terça-feira, 1 de agosto de 2017

É no Tempo de Deus!! Não se apresse!





Amados de Deus;

"Amados, não ignoreis uma coisa:  para o Senhor um dia é como mil anos e mil anos como se fosse um dia!" Segunda carta de Pedro 3 vers. 8.


Nossa limitada capacidade de entendimento nos impede de compreendermos  o tempo de Deus.
Somos imediatistas por natureza. Queremos a solução, a resposta, 'para ontem'! Isso nos traz estresse  incredulidade e frustração!   "Essa resposta que não vem!! Estou cansado de tanto orar! Já jejuei, já chorei, já me ajoelhei por horas! E nada!!" Daí para a incredulidade é rapidinho. Vitória de satanás!! desgraça à vista! Inferno aplaudindo! Maldição no futuro! Um dos maiores exemplos que as sagradas Escrituras no dão está na caminhada do povo amado de deus pelo deserto com Moisés. Deus escutou o clamor deles escavizados pelos egppcios durante 430 anos e enfim chegou o dia de libertá-los para grande alegria deles. Porém, esqueceram de uma coisa: Nessa caminhada deus provaria a Fé deles. E logo na primeira provação foram reprovados! depois também na segunda e na terceira e na quarta e na décima! depois não tiveram mais chances! adeus Sonhos! adeus Liberdade! adeus Terra prometida! tudo por causa de atitudes como essas, vejam:

"O povo viu que Moisés estava demorando muito para descer do monte. Então eles se reuniram em volta de Arão e lhe disseram:
Não sabemos o que aconteceu com Moisés, aquele homem que nos tirou do Egito. Portanto, faça para nós deuses que vão à nossa frente.
Arão lhes disse:
— Tirem os brincos de ouro que as suas mulheres, os seus filhos e as suas filhas estão usando e tragam para mim.
Então os israelitas tiraram das orelhas os brincos de ouro e os trouxeram a Arão. Ele pegou os brincos, derreteu-os, derramou o ouro dentro de um molde e fez um bezerro de ouro. Então disseram:
— Povo de Israel, estes são os nossos deuses, que nos tiraram do Egito!
Arão construiu um altar diante do bezerro de ouro e anunciou ao povo:
— Amanhã haverá uma festa em honra de Deus, o Senhor.
No dia seguinte, de manhã cedo, eles trouxeram alguns animais para serem queimados como sacrifício e outros para serem comidos como ofertas de paz. Depois o povo sentou-se para comer e beber e se levantou para se divertir.
Então o Senhor Deus disse a Moisés:
Desça depressa porque o seu povo, o povo que você tirou do Egito, pecou e me rejeitou. Eles já deixaram o caminho que eu mandei que seguissem; fizeram um bezerro de ouro fundido, e o adoraram, e lhe ofereceram sacrifícios. Estão dizendo que estes são os deuses deles, os deuses que os tiraram do Egito. Eu conheço este povo e sei que é muito Rebelde!!

Êxodo 32 vers. 1 a 9. Não esperaram o tempo de Deus! Sabiam que Moisés estava na presença do Altíssimo recebendo as leis para eles mesmos serem abençoados! Quereiam que as coisas acontecesse no tempo deles!! E mais uma vez milhares deles foram castigados por causa dessa atitude, apesar de Moisés ter intercedido por eles. na verdade Deus queria que tudo terminasse ali com todos eles mortos, mas ouviu aoração de Moisés e não os matou! E tiveram nova chanche! E erraram de novo. desta vez pegaram em pedras para matar Moisés, calebe e Josué, os únicos que diziam para que eles confiassem e cressem no senhor! daí acabou as oportunidades! 40 anos dando voltas no deserto até que morressem um á um e assim, somente seus filhos é que entraram na terra prometida! ah, a nossa teimosia, a nossa incredulidade, a nossa impaciência!! Atrai desgraças!! Deus sai do Caminho e outro toma à frente, o diabo! O maior incentivador da incredulidade chama-se Diabo! Tá aí o mundinho sujo com suas desgraças na vida das populações por causa dele! Dão-lhe ouvidos!! Como disse o Senhor naquela época: "Conheço esse povo: São rebeldes!! teimosos!"    Nos dias atuais é mais comum encontrar cristãos que se frustram e se tornam incrédulos, porque muitos, -muitíssimos!!- estão recebendo apenas o ensinamento de uma parte das Escrituras. São aquelas belas passagens que falam das grandes bençãos e promessas de Deus para nós. E são muitas! Mas quase passa despercebida deles, a contrapartida. Os deveres, a prática essencial dos seus mandamentos, a fé, as provações, a espera, a   santidade, a obediência, enfim!!
E lá vem as promessas:"Deus fará! Deus te Dará! Deus Ouvirá! Deus já está determinando! Deus já Respondeu!!!" Conhecem aquela musiquinha insuportável -e mentirosa!-: "É só Vitória! É só Vitória!1 É só Vitória!!"?? Onde as Escrituras apoiam essa mentira?? Onde as Escrituras dizem que a nossa vida aqui É Só Vitória?? Temos, Vitória, Sim, mas em todo o tempo?? É o que diz a letra dessa música gospel! "Agora é Só Vitória!!" Nem a cantora acredita nisso, se é que ela conhece as Escrituras! Ora, vou dar ouvidos às Palavras do Senhor ou à essas bobagens?? O povo tem essa escolha! Mas duas coisas é fundamental também que seja ensinado à todo cristão. Primeiro: sem uma conversão verdadeira a Cristo, abandonando seus pecados e se tornando uma nova criatura, não há possibilidade de uma comunhão com Deus. "Eis que a mão do Senhor não está encolhida para que não possa salvar, nem os seus ouvidos agravados para que não possa ouvir; mas os vossos pecados fazem separação entre vós e o  vosso Deus!"  Isaías 59 vers. 1 e 2.  "Agrada-te do Senhor e Ele satisfará os desejos do vosso coração!" Salmo 37 vers. 4. Não adianta ficar esperando o tempo passar para obter a resposta de Deus se você não está em ´lena comunhão com Ele! Não pode haver rebeldia, pecados que você sabe que precisa abandoná-los, entre você e Deus!!
Segundo: O tempo da resposta de Deus não depende de nós! Isto é assunto de DELE! Ele tem o tempo determinado para todas as coisas, inclusive para nos responder! Pode ser já! Pode ser daqui há 20 anos! Em muitos casos vai demorar mesmo! Davi foi escolhido ainda adolescente, quase um menino. Foi até ungido pelo profeta Samuel enviado até a casa do seu pai que se assustou quando aquele caçula foi o escolhido, e não nenhum dos seus irmãos mais velhos e de melhor aparência. (Primeira carta de samuel 16 vers. 1 a 13.)
Até cumprir-se a promessa e ele reinar, passou-se  muitos anos! Deus o capacitou  primeiro!  E isto levou anos e muitas lutas, guerras e sofrimentos! José também foi,  semelhante a Davi, escolhido por Deus, ainda menino. Quem não conhece a história do bom, fiel, correto e sofrido José? Depois de 13 anos experimentando toda sorte de injustiças penando durante anos seguidos, se tornou o homem mais poderoso do poderoso Egito! Gênesis 37 vers. 2 e  cap. 41 vers. 46. Deus o capacitou primeiro! O Salmo 27, um dos mais lindos dentre todos, diz no seu último vers. "Espera no Senhor; anima-te!  E Ele fortalecerá o seu coração! Espera no Senhor!" Salmo 27 vers. 14.
Eis aí algo que ninguém gosta, amados de Deus: esperar! Talvez por isso mesmo os pregadores e outras lideranças prefiram a pregação do "Deus vai te atender ainda hoje!!!" e quando participa de todas as campanhas durante anos e vê que não há resposta alguma, todos os demônios vão lhe soprar aos ouvidos: 'Viu? Só você não recebeu!!' Pior: vão fazê-lo pensar que ele mesmo é o culpado! Que não tem fé! Que está em pecado! Que não foi perdoado! Ah,  amados de Deus, quantas vezes o que mais estamos precisando, não é aquilo que pedimos? Deus olha, ouve e diz: mas o que você mais precisa filho/a é de Mim!! Não de coisas!! A sua felicidade depende é de uma comunhão íntima comigo!! Vejam: "E quando vocês pedem e não recebem, é porque pedem com motivação errada, para esbanjar em vossos deleites!" Tiago 4 vers. 3. Nem  fazendo todas as campanhas em todas as igrejas de nossa cidade, nós receberemos o que estamos pedindo, quando pedimos errado! Outro obstáculo que nos impede de receber a resposta de Deus, ainda que passemos anos esperando, é esse conceito demoníaco comum hoje entre os cristãos (que não lêem a bíblia!!) de que nós merecemos por isso Deus tem que nos dar!! Maluquice total!! Coitados daqueles que tem esse tolo entendimento! Nos consideramos muito bonzinhos? Fazemos muitas obras de caridade? Somos obedientes a Deus em tudo? Inclusive nos dízimos e ofertas? Fazemos coisas justas? Isso é apenas obrigação de todo cristão! O que recebemos (e quando recebermos) é pela Graça!! (favor imerecido). Quando a resposta não vem os sábios vão refletir se não estão necessitando mesmo é de uma conversão genuína, pura e verdadeira!!  A nossa salvação e o nosso nome escrito no Livro da vida é prioridade para Deus!!!! Pensemos nisso com muito cuidado!  Naturalmente eu também não gosto de esperar!  Tenho esperado no Senhor para realizar o maior dos sonhos que é ir embora desse lugar onde vivo há 40 anos (S. J. Dos Campos-sp) -completados nessa semana, 27 de julho- suportando com uma certa ansiedade, se bem que hoje ela está sob meu domínio. E depois de orar por 5 anos, finalmente ainda nesse semestre, o sonho será realizado!!  E orando continuamente na expectativa que o tempo passe logo e eu possa ver o maravilhoso dia da minha partida chegar! Mais de 5 anos orando. Depois de conhecer pessoalmente um verdadeiro 'paraíso'  no sul do Ceará  (Santa Fé distrito de Crato) com seus coqueirais numa natureza exuberante, uma brisa que sopra 24 hs. ao dia, muita água de nascentes e um povo maravilhoso, é claro que o desejo era que minha mudança se realizasse ontem!! Porém, agora pude ver como Deus é perfeito e como tudo está dando certo, do jeito que sonhei! Certa vez, não suportando a ansiedade e o desejo de ir para aquele lugar se misturaram aos muitos problemas de famílias vividos na época e pedi demissão! Depois de 1 hora tive que pedir desculpas e explicar para o responsável pelo meu emprego que "fiz besteira" e não podia sair daquele emprego naquele momento, pois ainda não era o moimento certo! A demissão foi revista e tudo acabou bem! A ansiedade e a precipitação iriam me causar grande prejuízo!! deus teve misericórdia!  Tempo de Deus! Tudo teria dado errado dois anos atrás quando num ímpeto de precipitação, quase larguei trabalho e tudo o mais para me mudar para aquele lugar. Nós, cristãos, não podemos determinar o tempo por nossa própria conta! Não vai dar certo. Orar, acalmar nosso coração ansioso, e agradecer a Deus pelas bênçãos futuras, é o que fazem os cristãos (SÁBIOS!!) que são submissos ao Senhor de todo o coração!!
Sobretudo, sabemos que se o nosso pedido aos olhos de Deus é urgente, Ele fará imediatamente!!!
E aquele pedido especial, quando virá? Espera no senhor! Adorá-lo enquanto espera é demonstração de fé e confiança! Desconfiar do Senhor e do seu amor por nós é incredulidade! Veja o que as Escrituras falam sobre isso.
"Peça com fé, não duvidando; porque aquele que duvida é semelhante a onda do mar que é lançada pelo vento e lançada de uma para outra parte. Não pense o tal homem que receberá do Senhor alguma coisa!" Tiago 1 vers. 6 e 7.
Que essa reflexão nos leve a descansar e confiar que se Deus nos ama, e se nós o estamos amando praticando sua vontade, então no tempo perfeito dEle receberemos o que tanto desejamos!!!  Pois Ele é um Pai amoroso e cheio de compaixão por todos os seus filhos!!! 



""Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a sua vontade, Ele nos ouve. E se sabemos que Ele nos ouve em tudo que lhe pedimos, temos certeza de que receberemos o que temos pedido!!"" Primeira carta de João 5 vers. 14 e 15.

Uma quarta-feira abençoada pra vocês!
Jairo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário