terça-feira, 19 de abril de 2016

Eu Disse Adeus!! (Quando Descobrimos Que Nossa Felicidade Depende De "Ter Que Dizer Adeus"!)

Meus Amigos Queridos; 

Difícil dizer 'Adeus'.  Esta Palavra tem o sentido de Tristeza. Lembra Separações. Lembra Distância. Não é pronunciada sem que haja Dor. Fica Sempre um rastro de lágrimas nas Pessoas que se utilizam dessa Palavra. As vezes ela vem sem que Nós a esperamos! Como na 'partida' de alguém a quem nós amamos e que nos  deixa para morar no Céu. Há muitas formas de despedidas, muitas motivações. Porém uma coisa é certa: Nunca trás Alegria. Algumas são mais Dolorosas. Quando a separação é irreversível, a dor será uma companheira teimosa nunca desejando ir embora. Pode ser até que a saúde seja abalada. Vem acompanhada de humilhação se for entre um casal que até há pouco juravam Amor eterno e de repente o Amor Eterno de um deles se Acaba. Um sai sorrindo. A outra (ou o outro) sai chorando. E Mais trágico é quando o Adeus faz com que os mais fracos se matem. Ou matem a quem lhes disse Adeus. Aliás, que frequência maldita isto vem ocorrendo!
Já me disseram Adeus e a dor experimentada foi de arrebentar o Coração. Destrói. Parabéns pra vocês que Nunca experimentaram uma Dor acompanhada de rejeição, humilhação, desespero, ciúmes, desejo de morrer...
Enfim, Amigos, essa palavra é mais poderosa do que imaginamos.  Ela constrói muros da separação. Provoca ódio, ressentimento, desejo de vingança ou simplesmente faz com que a pessoa rejeitada definha lentamente atormentada pela saudade e inconformismo.
E reerguer-se, se colocar de pé novamente, reagir, sair dos 'escombros' é dificílimo! As feridas não deixam. A prostração não deixa. O vazio que invade a alma não deixa. Porque Não há mais vontade de Viver. Sim, a Palavra 'Adeus' é perigosa! Sempre vai haver mais feridos nessa história e poucos vencedores. 
Mas tem  casos em que se pode  dizer Adeus sem que haja feridos, traumas, tragédias e afins? Pode-se usar essa 'perigosa' Palavra para construir e não destruir? Para, por exemplo, Agradar a Deus?
Sim!! E  o Adeus  sobre o qual quero lhes falar hoje Não tem nada a ver com a palavra triste e perigosa. Muito pelo contrário! Esse 'Adeus' liberta, faz viver, aproxima-nos de Deus, traz paz, alegria e Salvação!
Vamos ver um texto baseado no assunto? Porém, tenham paciência pois o texto é longo, mas ele é muito importante!
"Portanto se já ressuscitastes com Cristo, Buscai as Coisas que são de cima onde Cristo está assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas que são de cima e  Não nas que são da terra. Porque já estais mortos e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.
Mortificai pois os vossos membros que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza,  o apetite desordenado, a vil concupiscência, a avareza que é  idolatria; pelas quais coisas vêm a Ira de Deus Sobre Os filhos da Desobediência.
Nos quais também em outro tempo andastes quando vivieis nelas. Mas agora despojai-vos de tudo; da Ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. Não mintais uns aos outros. Revesti-vos como eleitos de Deus, santos, e amados, de Misericórdia, de Benignidade, de Humildade, de Mansidão e Longanimidade. Perdoando-vos uns aos outros.
E  sobre Tudo Isso Revesti-vos de Amor Que é o Vínculo da Perfeição. A Palavra de Cristo Esteja abundantemente em vós em Toda a Sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros com salmos, hinos e cânticos espirituais"!!! Carta de Paulo aos colossenses cap. 3 vers. 1,2,3,5 a 10, 12 a 16.
Amados, vêm que texto interessante? A exortação de Paulo para que nós busquemos,  as coisas de Cima nos leva a refletir quais têm sido nossas prioridades, nossas buscas, nossos objetivos e nossos planos nos dias atuais.
Raramente ouvimos um estudo ou uma pregação sobre esse texto, na verdade ao longo de tantos anos frequentando Igrejas, jamais ouvi. No entanto, esse texto é da maior importância, pois mostra o que deve ser prioridade para nossa vida cristã. Naturalmente que os fervorosos adeptos da teologia da prosperidade Não devem nunca pregar em cima desse texto. Mas não vou discutir sobre isso pois o tema aqui é a Palavra Adeus.
As palavras escritas pelo amado Paulo nesta carta aos cristãos da cidade de Colossos me levaram a fazer uma escolha que tem mudado a minha vida há pouco tempo.
A escolha de Dizer Adeus Para as Coisas Terrenas. Isto me fez encontrar uma paz, tranquilidade, descanso e alegria até então desconhecidos em minha atribulada e complicada vida. Precisava compartilhar com vocês Amados do Senhor, pois Está dando tão Certo Pra Mim que Não é justo deixar de dar a "receita" para todos os meus amados e fiéis leitores. Então comecei a dizer Adeus. Primeiramente à minha vontade. Os constantes pedidos feitos à Deus em oração sobre meu desesperado desejo de me mudar dessa cidade onde vivo há quase 40 anos e iniciar nova vida na pequena e simpática Crato, sul do Ceará, lugar que apelidei de "Terra Prometida", foi deixando de ser prioridade. Não, não desisti de ir embora, mas na minha lista de pedidos ao Senhor, esse pedido, quando me recordo, está em último lugar. Pois compreendi que se eu Não desse Adeus às minhas prioridades, mentia então quando orava : "Deus faça com a Minha Vida tudo o que o Senhor quiser!"
É uma contradição entregar a minha vida a Deus e continuar decidindo o que fazer dela. Servo fiel deixa nas Mãos do Seu Senhor a direção de Sua vida. E  descansei. Adeus preocupações com datas, com futuros acontecimentos, com meu dia a dia. Há uma canção muito linda, versão do original em inglês, que se chama "Tudo Entregarei". Eu Já entreguei!
Disse Adeus Também ao meu 'Eu'. O 'Eu' que resistia ao Perdão; resistia em abandonar ao sexo Ilícito até há poucos anos dizendo a mim mesmo que era impossível viver sem orgasmos. Disse Adeus às mentiras do meu 'Eu' que queria se distrair com futilidades evitando assumir compromissos com Deus. Quando minha irmã Querida Elaine veio me falar de um Blog para que meus textos que iam apenas para os poucos contatos pudessem ser conhecidos através da internet, eu me estremeci. O meu 'Eu' dizia da minha limitação, da ausência de diplomas de cursos bíblicos e mesmo do medo de desistir, de recuar ainda no início. E lá se vão 107 textos publicados. Todos inéditos. Um a cada dia. Tive que dizer Não para tantas coisas e abrir mão de outras.
Disse Adeus para os desejos da minha 'carne'. E Sim Para o Jejum quase que diário. Sim  para as orações de todas as madrugadas. Sim para uma nova vida de consagração exclusivamente ao Senhor.
Adeus a falta de compreensão dos defeitos alheios. Adeus às críticas e intolerância à maneira que os outros escolheram para viver. Adeus às intromissões na vida alheia. Adeus a ociosidade, procurando preencher meu tempo com coisas úteis e que agradam ao Senhor. Adeus às práticas dos tantos Pecados que me separavam de Deus.  Porém,  Não há Adeus para aqueles que estão atolados em práticas pecaminosas. São amados do Senhor apesar da separação causada pelo fator 'Pecado'. Todavia o Senhor é longânimo e paciente com os pecadores. Eu disse Adeus Também às vozes que me criticam com interesse gratuito apenas em ferir; disse Adeus ao sofrimento que me causavam os que me rejeitam  ainda hoje. Eu conheço AqueLe que me Ama! E isto basta! Disse Adeus à desconfiança de que Deus Não Tem o Melhor pra minha Vida. E de que esse  Melhor é Ele Quem escolhe e define. Eu disse Adeus para as Coisas que meus olhos viam e Que entristeciam ao Espírito Santo. Para as coisas que minha língua falava e que afastava de minha presença o Senhor.   Eu disse Adeus para todas as coisas desse mundo que me atraiam muito. "Não Ameis o mundo nem as coisas que no mundo existem. Se alguém ama esse mundo, o Amor do Pai Não Está nele"! Primeira carta de João cap. 2 vers. 15. Acima de Tudo, eu Disse Adeus à qualquer coisa que possa me separar de DEUS! Longe dEle Não há Mais Paz, nem há Essa Alegria, nem  há satisfação, nem há motivos para viver! Sim, Amado Meus, as vezes dizer Adeus, é a Melhor Atitude Que tomamos em nossa Vida! O Adeus, pode trazer Jesus para bem Perto da gente!  O Adeus Pode afastar Todo Mal de nossa Vida! O Adeus Pode Fazer Com Que a gente comece a Viver de Verdade! Por isso, quando você Achar Necessário, Não tenha Medo de dizer também, Adeus!!
Eu disse Adeus, por que olhei para aquela Cruz e Vi Quanto Amor Teve por Mim AquEle que disse Adeus ao Paraíso para Morrer por Mim. Eu disse Adeus porque o Pai também disse Adeus ao Filho quando o enviou para aquela Cruz. Eu disse Adeus porque Nunca Fui Tão Amado!!! Está valendo a Pena ainda hoje Dizer Adeus!! Adeus ao Mundo!! Sim, Para Jesus! 

""Pois todo aquele que quiser salvar a sua Vida, vai perdê-la ( dizendo Adeus), mas aquele que perder a sua Vida por Amar a Mim e ao Evangelho, Esse Vai Se Salvar. Pois de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro  (Deixar de dizer Adeus) e Perder a Sua Alma?"" Marcos cap. 8 vers. 35 e 36. 

Tenham todos vocês uma terça-feira Abençoada!
jairo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário