sábado, 1 de abril de 2017

Posso Todas As Coisas NaquEle Que Me Fortalece!



Amados de Deus;

Quando Paulo, o querido apóstolo que mais trabalhou para o crescimento do evangelho de Cristo, deu essa declaração, possivelmente ele nunca imaginaria que essa palavra frase faria tanto sucesso! Principalmente entre os jovens. Entretanto se todo mundo que ama essa frase não fosse preguiçoso e estudasse o contexto do capítulo inteiro, teriam mais cuidado quando decidissem fazer dela a sua frase preferida da Bíblia! Bastava que estudassem apenas uns poucos versículos antes dessa frase. Vejam:"Sei o que é passar necessidade e o que é ter fartura; Aprendi a viver contente em toda e qualquer circunstância, ou bem alimentado ou com fome, tendo muito ou passando necessidade. Tudo Posso naquEle..." Filipenses 4 vers. 18 e 19.
Por Isso quando ouço alguém batendo no peito dizendo:"Posso todas as coisas...", fico com dó. Não podem tudo, não. Possivelmente, amados de Deus, muitíssimos desses que já utilizaram dessa frase bonita 'pra ficar bem na fita', já negaram a fé por que não puderam nada! Ah, se conhecessem um pouquinho da estória de Paulo! Ah, se estudassem suas cartas dramáticas além do livro de Atos no qual se pode ver um pouco do seu sofrimento! Assustador! As duas cartas escritas por ele aos Coríntios são dramáticas! Aguentar o que esse amado apóstolo aguentou é coisa para poucos. Pouquíssimos!! Eu nunca teria coragem de afirmar que 'eu posso todas as coisas...' Posso não!!! Sei que Deus, conhecedor da fraqueza e limitação de cada um de nós, não nos deixa suportar um fardo/tentação/luta que não podemos suportar!
Entretanto para evitar dúvidas sobre um possível exagero que eu possa estar cometendo sobre o que Paulo enfrentou, vejam vocês mesmos parte do que ele aguentou:"Como servos de Deus recomendamo-nos de todas as formas: Em muita perseverança; em muito  sofrimentos, tristeza e privações; em açoites, prisões e tumultos; em trabalhos árduos, noites sem dormir e jejuns; em pureza, conhecimento , bondade e paciência; no amor sincero e no Espírito Santo; na palavra da verdade e no poder de Deus; com as armas da justiça no ataque ou na defesa; por honra e por desonra; por difamação e por boa fama; tidos como enganadores e sendo verdadeiros; como desconhecidos mas sendo bem conhecidos; como morrendo mas eis que vivemos; espancados mas não mortos; entristecidos mas sempre alegres; pobres, mas enriquecendo à muitos; nada tendo mas possuindo tudo." Segunda carta aos Coríntios 6 vers. 5 a 10.   "Trabalhei muito mais, fui encarcerado mais vezes, exposto à morte repetidas  vezes, fui açoitado mais severamente. Recebi dos judeus 5 vezes, 39 açoites. Três vezes fui açoitado com varas, uma vez apedrejado, três vezes sofri naufrágios, passei um dia e uma noite exposto a fúria do mar. Enfrentei perigos nos rios, perigos de assaltantes, perigos dos meus compatriotas, perigos dos gentios, perigos na cidade, no deserto, no mar, e perigos dos falsos irmãos. Trabalhei incansavelmente. Passei fome e sede, muitas vezes em jejum, suportei frio e nudez. Além disso enfrento diariamente  uma pressão interior que é a minha preocupação com as igrejas!" Segunda carta aos Coríntios 11 vers. 23 a 28.  Hã??? Ainda há alguém que acabou de ler Tudo Isso e Continua Dizendo:Posso Todas As Coisas?? Não, não acredito que haja.
Pois é. O escolhido de Cristo  conforme Jesus declarou em Atos 9 vers. 15. pôde suportar Todas as Coisas! Ora, Deus conhece os seres humanos e sabe quem permanecerá fiel  Independentemente das circunstâncias!!!  Não foi assim com Jó? O Senhor aceitou o desafio de satanás de que se Ele deixasse o diabo tocar em tudo que Jó possuía incluindo a sua saúde, ele amaldiçoaria a Deus! Perdeu! Jó manteve-se íntegro e fiel!!
Entre as coisas que mais tem derrubado os cristãos, estão aqueles que Adoram Ficar Gritando Pra Todo Mundo Que:"Deus é lindo!!!" "Não Abandono Deus por nada!!!" "Jamais deixarei de louvar à Deus!!" "Deus é maravilhoso!!!" "Eu amo ao Senhor​!!" Mentiram! Descaradamente mentiram! Assim que tiveram de enfrentar uma tentaçãozinha, recuaram, se acovardaram. Já no comecinho do deserto fizeram igualzinho aquele povo que Moisés guiou pelo deserto do Sinai. "Deus nos tirou do Egito pra morrermos neste deserto!" (Números 21 vers. 5.) "Cadê Deus?" "Tenho 'dado' o dízimo, ofertas, oro constantemente, jejuo, ajudo os pobres, não falto às reuniões da igreja, visto-me decentemente, não faço nada de errado e 'mesmo assim' Deus Me Deixa Passar Por Isso??" E por aí vai!!
Blasfêmias vem aos mesmos lábios de muitos infelizes que diziam "Deus é Lindo!!" Geralmente estes são aqueles que sempre se sentiram como se fossem Super Crentes! Se possuem algum Dom Espiritual aí a arrogância será maior ainda! Línguas estranhas? Dom de profecia? Cargo na Igreja? Conseguiu finalmente um cargo que lhe dá o direito de ficar sentado lá em cima no púlpito olhando o povão lá embaixo? "Ah, agora ninguém me derruba", dizem essas pobres criaturas. Nunca entendi, nunca entenderei esse estranho desejo de brigar por cargos na igreja, desejando loucamente Aparecer!! Vaidade maligna! Buscando honra!! Vergonha! Contraria tudo aquilo que o Todo Poderoso ensinou! Aquele Que veio Servir! Aquele que foi servo até a morte! Estes que amam aplausos e parecer que são de aço, costumam ser os primeiros a cair! Coitados! Pois não há super cristão. O que há são pessoas que lutam dia à dia para suportar tudo o que vem pela frente! Suas armaduras são aquelas que Paulo descreveu em Efésios 6. "Escudo da fé, Espada do Espírito, Capacete da Salvação, Couraça da Justiça ..." E no final desse espetacular capítulo Paulo diz:
"Orando em todo o tempo com toda a oração e súplicas e vigiando nisto com toda perseverança, por todos os santos!" vers. 16. Posso Todas as Coisas?? Com lágrimas, com dores, com suor, com jejum, com muita oração, com muita humildade, com muita perseverança, com muita humilhação, com muitas lágrimas, com muita renúncia, com muita esperança, com muita meditação na palavra de Deus, com muita seriedade, com muita vigilância! É isto que fez Paulo!! Assim foi sua vida! Teve arrogância Não!! Quantas e quantas vezes ele confessou suas fraquezas!! Romanos 7 vers. 18 ele diz: "Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne, pois o bem que quero fazer, não o faço!" No entanto ele sempre vencia!
Os fracos cristãos que colocam em prática especialmente este conselho de Paulo escrito aos Efésios 6, Suportarão Muito! Se Suportarão Tudo, Só Deus Sabe! O caminho para suportar tudo talvez seja o da Humildade! Do reconhecimento de que somos pó, carne e fracos! Que nossa Força Vem do Senhor! Que se desviarmos os olhos do Evangelho de Jesus, estaremos à um passo do abismo! Enquanto estivermos olhando para o Autor e Consumador da Nossa Fé, (hebreus 12 vers. 2) Poderemos Muito!! Mas sejamos humildes! Afinal, não existem  muitos Paulos por aí, não! Pelo contrário!!  Mas estejamos contentes em apenas fazer tudo que Deus nos chamou para fazer! Cada um com seu talento! Cada um com seu dom! Sabendo sempre que:" A Nossa Força Vem Do Senhor", Não De Nós!! Salmo 28 vers. 7.
.
Um Abençoado Domingo Pra Vocês!

Jairo.

2 comentários:

  1. Bom dia. Gostei muito da sua reflexão. Mais tenho uma dúvida: eu sou frequênte na minha paróquia, participo do ministério da liturgia e núcleo do grupo de oração renovação carismática católica.. eu faço um trabalho com famílias vê criança da vila. Tive um encontro com Jesus hab10 anos e hoje tenho esse encontro diária. A pergunta é: sou divorciada e moro com outra pessoa há 22 anos.. preciso urgente comungar. Porque a igreja me proibe? É tem mais se eu comungar será um encontro pessoal só eu e ele! E já falei pra ele me julgar como ele quiser..mais eu necessito de ter mais essa intimidade com ele. Me responde!

    ResponderExcluir
  2. Minha querida Amiga, em primeiro lugar vc é muito Amada do Senhor. São poucas as pessoas que tem esse desejo lindo, sincero e verdadeiro de servir ao Bondoso Senhor. Porém, eu tenho que respeitar sua decisão de estar numa igreja que tem seus dogmas e regras. Se eles te proíbem de comungar, nada posso dizer sobre isso sob risco de estar me metendo numa religião que não é a minha. Tenho amigos, muitos católicos e evito me envolver. O que posso dizer é o que a Bíblia diz, pois o Blog é para Isso, e dessa maneira não me acovardo nem temo nada. E segundo a Bíblia, ninguém pode ser impedido de Tornar o vinho (sangue) e comer do pão (carne) de Jesus. Sobre ser divorciada, converse com seus líderes da igreja é com seu companheiro sobre legalizar essa situação. Basta irem ao cartório! Tão simples! Daí em diante não sei se sua religião permitirá que vcs comunguem. A maioria das igrejas evangélicas concordariam, creio eu. Lembre-se que Apesar de td Jesus ama vc e seu amado companheiro. Misericórdia mora no coração de Deus! Os religiosos é que complicam. Lembre-se que foram religiosos que mataram Jesus. Leia são João Capítulo 6 sobre a Ceia e veja também Primeira carta de São Paulo aos Coríntios capítulo 11 Sobre esse assunto. Parece-me que o único impedimento é estar com a consciência pesada por estar em pecado, ou seja desobedecendo os mandamentos de Deus. No seu caso talvez seja o fato de que o matrimônio de vcs não foi efetivado. Só isso. Na igreja evangélica exige-se que sejamos batizados nas águas por imersão depois de adultos como Jesus fez e ensinou. Veja também Atos capítulo 2 vers. 38 em diante que diz assim:"Que faremos irmãos? Respondeu Pedro: Arrependei-vos e sejam cada um batizados para perdão dos seus pecados e recebereis o Dom do Espírito Santo..." Enfim, minha amiga, saiba que mais do que trabalhar na obra de Deus, numa Igreja, mais importante para Deus é vc estar Feliz é em Obediência à ELE naquilo que Ele quer. E Afoi Ele quem disse lá em João Capítulo 6: Àquele que come da minha Carne e bebe do meu sangue Eu permaneço nele e ele em Mim!!" Lute, lute por praticar essa Ordenança!! É sério isso!! Lembre-se que não é a Religião que salva e sim uma comunhão indivídual com Cristo!! Ore e o Espírito Santo vai te orientar!! Mas sinta-se amada por Ele!! Ore, ore pedindo orientação. Perdoe se não ajudei muito! O Senhor, o Todo Poderoso te abençoe Sempre!! Leia outras textos do Blog e que eles possam te ajudar. Obrigado.

    ResponderExcluir