terça-feira, 11 de abril de 2017

E no fim, ao olhar para trás, o que verei?





Amados De Deus;

É bastante comum ouvir as pessoas dizerem:"Como o tempo está passando rapidamente!"
É verdade. Como pode ser isso? Lembro-me de detalhes de coisas que me aconteceram quando eu tinha 6 ou 7 anos. Ou seja, a estória que vivi há 55 anos. Só que parece que foi ontem. Olho para trás e vejo todas as minhas atitudes. As Escrituras falam sobre o tempo que dura uma vida. "A vida do homem é como a relva. Ele floresce como a flor do campo, que se vai quando o vento sopra, e nem sabe mais o lugar que ocupava!" Salmo 103 vers. 15 e 16. 
E durante nossa curta jornada aqui temos duas opções de escolhas para que na nossa velhice, possamos olhar para trás e não sentirmos vergonha, frustração ou arrependimento.
Difícil, claro, afinal que nunca errou no passado? Mas na verdade não falo da possibilidade de olharmos para o passado e enxergar uma pessoa que fez tudo perfeitinho! Ora, isso não existe. Porém, falo da possibilidade de não sentirmos muita vergonha de tudo que fizemos porque fizemos muita coisa boa também.
A primeira opção que temos enquanto estamos vivos é escolher todos os dias fazer somente coisas  boas. Isto exige prudência, renúncia, sabedoria, vigilância constante. Difícil, portanto. Mas possível para uma parcela da  sociedade que é extremamente sábia e não quer prejuízos para si mesmo na colheita lá na frente.
A outra opção é fazer como aquela letra da música do cantor carioca Zeca Pagodinho:'Deixe a Vida Me Levar'. Como se isto fosse possível. Ora, essa, a vida exige que você tome decisões diariamente sejam elas benéficas ou não. Mas talvez o que esse cantor quis dizer foi"Não se preocupe com nada! E faça tudo o que tiver vontade, pois a vida é curta!" Nunca analisei toda  a letra  e sim apenas o refrão. Essa segunda opção é um risco. Você pode acertar ou não, porém, o mais provável é que cometa muitos erros no curso da sua existência vivendo assim. Isto se analisarmos a situação à luz das Bíblia. Vejam:"Porque Ele morreu para que aqueles que vivem não vivam mais para si mesmos mas vivam para AquEle que por eles morreu e ressuscitou!"Segunda carta aos Coríntios 5 vers. 15.
Isto é válido apenas para aqueles que se dizem cristãos, claro.
Certamente estes que escolhem viver do jeito que Deus quer,  terão muito mais  acertos do que  erros, quando na sua velhice refletirem em tudo o que fizeram. E a maneira  de se viver do jeito que Deus quer, está descrita na Bíblia. Ela é o Manual dos Cristãos que levam Deus à sério.
O Espírito Santo os guiam, os ensinam a viver até o fim.
Mais ou menos o que Paulo diz sobre "Andai em Espírito e não Satisfareis a vontade da vossa carne!"Gálatas 6 vers. 16.
O mesmo amado discípulo​ de Cristo, Paulo, ainda escreveu esse impactante vers. "Vocês estavam mortos em seus delitos e pecados, nos quais costumavam viver seguindo a ordem desse mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora opera nos que vivem na desobediência!!" Efésios 2 vers. 1 e 2.  
Eis aí, amados de Deus, os dois caminhos que os seres humanos tem como opção de vida. As colheitas virão pois isto é inevitável. "Não se engane, de Deus não se zomba: Tudo que o homem semear, ele vai colher!" Gálatas 6 vers. 7.
Nossa vida aqui é uma semeadura diariamente. Todos semeiam. Palavras, atitudes, reações, enfim, enquanto vivos, semeamos. Lá na frente, cabelos brancos, pele enrugada, cansados, andando devagar, olharemos para trás e veremos os resultados das sementes que escolhemos semear. Nosso coração poderá então se alegrar muito e em nosso pensamento diremos para nós mesmos: Valeu as escolhas que fiz! Valeu o esforço, o cuidado, a renúncia, a obediência, o ouvir a voz do Espírito Santo! Sentirá paz no seu coração e na sua alma! Por outro lado, poderá também chorar. De arrependimento, remorso, vergonha. Que importa? De qualquer jeito vai olhar para trás e não verá fruto algum mesmo. Vida fútil, vazia, onde não vê nada de bom, de positivo, proveitoso que fez. Tarde demais! Angústia e tormento poderão invadir sua alma. Não se interessou pelos talentos que Deus lhe deu! Desperdiçou-os vivendo só para si. Não refletia, não quis enxergar que Jesus nos chamou para darmos frutos! "Meu Pai é glorificado se vocês derem muitos frutos, e assim sereis meus discípulos!" João 15 vers. 8. Eu penso no meu pai quando analiso esse texto. Desde criança tudo o que vi do meu pai até aos 69 anos quando o Senhor o levou, só vi sementes boas plantadas por ele. Por isso ele teve aquele sonho maravilhoso na véspera de sua morte relatada no texto "E Deus levou meu pai. Devo lamentar?" publicado em 13 de abril de 2016.
Quanto à mim, olho para o meu passado e sinto muita vergonha. Porém, alcancei Graça do Senhor, me arrependi e estou tentando dar algum fruto, semeiando as sementes do Espírito Santo. Difícil? Sim. Mas as sementes que eu plantei no passado, tão fáceis, me trouxeram muita dor. Vale semear na luta, pois Jesus está comigo e a vitória da colheita é certa. Encerro com este maravilhoso vers. escrito por Paulo que errou no passado também quando perseguia, torturava e prendia os seguidores de Jesus, quando era um religioso fanático, até que se converteu naquele impressionante encontro com Jesus em Atos 9. No fim de sua missão aqui ele escreveu:"Combati o bom combate, acabei a carreira e  guardei a fé!! Desde agora me está guardada a coroa da justiça que me dará o Senhor naquele dia! E não somente a mim, mas a todos que amaram a Sua Vinda!" Segunda carta a Timóteo 4 vers. 7.
Paulo olhava para trás e tinha convicção de que a coroa lhe seria entregue pelo Justo Senhor porque Deus se agradou de seus Frutos!
E nós?? No fim, quando olharmos para trás, o que veremos? Frutos que nos farão herdar a coroa de justiça, como aquela que Paulo receberá? Ou simplesmente vamos lamentar tardiamente?
 
Tenham Uma Abençoada Terça-feira!
jairo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário