sábado, 6 de julho de 2019

Amando a Deus... E odiando pessoas!!!

Amados de Deus;

""Pois é por causa dessas coisas que o castigo de Deus cairá sobre os que não lhe obedecem. Antigamente a vida de vocês era dominada por esses desejos, e vocês viviam de acordo com eles.
Mas agora livrem-se de tudo isto: da raiva, da paixão e dos sentimentos de ódio. E que não saia da boca de vocês nenhum insulto e nenhuma conversa indecente. Não mintam uns para os outros, pois vocês já deixaram de lado a natureza velha com os seus costumes e se vestiram com uma nova natureza. Essa natureza é a nova pessoa que Deus, o seu Criador, está sempre renovando para que ela se torne parecida com Ele, a fim de fazer com que vocês conheçam completamente!!"" Colossenses 3 vers. 6 a 10.

Eu sei, não é fácil amar todas as pessoas com as quais já convivemos e aquelas com quem ainda convivemos! Sei muito bem disso!
A vida inteira experimentei tantos sentimentos diversos pelas  pessoas, lutando para não odiá-las, pelas feridas que me causaram. Houve vezes que sinceramente, as feridas que alguns me fizeram sentir na alma, foram maiores do que os anos de abusos sexuais sofridos na infância. É muito complicado, Amados de Deus! Porém, nunca deixei de lutar para que o Ódio não criasse raízes dentro do meu coração. Cresci num lar em que meu pai sempre  ensinou os doze filhos a guardarem apenas bons sentimentos para que a Bênção do Senhor Deus estivesse sempre conosco, no caso, a Presença DELE!! Meu pai sofreu perseguições, calúnias e desprezos terríveis e eu sofria junto com ele, mas nunca vi ele desejando vingança. Certa vez um dos homens que mais o feriu com calúnia, fazendo com que minha mãe odiasse o esposo tão fiel e bondoso, teve um AVC poucas semanas depois de ter feito do meu lar um inferno. E um anjo apareceu para o meu pai em sonho dizendo que ele deveria ir ao hospital orar por aquele homem. Meu pai obedeceu e o homem deixou o hospital no dia seguinte, curado. Meu pai havia sustentado a ele e sua família por um longo tempo anos antes quando passavam necessidades. Lutei muito pra não agredir esse homem, quanto mais para tirar a raiva do meu coração. DetalheEsse homem se diz um fervoroso cristão! Não quero entrar em detalhes mas tem uma alta posição na igreja onde ele congrega.  Meu pai, meu herói, meu melhor amigo partiu há 21 anos, mas esse homem nunca lhe pediu perdão. Minha mãe se reconciliou com meu pai poucos anos ante dele partir. Escrevi um texto sobre os sonho/revelação que meu pai teve pouco antes dele partir e que me contou 6 horas antes dele partir, quando se aprontava para ir ao culto numa casa de família onde pregaria a Palavra de Deus pela última vez gozando de perfeita saúde. "E Deus levou meu pai. Devo lamentar??" está entre os dez textos mais acessados desse blog.   Desses doze filhos poucos deram atenção à ele, confesso com tristeza, pois minha família é de dar tristeza, devido aos corações endurecidos, mas nunca me esqueço deles quando dobro os meus joelhos, quase que diariamente. São meus amados! Não importa o que sentem por mim, mas são meus amados!  Quanto aos amigos ou conhecidos alguns pessoas me faziam amá-las desejando ficar pertinho delas constantemente. Outras me despertavam indiferença, tipo tanto faz vê-las ou não. Mas outras me faziam sentir mágoas, raiva e um forte desejo de nunca mais ter algum tipo de contato com elas. "Se arrependimento matasse eu estaria morto pois me arrependi muito de ter deixado elas entrarem em minha vida. Afinal, eu não merecia o que elas fizeram comigo!!"Pensava eu.
Mas se há algo que é impossível adivinhar nas pessoas com as quais nós mantemos relações é o que acontecerá no futuro com o sentimento que elas têm por nós. Hoje elas nos amam,  cobrem-nos de elogios, abraços, sorrisos, visitas, almoços juntos, etc. Ah, mas amanhã... Amanhã tudo vira ódio! Que lamentável! E o pior é que ambas as partes ficam se acusando mutuamente. "Eu não errei!!" E assim, ficam as lembranças amargas no coração no lugar das boas lembranças dos tempos em que aquela amizade parecia que seria eterna. Lembranças amargas significam: Raiva, decepções, frustrações, rancores e até ódio! 
Eis a realidade, amados de Deus!
E a Bíblia, o que diz a Palavra de Deus sobre esse assunto?
Não, não importa, não, o que Deus diz! "Importa fingir que Deus está do nosso lado e não do lado de lá, daqueles que são culpados, que erraram conosco!
Deus viu tudo!" E continuamos dizendo:"Deus é tão lindo!!!" E o pior; querem ver? Continuamos EXORTANDO todo mundo que  devemos ser tolerantesamáveiscompreensivos com a falha humana, bondosos, misericordiosos e cheios de compaixão! Ou seja: iguais  os  fariseus que  rejeitaram os ensinos de Jesus e o mataram!!!! Os quais o Mestre chamou de filhos do diabo (João 8 vers. 44). Eles pregavam a Lei, mas não a praticavam. Hipócritas!
Não deixam de afirmar que Amam a Deus! Muito!! Eis a questão: Amam ao Senhor, mas resistem a obedecer certos mandamentos DEle!! O   Espírito Santo enfatiza com mais veemência o dever de amar e perdoar nosso semelhante,  nas cartas do apóstolo João. Especialmente a primeira carta.
Alguns versículos são bastante duros como esse que diz que é um assassino quem odeia seu irmão:
"Quem odeia o seu irmão é assassino, e vocês sabem que nenhum assassino tem em si a vida eterna!!" Cap. 3 vers. 15. E ainda: "A diferença clara que existe entre os filhos de Deus e os filhos do Diabo é esta: quem não faz o que é correto ou não ama o seu irmão não é filho de Deus!!!" Cap. 3 vers. 10.
E mais esses:"
Quem diz que vive na luz e odeia o seu irmão está na escuridão até agora. Quem ama o seu irmão vive na luz, e não há nessa pessoa nada que leve alguém a pecar. Mas quem odeia o seu irmão está na escuridão, anda nela e não sabe para onde está indo pois a escuridão impede que a pessoa enxergue!" cap. 2 vers. 9 a 11. 
Ok, talvez alguns (ou quase todos!) de vocês estejam se perguntando: "como fazer então, se não foi mais possível continuar com aquelas amizades? Se realmente foram aquelas pessoas que me traíram, mentiram, enganaram...
Devo continuar amando-as?
 Isto é possível? Eles são muito maus!!" Amados de Deus, fiquem tranquilos. Imaginem se Deus não vê as maldades que nos fazem as pessoas más! Então, vamos para a Bíblia? "
O que eu digo é que vocês não devem ter nada a ver com ninguém que se diz irmão na fé, mas é imoral, ou avarento, ou adora ídolos, ou é bêbado, ou difamador, ou ladrão. Com gente assim vocês não devem nem comer uma refeição!!" Primeira carta aos Coríntios 5 vers. 11.   Todo aquele que ultrapassa a doutrina de Cristo e nela não permanece, não tem Deus; o que permanece na doutrina, esse tem assim o Pai, como o Filho. Se alguém vem ter convosco e não trás esta doutrina, não o recebais em casa, nem lhe deis as boas-vindas. Porquanto aquele que lhe dá boas-vindas faz-se cúmplice das suas obras más."  Segunda carta de João 2 vers.9 a 11.        "Há seis coisas que o Senhor odeia,
sete coisas que ele detesta: olhos altivos, língua mentirosa,
mãos que derramam sangue inocente, coração que traça planos perversos,
pés que se apressam para fazer o mal, a testemunha falsa que espalha mentiras
e aquele que provoca discórdia
entre irmãos!!"
 Prov. 6 vers. 16 a 19. Ora, amados de Deus, Se Nós Vemos Que Certas Pessoas Dizendo-se Amigos, Vivem Na Prática Dessas Coisas, Como Os Aceitaremos Como Amigos?? Os levaremos para dentro dos nossos lares? Participando da nossa intimidade e confiança?? Ora, é a Bíblia que está dizendo para que nós os mantenhamos longe de nós!! Querem mais um versículo sobre esse assunto?  

"Como é que a luz e a escuridão podem viver juntas? 15Como podem Cristo e o Diabo estar de acordo? O que é que um cristão e um descrente têm em comum?" Segunda carta aos Coríntios 6 vers.14 e 15.
Portanto, não é errado afastar-se das pessoas que se revelam maldosas, falsas e mentirosas! Ora, Jesus disse que até na igreja essas pessoas estariam! São chamadas de Joio por Ele. E no juízo serão deixadas para serem condenadas com o diabo. Porém, o que a Bíblia deixa bem claro, é que a raiva, o ódio, o ressentimento e o rancor, não pode fazer parte da Vida de um cristão em hipótese alguma! E que de modo algum o Senhor aceita que nós desejemos o mal para quem nos fez o mal!Vocês ouviram o que foi dito: “Ame os seus amigos e odeie os seus inimigos.”Mas eu lhes digo: amem os seus inimigos e orem pelos que perseguem vocês, para que vocês se tornem filhos do Pai de vocês, que está no céu. Porque ele faz com que o sol brilhe sobre os bons e sobre os maus e dá chuvas tanto para os que fazem o bem como para os que fazem o mal. Se vocês amam somente aqueles que os amam, por que esperam que Deus lhes dê alguma recompensa? Até os cobradores de impostos amam as pessoas que os amam! Se vocês falam somente com os seus amigos, o que é que estão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso! Portanto, sejam perfeitos, assim como é perfeito o Pai de vocês, que está no céu!!" Mateus 5 vers. 44 a 48. 
Que se foi preciso nos afastar de certas pessoas por causa de divergências ou decepções ou outros motivos, que esse afastamento não deixe raízes de amargura no coração! Se não for possível a reconciliação, algo que agrada demais ao Senhor,  e você já tentou ter paz com aquelas pessoas, mas foi realmente impossível ("
No que depender de vocês, façam todo o possível para viver em paz com todas as pessoas!!") Romanos 12 vers. 18., então ore, ore por aqueles ex-amigos abençoando-os! Não, você não é obrigado a se juntar com quem já demonstrou que não te quer bem! Tão somente faça uma análise criteriosa, correta e imparcial  de que o mal (o erro) veio da outra parte e não de você! Sem humildade, sinceridade e oração, você não vai conseguir fazer uma análise honesta. Pois muitas vezes nós é que erramos, com nossa intolerância, orgulho e arrogância, desejando impor aos nossos amigos nossos conceitos e opiniões. Que todos eles passem a gostar só do azul, senão sua amizade não vai me interessar mais! É petista? É ateu? É direitista? É Lulista? É comunista? É chato? Gosta de funk? Sertanejo? Só fala em Deus? Pois é. É fácil? Não!! Em resumo, há sim Necessidade de que haja afinidades num relacionamento para que esse dure muito tempo eliminando possibilidades de decepções  e rupturas. Mas ainda assim, ainda haverá diferenças! Por isso o Amado Senhor Jesus em tantas ocasiões enfatizou sobre o dever de amar e perdoar como neste vers. de Efésios 4 vers. 2.:"Sejam sempre humildes, bem-educados e pacientes, suportando uns aos outros com amor!!!!" Mas manter sujeiras no coração e Continuar gritando que ama a Deus, principalmente se quem errou feio foi você, é ficar gritando no deserto:Deus não tomará conhecimento, não, dos seus gritos. 'Esse povo me honra com seus lábios mas o seu coração está bem longe de Mim!!" Mateus 15 vers. 8.
Quanto aos que guardam mágoas e feridas profundas sem que consigam perdoar, saibam que só conseguimos perdoar se oramos persistentemente, diariamente, confessando à Deus primeiramente nossos pecados, depois agradecendo-O por seu perdão e em seguida dizendo a Ele que você Perdoa, SIM, todos os que lhe fizeram o mal, pois pra Receber o perdão de Deus, você primeiro tem que perdoar:
 
"Perdoa as nossas ofensas
como também nós perdoamos
as pessoas que nos ofenderam.Porque, se vocês perdoarem as pessoas que ofenderem vocês, o Pai de vocês, que está no céu, também perdoará vocês. Mas, se não perdoarem essas pessoas, o Pai de vocês também não perdoará as ofensas de vocês!!" Mateus 6 vers. 12 e 14. E  "Vocês são meus amigos se fazem o que eu mando!!" João 15 vers. 14   Ame, ame a Deus! E tenha paz no seu coração em relação a todos os seus semelhantes! Incluindo seus ex-amigos! Se sente carinho por eles, e se lembra de orar abençoando-os com sinceridade no coração, saiba que você os Perdoou!! Afinal, "duas pessoas poderão caminhar lado a lado se não tiverem de acordo?" Amós 3 vers. 3. 

Tenham um sábado a Abençoado!!
(Se não tiverem Raiva ou Ódio, será Abençoado!!)
 jairo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário