quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Quando Somos Levados Ao Deserto!

Meus Amados; 

 Eu creio, Amados, que há "dois desertos distintos". Um deles é o Senhor que nos leva para uma grande aprendizagem, uma escola de Deus. O outro é o deserto que Nós mesmos escolhemos entrar. Deus Não Tem Absolutamente Nada a Ver com isso. E se entramos porque quisemos, acredito que só sairemos quando, e Se, quisermos. Como assim?? Tá ficando doido, Jairo? Quem escolheria entrar e ficar num deserto? Há algo de bom nele? Não é lugar de "escorpiões, serpentes, sede, solidão, agonia, desespero, fome, calor extremo de dia e frio insuportável a noite?"
Sim, e tem gente, muita gente que, parecendo masoquistas, o Procuram. Quem são Esses? Os Rebeldes, meus Amados!! Os que Não Crescem! Os que, como diz Paulo na carta aos Coríntios, "precisam de leite" "Na Verdade, Amados, Não Pude Falar Com Vocês Como Falo  Com Pessoas Que Tem o Espírito Santo. Tive Que Falar Com Vocês Como Se Todos Vocês Fossem Pessoas Do Mundo, Carnais, Criancinhas Na Fé Cristã. Tive Que Alimentá-los Com Leite, Pois Vocês Não Estavam Prontos Para Suportar Comidas Fortes. E Ainda Não Estão Prontos. Há Entre Vocês Ciúmes e Brigas, Será Que Isto Não Prova Que Vocês Ainda Vivem Coo as Pessoas Desse Mundo?" Primeira Carta aos Coríntios 3 vers. 1 a 3. (Bíblia Nova Tradução Linguagem de Hoje.)   São adultos, mas Não Cresceram. Pouca Atenção Deram Aos Ensinos de Paulo Quando Ele Estava Presente Na Cidade de Corinto. Assim Que Ele Partiu Para Continuar Seu Ministério As Notícias Que Vinham Da Igreja Que Ele Fundou Eram as Piores Possíveis. Brigas, Ciúmes e Contendas Eram Corriqueiras Na Igreja. Geralmente Cristão Infantis Vão Parar No Deserto. Pois Erram Muito! As Consequências Vem, é Claro! Cristão Que Não Prestam Atenção Nas Palavras Que Exortam, Geralmente São Assim. Criancinhas. Tem Pavor De Exortações e Estudos Bíblicos! Por se aterem 24 horas ao dia  só nas passagens bíblicas em que estão as Promessas de Bênçãos (de preferência, financeiras), desprezando todos os demais textos (aproximadamente 95%) que tratam de deveres, normas, enfim, as duras exortações de Deus, essas pessoas caem na Tentação de acreditar que o caminho da Salvação É do Jeito que elas Querem e Não do Jeito de Deus! Aí se frustram, não vêem resultados nas suas crenças, ficam apáticas, arrasadas, perdem a Fé e fazem a festa no inferno. Ouviram líderes religiosos que nunca os corrigiram, nem ensinaram o caminho estreito, o peso da cruz, o Amar seus inimigos, o dar a outra face. Talvez tenham recebido um milhão de profecias e revelações vindas de "Deus" de que " Grandes Bênçãos estão à caminho pra Você"! E nunca vieram. Nem uma.
E então Entram  no deserto. Magoados Com Deus! Complicado. Coitados. Ou saem e se curvam diante do Trono do Altíssimo, reconhecendo que foram tolos, ingênuos, e recomeçam tudo de Novo, ou então, "boa estadia no deserto"!!! 
 E Há Aqueles Aos Quais Deus Os Conduzem Até O Deserto.
Sobre o deserto de Moisés :"Ouvindo o Faraó este caso, procurava matar a Moisés, e este fugiu para o deserto de Midiã e assentou se perto de um poço." Êxodo 2 vers. 15.
Sobre o deserto de Elias: "E ele foi para o deserto, caminho de um dia e veio e assentou se debaixo de um zimbro. E pediu em seu ânimo a morte dizendo: basta, Senhor, toma agora a minha vida pois não sou melhor que meus pais." Primeiro livro dos Reis  19 vers. 4.
Sobre o deserto de Paulo:  "Não voltei para Jerusalém para me encontrar com os que antes de Mim já eram apóstolos, mas parti para a Arábia... E passados três anos voltei para Jerusalém e fui ver a Pedro..." carta de Paulo aos Gálatas cap. 1 , vers. 17 e 18.
Três homens que Deixaram suas marcas na estória: Moisés, Elias e Paulo, este o maior evangelista do nosso tempo.
Três personalidades diferentes e uma mesma Fé! E Todos Eles Tiveram Seus Desertos. Paulo Aprendeu a Pregar No Deserto da Arábia. Três Anos de Experiências Naquele Lugar.  Moisés Fugiu Para Não Morrer Depois Que Seus Conterrâneos Descobriram Que Ele Matou Um Egípcio Que Maltratava à Eles Mesmos e Ficou Com Medo de Ser Denunciado à Faraó. Apartir Dessa Fuga Deus Começa a Traçar o Plano de Usá-lo Para Tirar Seu Povo da Escravidão.  E Elias, Num Momento de Estresse Depois de Ter Derrotado 450 profetas de Baal, Ouviu Que Jezzabel Não Descansaria Enquanto Não o Matasse e Angustiado, Perdeu a Fé e a Coragem, Fugindo Para o Deserto. Lá Teve Novas e Maravilhosas Experiências Com Deus!
Amigos, vejam que todos foram escolhidos à dedo pelo Senhor. Moisés como todo mundo sabe era hebreu educado pela filha de Faraó, nos luxos dos palácios, enquanto seus irmãos eram escravos no Egito. 
Vendo Moisés que até o faraó ficou sabendo teve medo e fugiu para o deserto. 40 anos depois, com mulher e filhos fôra apascentar o gado quando Deus lhe apareceu na sarsa que pegava fogo, mas não se consumia. Ali começou a estória impressionante na Vida desse homem. Deus o amava e o usou de forma milagrosa durante anos e anos. Tinha uma intimidade com Deus que me faz ficar assustado quando ouço um ou outro Cristão, dizer que Tbem tem intimidade com Deus! Talvez devessem ler todo o Êxodo primeiro para aprender o que é intimidade com Deus.. Mas geralmente estes nem lêem muito o Evangelho quanto mais o velho testamento. E esse homem sofreu e sofreu e sofreu. Como suportou? Nos 40 anos Passados no Deserto, Antes Da Missão Que Deus Tinha  Lhe Reservado Ele Aprendeu a Superar Adversidades.  Primeiro a Escola Do Deserto, Depois a Obra De Deus, Os Milagres, a Intimidade Com Deus, a Maturidade, a Sabedoria, a Fé Sobrenatural, a Confiança No Senhor, a Força e Paciência!
E Elias? Depois de ver Deus mandar fogo do Céu e consumir o holocausto coberto por água e matar os 450 profetas de baal à espada, ele ouviu uma ameaça da mulher do Rei Acabe, Jezabel, que o mataria no dia seguinte vingando a morte dos seus 450 profetas e Teve Medo. Primeiro Livro de Reis 19 vers. 2. Fugiu para o deserto. As vezes no nosso cansaço, nos desfalecemos e não percebemos as brechas abertas no mundo espiritual. O Medo é arma poderosa para paralisar o cristão. Medo e Fé são incompatíveis.
E por fim Paulo, que escreveu mais cartas no novo testamento do que todos os discípulos que andaram com Jesus. Arábia é um deserto. Para lá o Espírito Santo também o levou. Quando voltou para Jerusalém, começou a pregar Com Grande Poder, Unção e Autoridade. e ninguém o segurou mais. Três anos aprendendo na escola de Deus.
Que diríamos ainda do próprio Filho de Deus, Jesus? 40 dias e 40 noites no deserto. Em jejum. "E Jesus Foi Conduzido Pelo Espírito Santo Ao Deserto Para Ser Tentado Pelo Diabo!" Mateus 4 vers. 1.  O diabo Tenta De Várias Maneiras e Insistentemente  Convencê-LO a lhe Adorar e Servir. Muitas Promessas e Mentiras Depois Nos Ouvidos De Jesus, o Mestre o Repreende e o Expulsa, Finalmente, Sempre Usando a Palavra De Deus Para Vencer o Imundo. A Mesma Palavra Desprezada Até Hoje, (Falo De Uma Parcela Grande De Cristãos). Há outras passagens nos Evangelhos que mostram Jesus se retirando para o deserto afim de orar.
Amados, o Querido Espírito Santo me levou a meditar com vocês nesse tema hoje porque há muitos cristãos que estão passando por um deserto. Muitos estão chorando escondidos. As noites são solitárias. A insônia vem e demora pra ir embora. Ninguém Vê suas lágrimas, seus soluços.  Disfarçam a dor diante das pessoas, dos amigos, dos conhecidos O abatimento tira a Vontade de sair do quarto, de ver pessoas. A saúde começa a ficar debilitada. A Tristeza Tem Sido Uma Companhia Insistente e Indesejada. Está sedento. Pergunta a Si Mesmo: porque estou passando por isso? Que fiz de errado? Nos raros momentos que ainda Ora, pergunta pra Deus: quando terá fim essa agonia? O cansaço  e o desânimo te faz esquecer da Igreja. Não quer ver ninguém sorrindo enquanto Você está chorando. Longos silênciosNinguém pode  ajudar. As vezes insiste na Oração, porém só consegue chorar e soluçar. Nada dá Certo! O mundo parece que desabou. Onde está Deus? Sem respostas. O Vazio da Alma dói. Solidão que parece  não ter fim. Tanta coisa ruim acontecendo, planos e sonhos interrompidos. Vontade de gritar! DEUS, onde o Senhor está? Sem respostas.
"Definitivamente Deus Não se interessa mais por mim, não me vê mais.", pensa.
Parece que literalmente Você está enfrentando o sol escaldante de dia e o frio terrível das noites do deserto. E caminha até as forças se acabarem e começar a rastejar. Não vê saída, não vê um oásis sequer para saciar a sede.
Mas na verdade, Amigo/Amiga, se Você está num deserto é Porque Você foi Escolhido/a a dedo por Deus! Para uma Grande obra! Como esses três personagens tiveram o ensinamento de Deus no deserto para que depois (só depois) os usassem poderosamente, e  os seus nomes ficassem registrados na estória, Não Tenha Dúvida: Deus está te preparando para algo grandioso. Não pense, nunca, que Deus Usa pessoas despreparadas, imaturas, ingênuas, carnais. Moisés suportaria o deserto com aquela multidão tendo vivido no palácio o tempo todo?? Teria ele a intimidade aprendida com Deus no deserto? E Elias, que mesmo tendo fraquejado e desejado a morte, foi alimentado por um anjo no deserto. Comida mandada por Deus:"e olhou à sua cabeceira e estava um pão cozido sobre as brasas e um botija de água; e comeu e bebeu e tornou a deitar se. E o anjo do Senhor voltou outra vez, tocou nele e  disse lhe: levanta te, come, Porque é muito longo o seu Caminho!" primeiro a Reis cap 19 vers. 6 e 7. Você Não Vai Morrer Não, Meu/Minha Amado/a! Deus Está Te Ensinando! Os fiéis DEle, Aqueles que Ele Escolheu, São Provados ao Mesmo Tempo que Aprendem no Deserto dEle! Aprendem a Humildade, a Depender só dEle, a Confiar, a Esperar,  a Orar, a Fidelidade, a Encontrar forças na fraqueza, a Adorá-lO na adversidade, a Ouvir Sua Voz em Meio a Sequidão! No Silêncio do Deserto, VoSe Torna Sensível, Solidário, Humilde. E Cresce.  Deus Não vai entregar Algo na sua Mão para Assistir o Seu Fracasso. Ele Nos Conhece. Sabe Quando Estamos Prontos! O Deserto é Que Nos "Deixa Prontos"! Eu sempre quis trabalhar para o Senhor, mas eu tinha momentos em que quando a tempestade e as tentações vinham, eu parava tudo, suspendia minha comunhão com Deus. E você que já conhece um pouco da minha estória publicada aqui em 6 e 7 de fevereiro (Abusado, Rejeitado e Destruído?) há de concordar Comigo que tive que atravessar e suportar desertos terríveis! E só agora me sinto um pouco preparado  para  servir ao Senhor!   E Você que está aí nesse Deserto Sofrendo, Pensando Que Ele Está Distante, Indiferente... Não está não! Quando Você estiver pronto/pronta Você Verá Que Coisas Maravilhosas Acontecerão em Sua Vida! Ninguém Escreveu Palavras tão Lindas Como Paulo! Ninguém foi Tão usado por Deus quanto Ele! E ninguém foi até o terceiro Céu Além Dele! "Conheço um homem em Cristo que há catorze anos foi arrebatado até ao terceiro Céu. E sei que o tal foi arrebatado ao Paraíso e ouviu palavras inefáveis que ao homem não é lícito falar"!  segunda carta de Paulo aos Coríntios 12 vers. 2,3,4. Ele falava dele mesmo. Sua Humildade nunca o deixava querer "aparecer Demais"! Mas e os seus Desertos? Foram Terríveis!! E Suportou Pacientemente! Porque "Eu Sei Em Quem Eu Tenho Crido!!" Segunda Carta àTimóteo 3 vers. 16. escreveu ele.
Não desista! Caminhe mais um Pouco! Arraste, chore, grite, mas Não Desista! Facilite se aproximando mais e mais dEle em Adoração! Ainda que tenha dEle o Silêncio! Ele Está te ensinando! Não tem Prazer na Sua Dor! Mas lá na frente Você verá que se Não Fosse Esse deserto Você Não desfrutaria da intimidade verdadeira com o Senhor Deus de Moisés, de Elias e de Paulo!! Vai valer a Pena!  

Uma quinta-feira Abençoada pra Vocês. (Com ou sem deserto!)
jairo
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário