segunda-feira, 20 de junho de 2016

Você Está Muito Estressado/a!!

Meus Amados; 

"Você Está Muito Estressado/a!!"
Você já ouviu essa frase dirigida a Você? Ainda Mais se For Numa Segunda-feira como Hoje! Parece Que Nesse Dia o Estresse Aumente!! Êta, Seres Humanos Complicados!!
Talvez num momento em que você se exaltou muito, ergueu muito a voz e até soltou um palavrão! Olhos arregalados, mãos trêmulas, decidiu falar umas verdades que há tempos estava guardando. Agora chegou a hora, afinal ninguém é de ferro. No fim, depois da discussão, Você vai culpar outras pessoas pelo fato de você ter perdido o controle. Ou os muitos problemas. Ou alguém de sua família. Talvez culpe até Deus. Haja justificativas! 
Ah, como é difícil a humildade!
Por isso poucos são verdadeiramente felizes. Sem humildade, chance zero de salvação, ou paz, ou felicidade.
Assumir que 'eu sou culpado',  é difícil mesmo. Não, não estou te acusando gratuitamente, não. Deus Não aceita que um ser humano pecador como eu, ou qualquer outro, acuse a alguém. Porém, temos que ter coragem e humildemente, olhar para dentro de nós e enxergarmos se o culpado de estar dominado pelo estresse não sou eu mesmo.
Sim, amados, é mais ou menos como aqueles doentes que precisam reconhecer sua enfermidade antes de tomar os remédios. Logo que Jesus subiu ao Pai no capítulo 1 de Atos, Pedro tendo sido cheio do poder de Deus depois da descida do Espírito Santo conforme Jesus prometeu que aconteceria, fez a sua primeira pregação que deixou uma multidão comovida e interessada na sua salvação. Um deles perguntou o que deveriam fazer para serem salvos e Pedro lhes respondeu que deveriam se arrepender de seus pecados e serem batizados em Nome de Jesus. E três mil almas aceitaram a Palavra e se arrependeram e foram batizados. Atos  2 vers. 37 a 41. Ora, para se arrepender é necessário olhar para dentro de si mesmo e reconhecer que tem alguma coisa errada e que precisa ser mudada. Ou, seja, um reconhecimento de que 'tenho errado até aqui', mas  Não Quero Errar Mais a partir de Agora. Assim Também é na Vida da pessoa que anda Muito Estressada. E onde ela está errando? Só ela sabe. Porém, Deus Nos deu sabedoria para perceber onde está o erro. O que a levou a esse estresse que a está prejudicando Tanto? O estresse não tratado e curado, pode se transformar numa depressão. Sem falar nas gastrites, úlceras e outros males. Quem já não ouviu falar na tal gastrite nervosa? O pior que os remédios não curam, visto que ela é de origem psicológica. Enquanto não atacar a causa, o problema persistirá. O reconhecimento de que Eu Tenho ao Menos Parte da Culpa é o Primeiro Passo Para a Solução do Problema.
Tudo começou com Preocupações e Ansiedade? 'Vamos atrás dos Motivos que me deixaram desse Jeito.'
Ninguém fica estressado sem que antes tenha se  envolvido por situações que muitas vezes, nem teve culpa alguma. Fatores alheios à sua vontade te deixaram desse jeito. Por exemplo? São muitos! Jesus disse que no mundo teríamos muitas aflições. "No Mundo Tereis Aflições, Mas Tenham Bom Ânimo!! Eu Venci o Mundo"!! Uma dessas aflições mexeu demais com suas emoções e você não teve forças para encarar e sair dela. Ou muitas aflições ao mesmo tempo. Quem pode suportar? Nos sentimos sobrecarregados e daí o nervosismo passa a ter domínio sobre nós. Descontamos nos outros. Magoamos pessoas que nada tem a ver com os nossos problemas. Afastamos pessoas de nosso convívio. Destruímos relacionamentos seja conjugal ou de amizades ou familiar. Semblante fechado, raiva e perda do controle passa a fazer parte do cotidiano. A Impaciência nos faz gritar com qualquer pessoa. Murmuração domina nossa boca. Xingamentos e ofensas também. Pecamos a cada três Palavras que falamos. Não bastasse essas características do/a estressado/a, ainda vem o fracasso espiritual. Desânimo com as coisas de Deus. "Igreja? Tô sem paciência pra ver a cara de fulano! Ceia? Pequei muito essa semana com a minha língua por causa de um infeliz que me irritou muito! Louvar a Deus? Como? Com TUDO Que estou enfrentando! Deixa as coisas melhorarem primeiro." Não vai melhorar. Afastar-se de Deus Só Vai fazer com que tudo piore.  Mas tomar uma decisão sensata estando estressado, é exigir demais.
Amados, não tenho a intenção de escrever aqui as razões que nos levam a ficar estressados pois como já escrevi acima, são infindáveis os motivos. A razão de ser desse texto é falar sobre o remédio. É fazer você parar e refletir por alguns minutos no Perigo enorme que está te cercando. É tentar acordar Você para que seus olhos se abram e Você enxergue os prejuízos que está causando  a si mesmo/a. E principalmente Tentar Te Convencer a Buscar o Remédio! Que é Gratuito. Tudo Que Você Tem a fazer é reconhecer sua Necessidade de mudança urgente olhando para dentro de si e descobrir que Só Você Pode Mudar Essa Situação! Ou daqui há pouco a situação pode se tornar irreversível! Hospitais no nosso país estão a beira da falência. Mais fácil sair de lá pior, se encontrar vaga. Se sair vivo.
Remédios de 'tarja preta' ou controlados, pode te viciar. Sem falar no afastamento da escola/faculdade, cônjuge (se ele/ela ainda não te abandonou!), filhos, enfim por todos os ângulos que se olhe, só se vê prejuízos! E olhe que não estou falando dos alimentos que uns deixam de comer trazendo-lhe sérios prejuízos e outros comem dez vezes mais trazendo-lhe igualmente sérios prejuízos.
"Maria assentou-se aos Pés de Jesus. Todavia Marta se aproximando disse ao Mestre: Diga a ela que me ajude. Não vês que estou servindo sozinha? Jesus lhe respondeu: Marta, Marta... Estás Preocupada Com Tantas Coisas e UMA SÓ É NECESSÁRIA e Maria Escolheu a Melhor Parte. E De Maneira Alguma Lhe Será Tirada!" Lucas 10 vers. 38 a 42.
Duas irmãs recebem a visita do Mestre Jesus em casa. Marta escolhe  fazer os trabalhos domésticos diante da visita. Maria Escolheu ficar sentada ouvindo as palavras que o Mestre lhe falava. Marta, estressada, interrompe as palavras do Salvador e Filho de Deus e reclama com Ele que ela Não é obrigada a trabalhar sozinha!  E Jesus, delicadamente, a repreende e mostra-lhe que Quem Tomou a Decisão correta foi sua Irmã!
Dá então para concluir que se Marta estivesse Mais interessada nas Coisas Espirituais ela certamente Não estaria tão estressada! A diferença entre as duas é evidente. Está na hora -ou melhor, passou da hora- de Você Ouvir/Meditar Mais na Palavra de Deus! Ela Cura, Acalma e  Desperta-nos Para Aquilo Que realmente importa:as Coisas Espirituais! Essa Foi a Escolha de Maria!!
"Não Andeis Ansiosos Pela Vossa Vida... acaso vós podeis acrescentar uns anos a mais à vossa vida?. O vosso Pai Que Está no Céu Sabe do Que Vós Necessitais" Assim começam as Palavras de Jesus em Mateus 6 vers.   E termina dizendo:"Buscai Em Primeiro Lugar o Meu Reino e a Minha Justiça e as Demais Coisas Lhes Serão Acrescentadas"! Vers. 33.  Onde você parou? Cadê a Comunhão com o Senhor capaz de impedir que os estresses da Vida nos atinja?
"Lançando Sobre Ele Toda a Vossa Ansiedade Porque Ele Tem Cuidado de Vós!"  primeira carta de Pedro 5  vers. 7.
E por último Jesus nos faz este maravilhoso Convite: "Vinde a Mim Todos Vós Que Estais Cansados e Sobrecarregados e Eu Vos ALIVIAREI!" Mateus 11 vers. 28.
E aí? Você Tem IDO à ELE? Fala Sério!! Em hipótese alguma um filho/a de Deus chega num estágio de estresse a ponto de Perder o controle da sua língua e de Seus gestos, estando em Comunhão com o Pai! Ora, o Espírito Santo que mora em Nós Nos Acalma e Consola! Um Cristão Sincero (não religioso!) Não fica um Dia sequer sem falar com o Pai (você que tem outras religiões que te ensinaram Rezas e Orações repetitivas, entendam que estou falando de diálogo com o Pai e que antes de iniciar seu ensino sobre o 'Pai Nosso', Jesus disse taxativo, que quando orássemos  Não era pra ficarmos repetindo palavras que já havíamos dito! Mateus 6 vers. 7 ). Essa Comunhão espontânea, sincera, baseada na Fé, em que louvamos seu Nome, pensamos Coisas boas, suplicamos Sua Ajuda, oramos Continuamente, agradecemos antecipadamente pela 'Resposta que já está vindo '  Demonstrando Fé e Confiança É Que Impede o Estresse de nos dominar! O Cristão que Ama ao Senhor Não olha as circunstâncias! Olha o Seu Amor! Que porcaria de Cristianismo é Esse de Estar em Comunhão com o Pai Somente Quando se tem Dinheiro Sobrando, Fartura na despensa, Muita Carne da Friboi na geladeira pro churrasco de domingo, seu timão (que horror!!!) ganhando o campeonato e Tudo indo de bom a ótimo? Daí aparecem os problemas, provações, circunstâncias desfavoráveis e então fica  Estressadinho/a??  Vai Resolver tomando a Atitude dos Tolos??   Adeus Fé, Adeus Jesus, Adeus Oração, Adeus Adoração? Cuidado! O Inferno é Que Pode Estar Lhe abrindo as portas!! Volta Correndo Para o Primeiro Amor!!! Volte a Louvar, Orar, Ir à Igreja, Meditar nas Escrituras, Dar Graças a Deus!! Volta Correndo Para os Momentos Quando Você Falava Com o Senhor Com Muito Amor!Volta Arrependido/a  Quebrantando/a, Reconhecendo Que Você Fracassou! Lembre-se Que O Senhor Continua Te Amando e Está Esperando que Você Volte a "Ter Juízo!!!" Renda-se à Ele!! Peça Para o Querido e Doce Espírito Santo Entrar Novamente No Seu Coração e Te Acalmar!! Não Se Esqueça: Não Foi o Senhor Que Te Deixou! A Vontade DEle É Te Abençoar e Te Ajudar!!! Pois Seu Amor Dura Eternamente!! 

"Sem Mim Nada Podeis Fazer!" João 15 vers. 5b.

Uma Segunda-feira Abençoada (Sem Estresse!!) Pra Vocês!
jairo.

2 comentários: