domingo, 31 de julho de 2016

Dependência Ou Morte!!

Meus Amados;

A cultura da Independência invadiu o planeta. Antigamente o homem -apenas o homem- se considerava totalmente independente somente aos 21 anos, conforme determinava a Lei do país, apesar da maioridade penal ser de 18 anos. Talvez 100% dos jovens viam com ansiedade a chegada dessa data. Aos 18 anos você estaria livre, leve e solto! Não precisava mais dar satisfações aos pais, podia frequentar o cinema que exibia 'aqueles filmes proibidos', poderia retornar para a casa dos Pais depois das 22 hs, enfim, Independência! Adulto, finalmente! "Ninguém mais manda em mim. Nunca mais meu pai e minha mãe vão me dar ordens! Não sou mais um dependente deles! Que felicidade!  Já posso até ir à um bordel, afinal ninguém é de ferro, né? Quem me impedirá de beber as bebidas alcoólicas agora? E um 'Baseadinho'"? Daí, pega a sua carteira de identidade, a Prova de Sua Maioridade e Independência, dá um beijo nela, e a guarda no bolso como um grande e valioso troféu. Agora, eu posso fazer tudo que eu quero. Adeus adolescência!! O sonho de independência total é concretizado quando pega a chave do apê (apto) ou da casa, que alugou para se sentir mais livre e independente ainda! Sozinho/a ou dividindo o espaço com outro amigo/a, não importa. E por aí vai.
Amados, a ilusão de que a felicidade começa com a suposta liberdade trazida pela maioridade, só será percebida ao longo dos anos. Nada nem ninguém vai convencer a pessoa, de ambos os sexos, hoje, de que "as coisas não são bem assim, como você está pensando, não"!! O mundo vai se encarregar de fazer você sentir Saudades do seu tempo de criança. Provavelmente vai chorar desejando que o tempo voltasse atrás quando seus pais estavam sempre perto e a proteção deles te faziam um bem que você não dava  importância.
Pouco a pouco os sonhos de liberdade vão se transformar em pesadelos. A Independência costuma não ser aquilo tudo de bom que se espera. A arrogância que nos guia, e nos leva a acreditar na utopia de que podemos tudo, não nos deixa ver que a vida tem surpresas desagradáveis que cruzam os nossos caminhos. Quando percebermos que o mundo não é cor de rosa, que as dores e frustrações nos atingirá com muita frequência, talvez seja hora de acordar para a dura realidade.  A liberdade, a independência e o Livre Arbítrio do qual nos apossamos, acabam mostrando um mundo perverso em que a maldade, a mentira, a falsidade e as traições nos rodeiam por onde quer que vamos! Confiar em quem? Acreditar em quem? Amar a quem? Andar com quem?
O resultado é exatamente igual ao do Filho Pródigo  da parábola contada por Jesus. Na verdade, aquela parábola nada mais é do que a Realidade da escolha louca, arrogante e atrevida que esse Ser chamado de Humano, costuma fazer. "Eu Posso, Eu Vou, Eu Faço, Eu Consigo"!!! E na Verdade, Pode Nada, Vai Não, Faz Nada, Consegue Não! Ou melhor, até pode, Porém, Como Escolheu Andar e Viver Sem Depender de Deus, TUDO Que Vier a Lhe ACONTECER, é de Sua Única Responsabilidade! Comigo não deu certo. Nunca deu. Todos os meus planos, todas as minhas tentativas, tudo dava errado. As frustrações eram diárias. As pessoas costumam  chamar esses  acontecimentos contrários à sua vontade de 'Azar'! Mas e aquelas pessoas que se vê claramente que são bem sucedidas em Tudo que Fazem? É Mesmo? Você Sabe o dia de amanhã delas? Dinheiro? Fama? Sucesso? Glórias? Aplausos? Sexo Com Quem Desejar? Leia o Salmo 73. Ali o salmista ora a Deus quase que revoltado, mostrando ao Senhor os sofrimentos daqueles que O Amam e O Servem com integridade, dedicação e sinceridade. E fala daqueles poderosos e arrogantes, que blasfemam contra Deus, Oprimem os mais pobres, se orgulham de tudo de Mal o que fazem e ainda são Prósperos, bem sucedidos em tudo que fazem! Daí o Senhor Deus lhe dá Uma Visão e ele o Fim Dessas Pessoas! E fica aterrorizado com o que Vê! Nós, que não sabemos o que é luxo, riquezas, hotéis cinco estrelas, viagens ao redor do mundo, caviar, dinheiro sobrando, mansões, temos a tendência de fazer como o autor do Salmo 73. Isso não é bom, não agrada a Deus! Essa escandalosa  teologia da Prosperidade faz com que milhões Aborreçam  a Deus. Se apaixonam apenas pelas páginas da Bíblia que falam das promessas de riquezas, de preferência no Antigo Testamento e fogem desesperadamente das páginas da Bíblia que falam da Cruz, de Não buscar Riquezas aqui, de Buscar as Coisas do Alto e não da Terra. (Primeira carta a Timóteo 6; Colossenses 3).
A parábola do Filho Pródigo revela o que aquele rapaz conseguiu com a SUA Escolha de Viver Sem a Dependência de Seu Pai. Ele Exigiu que Seu Pai lhe desse sua parte na herança que Não era pouca coisa, afinal eles eram riquíssimos! Ah, meus Amados, quando Nós Fazemos a Mesma Escolha de Não Depender Mais de Deus e Viver do Nosso Jeito... Que Colheita Amarga Recebemos! Que Tragédia!!  Nossa excessiva auto confiança nos traírá. Quando acordarmos e nos depararmos com o tamanho do buraco debaixo dos nossos pés, então restará a inevitável constatação: Fracassei!
Amados, é bobagem Tentar Viver Sem Deus! Não vamos conseguir a Felicidade, que é o objetivo de qualquer pessoa!  Recordemo-nos da Parábola do Filho Pródigo. O rico moço deixou seu pai, sua família, e projetou um futuro de muita alegria, muito prazer, realizações, aventuras, sorrisos, sexo à vontade, enfim, não havia limites aos seus desejos! Esqueceu que havia a possibilidade de alguma coisa dar errado! E deu! Acabou cuidando de porcos, com fome e desejando comer as bolotas que eram dados aos porcos, e Ninguém lhe dava Nada!! (Lucas 15 vers. 16). Perdeu Tudo! Cadê sua felicidade proporcionada pela independência do Pai? Tudo Começou Tão Bem!! E agora estava faminto, sujo, fedendo ao lado de um chiqueiro! Estava muito tedioso ao lado do Pai? Estava ruim na casa do Pai?  Valeu a pena dar ouvidos a Voz do Diabo que lhe Soprou aos Ouvidos Para Tomar as Atitudes Que Tomou? Será Que Ele Não Conhecia a Astúcia do Enganador Que lá no Éden Também Convenceu Eva de Que Seu Pai Não Merecia Respeito, Confiança, Gratidão e Amor, e Que Desobedecê-lO Não Nos Traria Graves Consequências?
O Pai Amoroso Havia Avisado:"Vocês Podem Comer De Todas As Árvores Do Jardim, Menos Uma, a Do Conhecimento Do Bem e Do Mal, Pois,  O Dia Em Que Dela Comeres, Morrerás!" Gênesis 2 vers. 17.  Será Que o Pai Amoroso Não Tentou Convencer o Filho Rebelde Que Ele Não Deveria Abandonar a Dependência do Pai? Meus Amados, quando Nós Estamos Com Vontade de Abandonar a Casa do Nosso Pai, Devemos nos Conscientizar Primeiro de Que As Coisas Podem Não Dar Tão Certo Como Imaginamos. Que o Sofrimento Nos Esperará Lá Fora! Quanto a Pergunta Que Fiz Acima Sobre a Possibilidade do Amoroso Pai Ter Tentado Convencer o Filho Querido a Desistir da Escolha Errada, a Resposta é: NÃO! Ele Sofreu, Como Dá a Entender  o Texto quando Viu o Filho Retornando Estando Este Ainda Longe no Caminho Por Onde Vinha.  Lucas  15 vers. 20. Mas o Pai Nunca nos Impedirá de Abandoná-lO! Ah, o Livre Arbítrio! Quantos Não Entendem Essa Dádiva  de Deus! E Assim o Usamos Para o  Nosso Próprio Sofrimento! Que Loucura!
O Senhor Deus Deseja Tanto Que Fiquemos Pertinho dEle Que Por Duas Vezes Ele Usa a  Palavra  "Asa" Para Nos Mostrar Qual o Lugar Que ELE Quer Que Estejamos! Primeiro no Salmo 91: "Ele Te Cobrirá Com as Suas Penas e Debaixo Das Suas Asas Estarás Seguro"!!! Vers. 4
E :"Jerusalém, Jerusalém... Quantas vezes Quis Te Ajuntar Como a Galinha Ajunta Seus Pintinhos, mas Vós Não Aceitaste!"  Lucas 13 vers. 34.
Quando Eu Era Criança Eu Apanhava -Literalmente- das Galinhas dos Vizinhos ao Passar Muito Próximo Delas, Quando  Elas Estavam Com Seus Pintinhos. Eu Corria Daquele Animal Desesperadamente! (Espero que ninguém esteja rindo, achando graça, porque não era Engraçado as Bicadas delas, Não!). Anos depois ao ler esses textos na Bíblia entendi então que as galinhas dão a Sua Vida em Favor de seus 'filhinhos'!! Meu pai, meu pai querido que o Senhor levou há quase 20 anos, certa vez me contou que após uma chuva de granizo, na roça, ele foi ver o galinheiro. A forte ventania havia derrubado parte do telhado. Uma das galinhas não sobreviveu. Perdeu parte das penas e estava ensanguentada. Morta. Debaixo de suas asas, saíram todos os seus Pintinhos Sãos e Salvos!
Independência Do Pai? Não!! É Morte Certa!
Dependência do Pai?  Sim!! É Vida, Com Certeza!!! 

"Sem Mim Nada Podeis Fazer"!! João 15 vers. 5b. 

Uma Segunda-feira Muito Abençoada Pra Vocês!
jairo
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário