quarta-feira, 20 de julho de 2016

Abraão e o Sacrifício de Seu Único Filho. (Que Fé É Essa??)

Amados; 

"E depois dessas coisas, Deus Provou a Abraão e disse-lhe: Abraão! E ele respondeu: Eis-me Aqui.
Toma o Teu Filho, o Teu Único Filho, Isaque,  a Quem Amas, Vai à Terra de Moriá e Oferece -o Ali, Em Holocausto Sobre Uma Das Montanhas, Que Te Mostrarei
." Gênesis 22 vers.1 e 2. 

Teriam Sidos Esses Os Momentos Mais Difíceis Da Vida de Abraão?? Alguns Podem responder que não, que Abraão tinha uma Fé tão grande que Já Sabia que Deus Nunca Permitiria que ele Imolasse de verdade o seu único e amado filho. Será? Você arriscaria Obedecendo a Deus, em silêncio, como  Abraão fez? Inclusive amarrando o menino por cima das lenhas? Ouviria os gritos e soluços do menino enquanto o amarrava e Daria  Continuidade à Essa Situação, Certo de Que Deus Interromperia Aquele Ato? Perguntas complicadas de responder.
Nunca saberei o que se passou na cabeça desse Homem, Um Gigante na Fé!
Outro  momento em que Abraão  mostra a Deus que Ele Era Diferente daquela Geração Que Se Corrompia Sobre a Terra (Sodoma, Gomorra e outras cidades menores estavam nessa época Praticando dia e noite o que eles Mais Amavam: o Pecado! Ló, sobrinho de Abraão morava em Sodoma). Foi quando Deus Lhe Ordenou:" Sai da Tua Terra, da Tua Parentela, da Casa do Teu Pai e Dirige-te Para Uma Terra Que Lhe Mostrarei."! Gênesis 12 vers. 1. Como? Aos 70 anos, com Sara sua mulher também idosa com 60 anos, estando bem estabelecidos na rica Cidade de Ur, tendo conquistado Tudo Que Sonhou Nessa cidade (menos filhos, mas essa é outra estória) e agora Deus Lhe manda que seu sossego seja interrompido e o manda arrumar a mudança e ir "Não-Sei-Pra-Onde??"  Sem Nenhuma explicação? Sem antecipar-lhe contando ao menos um pouco sobre o Plano Maravilhoso Preparado para Ele, Como Por Exemplo o nascimento de seu filho aos 90 anos e de Sara, que apesar de Ser estéril, daria luz aos 80 anos?
Não, nada de  explicações e satisfações. O lugar para onde Ele iria nada tinha a ver com a riqueza, beleza e progresso de Ur. A Palestina  era uma terra ainda selvagem. Abraão teria que conquistá-la. O Que Estava Por Trás do Chamado de Abraão Por Deus? Porque Deus Quis Tirá-lo do Seu conforto fazendo-o peregrinar por quase 1000 km até Chegar no Lugar escolhido por Deus? Porque Tirar Abraão do meio dos parentes e da casa do seu Pai? (Na verdade, Abraão levou seu pai que se chamava Tera, junto com eles, pois era já velho). Na Verdade Deus Queria Abençoar a Abraão. Queria  Realizar Seus Sonhos e os de Sua Mulher, Mas Para Isso Era Preciso Que Abraão Demonstrasse Obediência Todas as vezes em que Deus Lhe desse uma ordem.  Como Abraão Tinha Uma Abençoada Esposa Submissa e Obediente, Ele Não Teve Problemas Em Continuar Sendo Um Exemplo de Fidelidade e Fé em Deus. (Eu Quis, de Propósito, Falar Um Pouco Mais Desse Homem Abençoado, Pois Sua Estória Não se  Resume ao Sacrifício de Seu Único Filho.) 
Voltemos a Isaque.
Deus Cumpriu Tudo o Que Prometeu a Abraão. Ali estava o Filho Prometido na Sua Velhice Causando Grande Espanto à Todos Os Que Tomaram Conhecimento do Milagre. Abraão Foi, Depois de Noé, o Único Que Agradou a Deus. Recusando-se a Adorar Os Ídolos, Um Costume Que Todos Tinham Na Sua Época, Chamou a Atenção de Deus. Mesmo depois do dilúvio que matou todo o ser vivente sobre a terra, restando apenas 8 pessoas (Noé e família), a Maldade voltava a Dominar Sobre os corações e mentes dos seres humanos das gerações posteriores. (Nos Meus Textos Sempre Destaco Essa Maldade Contrariando os Pobres Otimistas Que Por Seu Lado, Contrariam as Escrituras! Precisam Conhecer a Bíblia. Especialmente a segunda carta à  Timóteo cap. 3.) Ele se destacava por sua Fidelidade ao Deus Invisível e Sacrificava Somente a Ele! A Tristeza do Senhor iniciada lá no Éden com suas duas primeiras criaturas que obedeceram ao diabo na primeira oportunidade que tiveram, se transformou em grande alegria Quando Viu a Fé, o Amor, a Fidelidade e a Obediência Cega de Abraão Por Ele! Porquê Deus Precisava De Mais Uma Prova Da Fidelidade e Amor de Abraão? Amados, Precisamos Entender Algo Que é de Suma Importância Para Todos Os Filhos De Deus: Nunca Teremos Respostas à Todas As  Questões Bíblicas As Quais Não Nos Foram Reveladas!!! Ficar questionando, buscando respostas que não existem, não Nos levará a Lugar Algum. Demonstra vaidade querendo demonstrar uma Sabedoria e Capacidade que na Verdade NÃO Possui. Sejamos Humildes e Aceitemos a Soberania daquEle Que Tem o Direito de Revelar ou Não Assuntos do Seu Reino.
A Caminhada do Pai e do Filho pequeno até o Monte Moriá, durou três dias. Em determinado momento Isaque perguntou: "Meu Pai!! Sim, Meu Filho!! Continuou falando Isaque: Temos a Lenha e o Fogo. Mas Cadê o Cordeiro Para o Holocausto? Deus Proverá, Filho!" Gênesis 22 vers. 7.  Podemos imaginar a Dor Desse Pai? Querem Uma Prova, Para contrariar aqueles que Pensam que Abraão Sabia Que Deus Iria Impedi-lo de Matar seu Próprio Filho? "Chegaram ao lugar designado. Abraão edificou ali um Altar e sobre colocou a Lenha e Amarrou Seu Filho Sobre Ela. ESTENDENDO A MÃO PEGOU O CUTELO (Grande Faca) PARA MATAR O MENINO!!" Gênesis 22 vers. 9 e 10.  Só Poderíamos Chegar a Uma Conclusão Honesta Se Conseguíssemos Nos Colocar No Lugar Daquele Pai. Como Não é Possível, cada um  Tire suas próprias conclusões. Eu, prefiro acreditar que ainda que Abraão Morresse de Dor por Ter Que Imolar Seu Filho Amado partindo-o em pedaços, de Fato Ele Obedeceria Ao Mandado do Senhor Até o Fim! Essa Fé Não Se Explica!!  Quantos Dos Seres Humanos No Lugar de Abraão Seguiria Até O Fim Com Aquele Menino Chorando Deitado Sobre a Lenha Que Se Transformaria Numa Fogueira Dali Há Pouco? Hã? Você? Eu?
E Ele Foi Aprovado!! Ficou Conhecido No Mundo Todo, Respeitado Por Todos e Pelas Três Maiores Religiões do Mundo (Judaísmo, Islamismo e Cristianismo) e Deus Ainda o Chamou de Pai da Fé e Amigo de Deus! "Ora, Não Foi Nosso Pai Na Fé, Justificado  Por Obras, Quando Ofereceu o Seu Próprio Filho, Isaque,  Sobre o Altar?" Tiago 2 vers. 21. 
"Assim, dizem as Escrituras Sagradas: Abraão Creu em Deus e Por Isso Deus o Aceitou. E Abraão Foi Chamado AMIGO  de DEUS!! Tiago 2 vers. 23.
Quem não gostaria de Ser  Amigo de Deus?  Estamos Prontos Para, Primeiro, Sermos Provados? No Passado Eu Não Acreditava em Provações. Era um tempo em que assistia pregações de certos líderes de uma  denominação conhecida por ter um partido político e que prega a riqueza aqui na terra e, sem meias palavras, eles repudiavam veementemente esse negócio de Provações. Mas quando fui estudar as Escrituras Vi a Realidade das Provações  praticamente em todas as Escrituras.  Deus nos Prova Sim. Porém, sempre visando Nosso Bem, Sempre Com Um Propósito. A recompensa daquele que é provado e que a suporta com Fé e Obediência Aos Preceitos Divinos, Virá, não tenha dúvidas. Alguns Homens de Deus Suportaram Tantas Provações no Antigo e no Novo Testamento Que Certamente  Cristãos Hoje em Dia, Não Suportariam. Destaco Moisés, José, Jó, e Paulo no Novo Testamento. Além de Abraão.
Entretanto, Devemos saber Que Deus Nunca Vai Permitir Que Sejamos Provados Além do Nosso Limite. Mas Que Seremos Provados, Não Tenha dúvidas. Que Possamos Ser Aprovados! Que Deus Ache Em Nós Tamanha Fé Que Ele se Surpreenda Trazendo Alegria Ao Seu Coração! AquEle Que Não Deixou Que Abraão Matasse Seu Único Filho em Holocausto, Deu-nos o Seu Único Filho, Para Que Fosse Morto Por Amor à Nós! Não Foi Possível Evitar a Morte do Filho do Seu Amor. Mas Evitou a Morte Do  Filho de Seu Servo Abraão! Que Deus de Amor É Esse??  É Um Deus Digno de Nossa Fé! De Nossa Gratidão! De Nosso Amor Sacrificial! De Nosso Louvor e de Nossa Obediência!!
Imitemos Abraão! Imitemos Sua Fé e Confiança em Deus!! Certamente Ele Verá Nossa Fé e Sinceridade no Amor Ao Seu Nome! E Assim Como Jesus Disse Aos Seus Discípulos no Capítulo 15 de João:"NÃO Vos Chamo de Servos, Pois o Servo Não Sabe o Que Faz o Seu Senhor. Mas Eu Vos Tenho Chamado de Amigos, pois Tudo o Que Ouvi de Meu Pai, Tenho Revelado Para Vocês!" vers. 15.
Deus Deseja Ser Nosso Amigo Íntimo Também!! Depende Só de Nós! Dá Nossa Fé! Dá Fé de Abraão!  Abraão Fez Uma Escolha Pessoal, Livre, Consciente, de Crer, Crer e Crer. Sem Questionamentos, Sem Reservas, Sem Duvidar! Um Homem Comum Atraiu a Atenção de Deus! Porque Quis! Nós Também Podemos Escrever o Nosso Nome Na Estória, Não Para Trazer Glória Para Nós, e Sim Para Mostrar Ao Mundo Que Somos Diferentes!  Assim Como Abraão Foi! Sua Fé Mostrou Ao Mundo Inteiro Que o Ser Humano Pode Amar a Deus Sobre Todas as Coisas, Como Nos Ordena o Senhor no Primeiro Mandamento! Abraão, Jó, Moisés, Paulo, (E Muitos Outros!) Cumpriam Esse Mandamento De Maneira Irrepreensível!  O Senhor Nos Chamou Para Sermos Amigos dEle Também! Só Depende de Nós! 

Uma quinta-feira Abençoada Para Vocês!
jairo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário