, em pensamento, disse ao Senhor Deus:"Eu me enganei!! Pensei que o Senhor tinha me mandado vir aqui!!" Então, senti o Senhor falar ao meu coração:"Fale pra ele do Meu AMOR por ele e do quanto você o ama também!" Então, segurei nas mãos dele, e lhe falei tudo:"NÃO fui eu quem quis vir aqui! O Senhor me mandou! ELE quer mudar a Sua Sorte!! ELE colocou no meu coração esse 'Amor' PURO por você!! Já vejo você lá fora, nunca mais errando, livre das drogas, sem mais assaltos! Livre!!! Não medi sacrifícios pra vir aqui porquê Deus QUER VOCÊ!!! DEUS QUER VOCÊ! Deixei os mais de dez dependentes de drogas que estão morando na minha humilde casa tentando se libertar por meio da Palavra de Cristo e de orações, pra vir passar o dia com você! Isso não é AMOR? E QUEM COLOCOU ESSE AMOR NO MEU CORAÇÃO POR VOCÊ? Acaso Não Foi o Senhor Deus? Qual o meu interesse vindo aqui?  Sua mãe e seu irmão já entenderam que só JESUS pode nos dar a LUZ e só ELE vai mudar você!! Estão cheios de esperanças!! Confiando que você vai mudar! Nós só desejamos uma coisa:"Te Ver Feliz!!" Eu chorava. Percebi que ele lutava para que as lágrimas não saíssem dos seus olhos.  Mas permaneceu em SILÊNCIO.  O abracei e fui embora. Estava sozinho. 
Orei o tempo todo nos ônibus. Chorando. Confuso. Perguntava ao Senhor Deus:"ME ENGANEI! DISSE À TANTA GENTE QUE FOI O SENHOR QUE ME MANDOU NAQUELE LUGAR!"   Cinco dias depois recebi uma carta dele que dizia:"VOLTA, JAIRO!! EU QUERO JESUS!! EU QUERO UMA NOVA VIDA! ESTOU CANSADO DE SOFRER, DE ERRAR!! VOLTA!!" Eu chorava, pulava, agradecia e agradecia ao Espírito Santo!! Não, Não me enganei!! Deus tinha mesmo me mandado naquele presídio. Em outras visitas, as vezes com uma turma animada como nessa foto acima, entre eles seu irmão, grande Amigo até hoje, e noutras só eu e sua amada mãe. (Aliás sua mãe e eu éramos companheiros inseparáveis durante uns 3 ou 4 anos indo juntinhos até aquele lugar sempre com muita alegria apesar da distância e dificuldades.) AMO-A! Um dia conheci a futura esposa dele, uma moça maravilhosa, inteligente, sábia, grande Amiga até hoje, e fui padrinho do casamento deles ainda no presídio.   Ficávamos horas lendo a Palavra de Deus. Ele tinha um novo brilho no olhar e frequentava as reuniões de oração no presídio semanalmente.  Um dia, uma surpresa: um presente maravilhoso que recebi dele: olhem a foto  da bíblia, antiga, capa saindo, que ele me pediu um dia, e devolveu desse jeito! Linda!!  Feita por ele com palitos!! Lembrança eterna desse Amigo muito Amado! Um dia após não dever mais  nada à justiça, ele saiu, e junto com a esposa amada, foram batizados numa  igreja. Foram felizes, até que o Senhor Deus o CHAMOU LÁ PARA ONDE ESTÁ MEU PAI, NO CÉU. O grande amigo, um amigo como era meu pai, me deixou 7 anos depois da partida do meu  pai. Estava hospitalizado e meu amigo e pastor, foi visita-lo  quando o Doni lhe fez um pedido:"Não Ore Para Que Deus  Me Cure... Estou Preparado Para Encontrar-me com ELE!!" (Deus meu! Quantos estão preparados, HOJE,  para dizer o mesmo que ele disse??) Dia negro pra mim!! Perdi meu Pai e melhor Amigo e agora outro que estava entre meus três melhores amigos!  Amava ir a sua casa e comer junto dele e da esposa!! Tinha os ombros deles para chorar ou desabafar. E Deus  o levou!! Com uma toalha nos ombros para enxugar minhas lágrimas sozinho em minha casa, enquanto sua família e muitos amigos choravam no seu velório (eu não vou à velórios), de repente Deus me diz claramente:"Não Chore Por AQUELES QUE ESTÃO COMIGO! CHORE POR AQUELES QUE ESTÃO SE PERDENDO!!" E numa visão vi uma pessoa conhecida sendo tragada por um dilúvio!  Assim, o Doni nos  deixou! Salvo, Sereno, em  Paz! Porque ele Era HUMILDE!!! Eis a razão dele ter se arrependido e ter DESEJADO ENTREGAR SUS VIDA À CRISTO!! Sem HUMILDADE não há salvação!! Sem HUMILDADE não há reconhecimento da necessidade de ARREPENDER-SE!! O Doni inteligente como era, compreendia essas coisas!!  Depois, ficou aquele vazio que DOÍA A MINHA ALMA!!!  Eu fiquei me perguntando onde eu iria conseguir um outro Amigo Que Olhava Pra Mim Sem Malícia, Sem Rejeição, Sem Falsidade... Principalmente nessa cidade, tão difícil, tão difícil de encontrar AMIGOS VERDADEIROS! Sua esposa foi forte e nossa amizade até hoje, 15 anos depois, continua forte e linda! Eu a admiro profundamente. Muito Amada do Senhor!! Inteligência, honestidade, sabedoria, sinceridade e solidariedade moram em seu lindo coração! Guerreira!! Vitoriosa!! Exemplo para qualquer outro ser humano, principalmente pra mim!!  Amados suplico para que ninguém me aplauda ou me elogie! Por Deus! Não sou BONZINHO!! Não quero elogios!!! O dia que eu desejar aplausos ou fama ou mil CURTIDAS, Estarei à Caminho do Inferno!! Quero Apresentar JESUS Falando de Suas Verdades Para Que o Maior Número de Pessoas ENTENDAM QUE SÓ ELE PODE SALVAR, TRANSFORMAR, DAR PAZ VERDADEIRA E LEVAR PRO CÉU!!! Só ELE!! Não Falo de religião ou de minhas verdades!!! Misericórdia!!  Estou contando essa história por que TODOS PRECISAM CONHECER AS MISERICÓRDIAS DO SENHOR DEUS!! Seu Filho veio morrer para Salvar TODOS os que ERRAM!!! EU SOU O MAIOR PECADOR POIS ERREI MUITO E CONHECIA SUA PALAVRA!!  Mas o Doni não a conhecia!! Hoje quase toda a sua grande família  SE CONVERTEU AO SENHOR JESUS!! Lembre-se de que se NÓS não entendermos essa ORDEM dada pelo Dono do Céu à aos seus seguidores:"Ide e PREGAI o Evangelho à TODA CRIATURA. Quem CRER e For Batizado, SERÁ SALVO. Mas Quem NÃO CRER JÁ ESTÁ CONDENADO!!" Marcos 16 vers 15 e 16. O Doni CREU!! Sua esposa amada Creu!! Sua Família Creu!!! Que lindo!!! Valeu a Pena Ter Obedecido ao Senhor e ter ido até aquele presídio!! Ah, como valeu!!! Claro, FOI O ESPÍRITO DE DEUS QUE FEZ TUDO ISSO ACONTECER!! NÃO ESSE INXIRIDO AQUI!! Queria, claro, que o Doni estivesse aqui ainda...   Um dia, Quem Sabe Brevemente, Nos encontraremos Com Ele, Com Meu Pai e Com Tantos Outros Que HUMILDEMENTE CONFESSARAM QUE SÓ CRISTO É O ÚNICO SENHOR E SALVADOR DA NOSSA ALMA!!! QUE DIA MARAVILHOSO SERÁ AQUELE QUANDO NUNCA MAIS CONHECEREMOS A DOR E A SAUDADE!!  ""E Deus enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas"" Apocalipse 21 vers 4.  
 
"Com esse terceiro testemunho nesse mês, encerro a comemoração dos três anos de existência do blog "Mais Amor" e GRATIDÃO ao Bondoso Senhor Deus, pelas mais de 300 mil visualizações ao redor do mundo! As próximas publicações serão sobre o ensino das Escrituras, as Verdades de Deus.   "O Senhor Seja Louvado Sempre!!"
 
 Um sábado Abençoado pra vocês! 
jairo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário