domingo, 15 de janeiro de 2017

O Presídio, O Donizete, Deus e o Pavor.

1-Interior Da Cela Com Amigos e o Donizete, Atrás No Centro. 2- Companheiros De Cela do Donizete, Que Sempre Oravam Comigo. A Criança No Colo Do Donizete Era a Filhinha Do Dois, Falecida Ao Completar 1 Ano. 3- Pátio Do Presídio De Segurança Máxima De Tremembé-SP e Amigos Que Foram Comigo Numa Visita. 4- Dia Do Casamento Dele e Andréa, Grande Amiga, e Sua Mãe, Companheira de Muitas Viagens Até o Presídio.
Amados De Deus; 

Deus Pode Nos Enviar Para Um Lugar Que Nos Causa Pavor? Pode! Entretanto, Ele Vai Junto e Isto Basta Para Que o Pavor Inicial Se Transforme Em Algo Normal. Até o Ano de 1.992 Eu Tinha Tanto Pavor De Presídios Que Não Assistia a Nenhum Filme Relacionado à Prisões. Eu Os Considerava Como Filmes De Terror. Desempregado, Recém Reconciliado Com Deus, e O Senhor Me Manda Ir Justamente a Esse Lugar Que Me Dava Calafrios! Era Como Ter Que Visitar Um Cemitério, Outro Lugar Insuportável Pra Mim. E Ir Visitar Um Detento Que Eu Não Conhecia. O Irmão Dele, Que Se Converteu Em Minha Casa Onde Fazíamos Culto Todos As Noites Convidando Dependentes Químicos e Quem Mais Desejasse Comparecer, (Ver Texto "A Casa Dos Maconheiros e Prostitutos", Publicado Em 17 De Dezembro Passado) Me Mostrou Uma Carta De Seu Irmão Detido Havia Poucos Anos e Enquanto Lia Aquela Carta Tive Um Pranto Estranho, Incontido, Doloroso, Inexplicável. Foi Muito Difícil Parar Aquele Choro Que Assustou As Pessoas Presentes. Nunca Havia Sentido Aquilo. Daí Veio a Revelação De Deus Para Ir Visitá-lo e Evangelizá-lo. Porque Eu? Nunca Saberei. E Fui Junto Com a Mãe Dele, Mulher Admirável e Querida!! Três Horas e Três Ônibus Depois Chegamos No Presídio De Segurança Máxima De Tremembé, SP. No Meio Do Nada, à Beira Da Estrada. Eu Tremia. A Revista Íntima, Um Tanto Humilhante, Pela Maneira Rude Dos Agentes Penitenciários Nos Mandando Tirar Toda a Roupa e Eu Meio Perdido e Com Vergonha Não Sabia Que Tinha De Tirar a Cueca Também. Ainda Mais Junto Das Mais De 8 Pessoas Numa Sala Apertada. E Ainda Nos Mandavam Agachar e Levantar Duas Ou Três Vezes. Nus. Mexiam e Remexiam Em Toda a Alimentação Que Levamos. Depois De Atravessar Vários Portões e De Esperar Horas, Chegamos à Ala Onde o Donizete Estava. Entramos No Pátio Onde 200 Detentos Estavam Soltos, Uns Com Visitas Outros Solitários. Entramos Na Cela Limpa e Organizada. O Moço Donizete Me Deixou Assustado e Espantado. Sua Doçura, Gentileza, Educação e Inteligência Eram Incomuns! Seus Companheiros Também Educados e Gentis Me Deixaram Com Outra Impressão Sobre Os Detentos. Pedi-lhes Se Permitiam Que Eu Fizesse Uma Oração De Mãos Dadas Com Os Seis Ou Sete Companheiros De Cela Daquele Amável Moço. Eles De Cabeça Baixa Aceitaram De Boa Vontade! Mal Conseguia Orar. Chorava, Sem Entender Aquela Estranha Sensibilidade. Saímos Às 16:00 Horas, Depois De  Ficarmos o Dia Todo Com Eles. No Início Muitos Amigos Quiseram Me Acompanhar Ao Presídio (Conforme Foto Acima). Mas Durou Pouco. Pouco Depois Eu Estava Sempre Indo Sozinho! Me Sentia Quase Abandonado, Porém a Mãe Querida Do Donizete Se Tornou Uma Companheira Quase Constante!!  Ali Nascia Um Amor Maravilhoso Por Aquele Moço Que Se Tornaria Um Dos Amigos Mais Abençoados Que Já Tive. O Espírito Santo Me Deixou Convicto De Que Aquela Era Só a Primeira Das Centenas De Visitas Que Por Três Anos Ainda Faria Aquele Lugar. Saí Dali Junto Com a Mãe Dele e Assim Que Os Portões Pesados Se Fecharam Minha Alma Começou a Chorar. Por Incrível Que Possa Parecer, Eu Não Queria Ir Embora Daquele Lugar! Explicar Isto? Tem Jeito Não. Fui Embora Chorando, Com Vergonha, Mas o Que Fazer? Era Mais Forte Do Que Eu, o Bobão Chorão. Nunca Fui Desrespeitado Nesse Presídio. Sempre Bem Recebido Por Todos. Quisera Ser Tratado Fora Daquele Ambiente Aqui Fora Também! Mas Seria Querer Demais Dessa Cidade!  Dois Meses Depois, Fiz o Convite Para o Donizete Se Ele Queria Entregar Sua Vida Para Jesus Cristo, Tornando-se Assim Um Convertido, Disposto a Viver Uma Nova Vida! Ele, Agradecido, Gentilmente Disse NÃO! Explicou-me Que Aquele Ambiente Respeitador e Aparentemente Tranquilo, Era Só Aparência. No Dia à Dia, A Rotina Dos 850 Detentos Era Perigosa e Tensa. (Certa Vez Houve Uma Rebelião Que Durou Uma Semana Com Reféns, (visitantes) e Estupros Coletivos Aos Estupradores e Demais Presos Jurados De Morte Que Tiveram Sua Ala Invadida Pelos Presos Mais Violentos. Houve Duas Ou Três Mortes. Os Reféns Nada Sofreram, Pelo Contrário, Sempre Muito Respeitados.)   E Os Cristãos Convertidos Eram Muito Humilhados. Ele Não Aguentaria, Resumiu Ele. Nunca Fui De Insistir Para Que Alguém Se Convertesse. Nunca Concordei Com Essas Insistências Que Já Presenciei Por Aí. Sei Que Esse Trabalho De CONVENCIMENTO VEM SOMENTE DO ESPÍRITO SANTO!! "O Espírito Santo Virá e Convencerá o Mundo Do Pecado, Da Justiça e Do Juízo"!! João 16 Vers. 8.  Voltei Pra Casa Aceitando Seu Pedido Para Que Eu NÃO Retornasse Mais a Àquele Lugar Pois Eu Era Legal Demais, Aquele Ambiente Não Era Pra Mim, Eu Não Era Nem Parente e Nem Amigo Dele, e "ALÉM DO MAIS, ELE NÃO IRIA SE CONVERTER MESMO!" Disse-me Ele. Voltei Pra Casa Com Uma Tristeza Que Doía o Coração e Acreditando Que "DEUS NUNCA ME MANDOU IR a Àquele Presídio". Mas Deus Mandou Que Eu Voltasse e De Novo, Com Amor e Paciência Falasse  Com o Maravilhoso Donizete! "Segurei Nas Mãos Dele, Olhei Nos Seus Olhos e Trêmulo Lhe Disse Que JESUS ME MANDOU LHE FALAR MAIS UMA VEZ! Que Eu o Amava e Que Esse Amor De Irmão Era Puro, Inocente, Sem Interesses, e Que Não Conseguia Ter Paz Sabendo Que Ele  Precisava De Jesus Acima De Qualquer Outra Necessidade, Era Um Escolhido De Deus, Que Jesus Me Mandou Ali Exclusivamente Por Causa DELE!! Que JESUS Mandou Lhe Dizer Que Ele ERA MUITO AMADO, Muito Amado POR ELE!! Lágrimas Correram Sem Parar Nos Olhos Dele e Nos Meus. Estávamos Sozinhos Na Cela. Nos Abraçamos e Choramos Juntos! E Ele Disse "SIM, EU QUERO JESUS!! SIM, EU QUERO UMA NOVA VIDA! SIM, EU QUERO ME CONVERTER!! Eu Não Aguento Mais Sofrer e Ser Escravizado Pelos Vícios e Pelo Mal!!" Ele Foi TOCADO Pelo Amado Espírito Santo!! Não Por Mim, Pobre Pecador!!   Orei Assim Que Ele, Ajoelhado Fez a Confissão De Fé! Glórias à Deus!! Glórias a Deus!! Dalí Em Diante Era Visível o Brilho Do Espírito Santo No Seu Rosto!!  E Nunca Mais Nos Separamos!   Eu Já Tinha Conhecido Sua Futura Esposa, Andréa, Uma Moça Maravilhosa Dona De Uma Personalidade Firme e Determinada a Encarar As Dificuldades Desta Vida Sem JAMAIS Reclamar Ou Murmurar Ou Desistir. Ela Vai Ler Esse Texto Hoje e Talvez Se Emocione e Chore Como Estou Chorando Agora. Mas Ela é Forte. E Sabe Que a AMO!! Muito!! Fui Padrinho Do Casamento Deles Dentro Do Presídio.  O Pai Da Andréa Também Detido Na Mesma Cela Em Que o Donizete Estava, Adquiriu a Liberdade Primeiro. Assim Que o Donizete Foi Solto Três Anos Depois, Ele e  a Andrea Passaram a Frequentar a Igreja Que Eu Frequentava e Foram Batizados.  Meses Depois Ele Se Tornou Professor Das Crianças Na Escolinha Dominical! Era Muito Amado Por Elas!!   Moravam Nos Fundos Da Casa Dos Pais Dele. Quase Toda a Sua Família Se Converteu à Cristo. Sua Casa Simples Se Tornou o Meu  Lugar Preferido Pra Visitar.
Era Recebido Sempre Com AMOR e RESPEITO!
Nós Três Tornamo-nos Inseparáveis!
Em 2004 Falei Dele Para Meu Patrão Que o Admitiu Para Trabalhar Comigo. Aos 37 Anos Tinha o Primeiro Registro Na Carteira Profissional. Uma Grande Alegria! Trinta Dias Depois Ele Adoece Com Pneumonia. Se Descuida, Piora e Morre!!! Oh, Meu Deus!!! Meu Deus!!!  Nosso Amigo Pastor Verton Que Sempre Esteve Junto De Nós Em Momentos Difíceis, Inclusive Visitando-o Também No Presídio,  e Testemunhando Tudo o Que o Senhor Fez Em Sua Vida, Sobre Seu Passado Também Desabonador E Hoje Homem Vitorioso Em Todos Os Sentidos Por Causa De Jesus Cristo, Foi Ao  Hospital Visitá-lo e Orar Por Ele. O Último Pedido Dele Foi Para Que o Grande Amigo Verton, Não Orasse Para Sua Cura. Queria Partir Com o Senhor! Tinha Receio De Que Um Dia Pudesse Cair Em Tentação e Perdesse a Tão Preciosa Salvação! E ""Partiu"", Uma Hora Depois Da Visita Do Amado Amigo Verton!! Meu Deus!!
Tinha Perdido Meu Pai Havia 9 Anos Antes e Agora o Amigo Mais Querido Também Se Foi!! A Dor Era Inexplicável! Não o Vi No Velório Assim Como Não Quis Ver Meu Amado Pai Também. Preferi Guardar Em Minha Memória  Os Seus Sorrisos Quando Estavam Vivos! Depois De Uns Dias Inconformado e Chorando Muito, Uma Voz Me Disse Claramente Num Dia Em Que Acordei Angustiado: "CHORE POR AQUELES QUE ESTÃO SE PERDENDO! NÃO CHORE MAIS POR AQUELES QUE ESTÃO COMIGO!!!!" Glórias a Deus!! Raramente Voltei a Sentir Aquela Dor Intensa Novamente!.
Porque Este Texto Sobre Este Assunto? Porque Vejo Pessoas Condenando TODOS Os Detentos Dos Presídios Do País Nessa Onda De Assassinatos Brutais Com Esquartejamento, Decapitação e Corações Arrancados. Eu Não Concordo. Pois Sei Que No Meio Desses Seres Filhos Do Diabo Pode Haver Um Filho De Deus, Uma Jóia Rara, Um Escolhido De Deus Como Foi o Amado, Inesquecível e Grande Amigo DONIZETE!!!

"Este Texto Foi Publicado Com a Autorização Da Andréia, Cuja amizade Me Honra Até Hoje. Reconstruiu Sua Vida e Hoje Tem Ao Seu Lado Um Bom Moço, Meu Xará. Tenho a Alegria de Recebê-los De Vez Em Quando em Minha Casa. Guerreira, Ela Possui Duas  Qualidades, Entre Outras,  Raras Em Muita Gente: Humildade e Sabedoria e Cuidado Com As Palavras e Prudência!! Eu a Tenho Como Uma Das Minhas Maiores Amigas!!Há Uma  Confiança Mútua Entre Nós!! Obrigado Andréa!!"
"E Dada a Ordem, Com a Voz Do Arcanjo e o Ressoar Da Trombeta De Deus, o Próprio Senhor Descerá Dos Céus, Os Mortos Ressuscitarão Primeiro e Depois Nós Os Que Estivermos Vivos Seremos Arrebatados Juntamente Com Eles Nas Nuvens, e Estaremos Para Sempre Com o Senhor!!" Primeira Carta Aos Tessalonicenses 4 Vers. 16 e 17.
 "...Estive Preso e Não Foste Me Visitar!" Mateus 25 Vers. 42.

"Sede Misericordiosos Como é Misericordioso o Vosso Pai Que Está Nos Céus!" Lucas 6 Vers. 36.
 
Tenham Um Abençoado Domingo.
jairo.

4 comentários:

  1. Meu Deus, tive o privilégio de conviver com esse moço. Professor de crianças e humilde servo do Senhor! Que honra! Que emoção pude sentir agora!!

    ResponderExcluir
  2. Salete Amiga Abençoada! Eu Tbem Senti Muita Emoção!! Nós o Amávamos, Não é? Que Bom Que Vc o Admirava Tbém!! Aliás, Todos Que o Conheceram o Amavam!! Saudaddes!!! Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Tudo muito verdadeiro, me veio a lembrança parece que foi ontem ,quando te conheci no pupto da daquela igreja pregando e testemunhando sobre o que Deus estava fazendo através de sua vida lá no presídio com Donizete e de imediato senti vontade de te ajudar e visitar o presídio pensei que não ia conseguir,lembranças ruins, medo, pavor ,angústia, lágrimas mais logo Deus deu graça, voltar no presídio ??? sim Deus disse no meu coração vai com o Jairo e fala daquilo que eu fiz contigo.... Glória a Deus pois o Jairo disse tudo ...que Deus seja sempre contigo Jairo e continue te usando em nome de Jesus obrigado por me deixar fazer parte da sua história com Deus te amo muito você é muito especial parabéns.....

    ResponderExcluir
  4. Verton, Amigo Mais Abençoado! Suas Palavras Me Emocionaram!! Que Bom Que o Donizete Pode Ouvir Seu Impressionante Testemunho! Foi Fundamental Para Que Ele Sentisse Força e Tivesse Fé!! Obrigado Por Tudo Q Você é a esposa Querida Fizeram Por Ele!! O Senhor Retribua a Vcs Todo o Amor e Carinho Por Mim!! Eu Os Amo!! Ainda Bem Que Vamos Ser Vizinhos Na "Terra Prometida" Ainda Nesse Ano!!

    ResponderExcluir