sábado, 23 de julho de 2016

O Dia Em Que Me Ajoelhei Para o Diabo. (O Candomblé, A Fome, O Furto No Mercado, A Cartomante... Sem Saída.. )

Meus Amados;

O Terreiro do Candomblé ficava na periferia da Cidade de Sapucaia do Sul, (Rio Grande do Sul) onde eu residia. Era o ano de 1983. Estava apreensivo, com um certo receio pois era a primeira vez que eu visitava  terreiro para Pedir Ajuda à um Exu que se manifestaria logo mais no seu 'cavalo', nome dado ao homem que Empresta seu corpo para que os espíritos possam se Comunicar com as pessoas.  Mas a minha situação desesperadora (em todos os sentidos) e as palavras da Amiga que me levava até aquele local, garantindo que minha sorte iria mudar depois daquela visita, me convenceram. Não Tinha Muito a Perder, pensava. Desempregado, com o país parado, vivendo uma recessão igual a essa que vemos hoje, devendo  três meses de aluguel para a dona do quarto onde morava, quase passando fome, me apeguei com todas as esperanças a essa oportunidade. A Amiga iria pagar a consulta com o Pai de Santo e ainda compraria todas coisas que ele exigiria para que o 'trabalho' fosse feito. O 'Trabalho' tinha como objetivo 'abrir os meus caminhos', especialmente com um emprego.  Logo depois que chegamos um moço simpático nos atendeu. Depois das apresentações ele foi se vestir com as roupas apropriadas e me pediu para esperá-lo na sala principal, que era onde ficava o Altar. Nesse altar havia muitas imagens de santos da igreja católica, de Jesus, e Nossa Senhora, de São Jorge, e outros.  Logo ele chegou e sentou-se numa cadeira que lembrava um trono. Pediu-me silêncio e reverência, pois dali a minutos eu ficaria frente a frente com Exu e este me ajudaria a sair da situação difícil em que me encontrava.   Aquela voz que surgiu na boca do rapaz se transformou num vozeirão. Não abria os olhos. Pediu-me que eu me Ajoelhasse Perante ele, o que obedeci de imediato. Sem abrir seus olhos, mostrou-me, apontando com o dedo, onde estava o grande copo com aguardente e me mandou pegá-lo e entregar a ele. Bebeu quase tudo num só gole. Eu, num acesso de burrice total e  cegueira espiritual, perguntei-lhe Se ele era de Deus. Ele disse que sim e que, inclusive, Deus estava presente ali. Minha confiança na sua bondade aumentou quando ele demonstrou uma suposta preocupação comigo dizendo que eu Tinha Que Parar de fumar pois ele estava prevendo que uma doença do coração chamada 'Angina' iria me atingir nos próximos meses, caso eu insistisse no consumo do tabaco.  Mandou Que Eu Me Aproximasse Mais Perto e Sem Abrir os Olhos, Colocou o Dedo No Meu Peito Como Se Estivesse Curando o Início da Doença.  Parecia Ser Um Bom Amigo. Me Senti à Vontade depois desses minutos iniciais na presença dele. Minha Curiosidade me Fez Perguntar-lhe Sobre as Muitas Imagens de Santos Da Igreja Católica, de Jesus, de Nossa Senhora, da Virgem Maria, São Jorge e Dos Outros Que Eu Não Conheço, Mas Que Eram Muitos.  "Porque  Elas Estavam Ali Sobre o Bonito Altar?" Ele Explicou-me Que Elas Ajudam As Entidades (Exus, Orixás...) A 'Baixarem'  No Terreiro, Pois Elas Agradam Aos Principais Orixás, ou Algo Assim. Sem As Imagens, Ele Não Estaria Ali Falando Comigo. De Repente Me Lembrei que Na Minha Adolescência Nas Vezes Que Ia à Igreja Evangélica junto Com Meu Pai ou Com Minha Avó, Ouvia Pregadores Dizendo que todas as Imagens de Santos Atraiam demônios e Que  Ofendiam à Deus Os Que Possuíam Essas Imagens Em Casa E As Reverenciavam. Não Lhe Falei Sobre Essas Coisas.   Mudou de Assunto Imediatamente Ordenando que eu pegasse o seu charuto e o acendesse pra ele. De novo mostrou com o dedo onde ele estava. Acendi, de joelhos, e o coloquei em sua boca. Me chamava de 'Meu Fio' (meu Filho).  Respondeu todas as minhas perguntas e permitiu que eu visse seus olhos abertos. Mas avisou-me que não seria agradável de ver. De fato, era meio assustador mesmo, ver apenas a parte branca dos olhos. Escrevi num papel os produtos que deveria comprar e oferecer para uma entidade numa encruzilhada à meia noite de uma Sexta-feira. Saímos de lá com a promessa de que em trinta dias eu estaria com um ótimo emprego.  E lá fui eu cheio de expectativas, para aquele quarto frio e solitário. Havia apenas um colchão no chão, piso gelado de cerâmica. A cama era emprestada e a vizinha a  levou quando se mudou. O inverno gaúcho era rigoroso e naquele ano ele veio acompanhado de uma chuva fina, tipo garoa, que nunca cessava. Certa manhã acordei assustado pois parecia que minhas costas estava molhada. E estava mesmo. A umidade vinda do chão, pela ausência do sol e a persistência da chuva, fez com que o colchão ficasse molhado dos dois lados. A miséria era total. Mas a visita ao bondoso pai de santo, certamente daria resultados. No dia seguinte preparei os currículos e saí a caminhar por duas, três, ou mais,  horas.  Havia uma grande loja das bicicletas da marca Caloi distante dali umas três horas de caminhada (havia Muito tempo eu não tinha Dinheiro para pagar ônibus) e lá eu tive minha preciosa oportunidade de ser admitido. Fui bem na entrevista. Convocado a voltar no dia seguinte,  passei em  mais um teste. No terceiro dia o gerente Praticamente afirmou que aquela única vaga era minha. Agora era questão de dias para que a miséria ficasse para trás! Já me  imaginava de novo no terreiro para agradecer ao Pai de Santo, pois realmente ele me socorreu! Fiquei aguardando em casa o aviso da loja nos três dias posteriores para que eu começasse a trabalhar. Depois de duas semanas me desesperei e fui até a loja, mais uma vez a pé. O gerente me recebeu olhando para mim com pena e me disse que a vaga foi dada a outra pessoa e que, quem sabe, apareceria uma outra oportunidade. Cansado, chorando escondido, muito magro, confuso com aquele desfecho, caminhei mais duas horas, chorando,  até chegar em casa. Aquela loja era o único lugar que havia uma vaga. Sem dinheiro, com vergonha da dona do quarto, não havia Mais Saída. Pedi para a amiga que me levou até o pai de santo, para 'jogar cartas' para mim (ela era cartomante) pois quem sabe as cartas revelariam onde eu estava errando ou o que iria acontecer comigo. Com vergonha de pedir mais cigarros à ela, passei a levantar-me as 5 da madrugada para pegar aquelas 'bitas' dos cigarros à beira das estradas. Andava durante horas catando todas as 'bitas' que encontrava e colocando-as num saquinho. As vezes aparecia alguém me observando, mas eu fingia que havia perdido alguma coisa e que estava procurando-a. Chegava em casa desesperado para fumar. Não Tinha Como Lavar essas Bitas, então tirava a poeira e acendia as 'bitas' e após uma ou duas tragadas  restava só a parte do filtro. Pensava na minha família que residia aqui (São José dos Campos-SP) e chorava. Pensava na geladeira sempre Farta de frutas, carnes, doces... Há quanto tempo não comia essas coisas? Mas não queria e não podia voltar para a casa dos meus pais, pois saí daqui havia dois anos ameaçado de morte por causa de dívidas contraídas com agiotas e que não consegui quitar. Também porque já naquela época, não tinha simpatia por essa cidade. As recordações da minha infância invadiam minha mente. A cama confortável, o café com leite, o almoço e jantar, os irmãos e irmãs ao meu redor, ainda que havia brigas, pois éramos em 9  pessoas debaixo do mesmo teto, Me fez uma enorme saudades de todos eles.  Lágrimas  e Soluços misturados à fumaça que invadia todo o pequeno quarto, eram o retrato da minha desgraça. Olhava o Colchão Úmido no chão,  meio kg de arroz doado no armário e a dor da solidão a me corroer a alma. Cansado de esperar pela sorte prometida pelo pai de santo. Magro, Dentes apodrecendo, tossindo muito por causa dos restos de cigarros apanhados nas beiras das estradas. A alegria e a esperança que o pai de santo me fez sentir foram morrendo. Certa Vez, com muita Vontade de Comer alguma coisa diferente, além daquele arroz sempre doado pela mesma amiga, entrei num supermercado Disposto a Furtar. Escolhi algumas coisas, tudo alimento, e arrisquei escondendo-os debaixo da blusa.  Creio Que Nunca Contei Isso pra Ninguém. Sempre Tive vergonha. Era mais fácil revelar os abusos sexuais sofridos na infância pelos amigos adultos dos meus irmãos mais velhos, do que revelar esse Episódio Humilhante Demais. No fundo do poço,  de repente recebo uma Carta Que Iria Mudar Aquela Situação Para Sempre.  Era de Minha Mãe. Escreveu que aparecera um Tumor quase do tamanho de uma laranja em sua barriga e que tinha Certeza de Que Morreria Brevemente. Se eu Quisesse Vê-la com Vida que eu Retornasse com Urgência para S. J. dos Campos. E agora? Eu escondi deles toda a situação horrível  que estava vivendo. (Ou morrendo?). Lembrei-me de um grande Amigo que residia em São Paulo, capital, e que havia uns três anos que não tinha contato com ele. Mesmo com vergonha, na falta de outras opções,  telefonei lhe contando  toda a situação, especialmente a doença de minha mãe. Três dias depois recebi o dinheiro mais do que suficiente para voltar de avião para cá. Usei parte do dinheiro para comer e vim de ônibus, cuja viajem demorava 22 horas. Minha família me recebeu com amor, assustados com minha aparência e meu pai contou-me que Orava Por Mim Todos Os Dias Desde Que Parti. Nenhum dos agiotas que me ameaçaram no passado, me procuram nunca mais. Três meses depois visitei uma Igreja e tive minha primeira experiência de conversão com Cristo. Dois Meses depois era admitido na terceira maior fábrica de aviões do mundo (Embraer) onde fiquei por quase 5 anos.
E a Doença de Minha Mãe? Depois que retornei, dia após dia, aquele tumor foi diminuindo de tamanho Até Desaparecer Por Completo. Ela está saudável e completará 89 anos em outubro. 
E o Amigo de São Paulo que me enviou o dinheiro da passagem? Nós nos vemos com frequência tanto aqui como em sua casa. Almoçamos juntos com a frequência possível nos alegrando e falando das Maravilhas do Nosso Deus
Não, o diabo que Prometeu Mudar a Minha Sorte falando através da boca daquele pai de santo,  Não CUMPRIU Nada do que prometeu. Entendi Tudo Quando Entreguei Minha Vida a Cristo e  Comecei a Estudar a Palavra  dEle. Foi Outro PAI Que Me Socorreu! Ele Promete e Cumpre! Sem Cobrar Nada! Ele já Me Amava Muito Naquela Época! Só Estava Esperando a Minha Decisão, a Minha Escolha de Me Ajoelhar Diante dEle! Espontaneamente!! Servindo a Ele e Não Ao Pai da Mentira, Satanás! Sim, Amados, o Pai Das Luzes, o Pai Das Misericórdias, o Pai Das Verdades, Verdades Que Tenho Escrito Nessa Página Diariamente Desde 9 de Janeiro FOI QUEM MUDOU A MINHA ESTÓRIA!! MUDOU A MINHA SORTE!! ELE ME SOCORREU!!!
Obrigado, Senhor!!! 

"Ele Mente Desde o Princípio Porque Nunca Se Firmou Na Verdade, Pois Ele é o Pai Da Mentira"!! João 8 vers. 44b.

"O Diabo Veio Para Matar, Roubar e Destruir. EU Vim Para Que Tenham VIDA e a Tenham Em ABUNDÂNCIA"! João 10 vers. 10.

"Vinde a Mim Todos Vocês Que Estão Cansados e Sobrecarregados e EU VOS ALIVIAREI"!!! Mateus 11 vers. 28.

Um Sábado Abençoado Pra  Vocês!
jairo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário