quarta-feira, 6 de julho de 2016

Quando o Mar Demora a Se Abrir à Nossa Frente!

Meus Amados;

Por mais que eu tente não consigo imaginar, em detalhes, como foi o maior dos acontecimentos daquela jornada no Deserto do Sinai. O Mar se abre, forma-se duas paredes gigantescas, e a multidão de mais de três milhões de pessoas passam. Quantas testemunhas oculares!! Qual a sensação de presenciar tal acontecimento? Que Deus é Esse que permite que olhos humanos Vejam tamanho Milagre? Deus muda o curso da natureza! As águas do mar deixam seu curso natural e passam a obedecer a ordem dada por um mortal: Moisés.
"Por que clamas a Mim? Levanta o teu cajado e o mar se abrirá! Marchem!"  Disse Deus à Moisés. Êxodo 14 vers. 15 e 16. O desespero era grande entre a multidão. Depois de vencerem a teimosia de faraó apenas após décima praga, que foi a mortandade de todo primogênito, incluído aí o filho dele, finalmente foram liberados para deixarem o Egito.  Durante a longa caminhada olham para trás e percebem que faraó se arrependeu de tê-los deixado ir. Ele e seu grande e poderoso exército se aproximavam deles. À frente o mar. Começava aí a primeira das dez provações que eles teriam. E a primeira decepção de Deus com eles também. Se dirigiram a Moisés com palavras do tipo:"Não havia cemitério suficiente no Egito para que Nos tirasse de lá e morramos neste deserto? Melhor teria sido continuar escravo deles do que morrer neste deserto!" Êxodo  14 vers. 11 e 12. Nunca, Jamais acreditaram que Deus iria fazer um milagre diante daquela complicada situação. Viram muitos e muitos milagres operados por Deus no Egito. Não foram atingidos por Nenhuma das dez pragas! Saíram com ouro e prata na bagagem conforme ordem de Deus dada aos egípcios. Mas agora a incredulidade tomava o coração de todos eles. Não eram inocentes! E a boca deles  começou a entristecer à Deus e a deixá-LO irado. Para vergonha de todos, o Mar se abriu! Não molharam sequer os seus pés! Em seguida assistiram à morte do poderoso exército de faraó engolido pelas águas do mar que se fechou assim que o povo concluiu a travessia.
Sim, Amados, Deus abriu o Mar. Vocês já ficaram defronte com essa imensidão de águas numa praia? Eu acho misterioso e ao mesmo tempo assustador. Outros grandes Milagres Deus fez ainda durante a jornada como por exemplo mandando carne (codornizes) voando até eles, maná (pão vindo do céu com sabor de mel), água saída da rocha, e outros.
Mas meu foco hoje é o Milagre do Mar Se Abrindo Para Que o Povo Fosse Salvo. Deus Estava Atento aos Perigos Que os Cercavam! O Que Me Deixa Assustado é a Reação  de Extrema  Incredulidade Daquele Povo Amado do Senhor! Queriam Voltar ao Egito, à Escravidão!! À despeito de TODOS os espantosos Milagres Feitos pelo Senhor até então, diante dos olhos de todos, ainda assim, mantinham um coração de pedra no peito.
Eu me assusto lendo e relendo os textos referentes a esse fato histórico  marcante no Antigo Testamento.  Paulo também se espantou. Ele fala sobre a Rebeldia daquele povo na primeira carta aos Coríntios cap. 10, nos alertando a Nunca seguir o exemplo deles.  Nós também, muitas e muitas vezes,  entramos num deserto. Há momentos em que o Mar está a nossa Frente. E não vemos saída. Acontecimentos alheios à nossa vontade vem repentinamente sobre nós. Ainda que não procedemos mal, ainda que tenhamos vigiado e orado. Ainda que nossa Fidelidade tenha sido total ao Senhor. Daí vem um monte de perguntas: "Onde errei? Tô em Pecado? Por que, Senhor? E Agora? Que farei?" E vem o desespero. Dorme -quando consegue dormir! -mal. Acorda pior, pois a realidade está aí diante dos olhos. Não dá pra esperar e a cada dia que passa a situação se agrava. Desânimo para orar. Se cansou. A irritação toma conta de você junto com as preocupações.  Se é casado/a as chances de desavenças aumentam, pois a paciência está esgotada. Desemprego? Dívidas? Doenças graves? O adeus de alguém a quem você ama e que nem percebeu que já não havia mais Amor? Uma traição? Alguém que "fechou os olhos para sempre aqui"? Ah, são muitas as razões que nos fazem ver o Mar à nossa frente!  Hora de Voltar Para o Egito? De Recordar que Antes Parecia que sua Vida era Melhor? De se revoltar contra Deus sem, contudo, confessar essa revolta contra ele?  Hora de retornar a escravidão sob o domínio do Pecado que tanto te fazia sofrer? NÃO!!! Diga NÃO!!! Hora de Orar e clamar! Hora de Louvar, ainda que chorando, ainda que gemendo! Hora de sussurrar de Joelhos ao Senhor confessando que já não lhe restam forças! Hora de Correr para as Escrituras e ler as dores de Jesus no Jardim do Getsêmani (Lucas 22 vers. 39 a 46), mas aproveite para ler mais um pouco só, até  o capítulo 23 e meditar na Crucifixão do Amado e Santo Jesus!   Hora de Acreditar Que Essa Dor, Essa Solidão, Essa Tentação, Essas Lágrimas, Enfim, Esse Desespero, Vai Passar SIM!! Hora de Acreditar Que Você É MUITO AMADO/A!! Que Os Olhos do Senhor Estão Sobre Você, SIM!! Que Hoje Você Não Está Entendendo Nada, Mas Deus Te Revelará Mais à Frente os Porquês de Tudo o Que Está Acontecendo Com Você Hoje!!
Abra o Livro de Jó Depressa!! Veja  o Que Sofreu o Homem Mais Sincero, Mais Retos e Mais Temente a Deus, Que Existiu na Terra (Segundo Palavras do Próprio Deus"Não Há Ninguém na Terra Semelhante a Jó!!" Jó 1 vers 8).
Certamente Você concordará comigo Que NUNCA se poderia comparar suas dores com as dores desse homem Íntegro e Fiel. Ainda Assim Deus permitiu Que Ele tivesse o Pior Sofrimento Que Um Ser Humano Jamais Conheceu, afinal Deus permitiu que satanás Tocasse Nele!! E tocou! E torturou! E quase o matou! Tirou Tudo Que Ele Possuía: Filhos, Gado, Empregados, Riqueza, Alegria, Paz e Não Restando Mais Nada, Tirou Também a Saúde!!!! Não Há Nada comparado Nas Escrituras com Tamanho Sofrimento!!  Com Exceção o do Salvador Jesus!!
E satanás perdeu a aposta: Jó Não Blasfemou  Contra Deus!!!
No final Veio a Grande Recompensa!!! DEUS Restituiu a Jó o DOBRO de TUDO o Que Ele Possuía!!! Veja o último versículo: "E depois disto Viveu Jó 140 Anos; e Viu Seus Filhos e os Filhos dos Seus Filhos Até a Quarta Geração. E Morreu Jó, Velho e Farto de Dias!!" Jó cap. 42 vers. 16 e 17.  Glórias a Deus!!!
Quando o Mar Estiver à Sua Frente, Jesus Também Estará Bem Perto!! Não Se Preocupe Tanto! O Mar Vai se Abrir!! Você Não é Qualquer Um/a!!! Você é Filho/a Do Rei do Universo!! Tão Somente Espera Um Pouco Mais! E Como Fez Jó, Não Blasfeme!! Faça o Contrário! Louve, Cante, Ore, Medite nas Palavras Poderosas do Senhor!!! Busque um Ombro Amigo, um Colo, Uma Mão Amiga. Sei que é Difícil, Porém o Senhor Prepara Um Escape Nesses Momentos!! Confie e diga Isso a Ele! A mulher de Jó Tentou fazê-lo blasfemar Contra Deus e Ele a Chamou de Louca (Jó 2 vers. 10.) assim faça Você Também Com os sussurros do adversário nos seus ouvidos te aconselhando a Desistir de Deus!! Como um Bom Soldado Guarda a Sua Fé e Marche!! Seus Olhos Verão o Milagre de Deus!! Brevemente!!!

""Irmãos, Tomai Por Exemplo De Aflição e Paciência Os Profetas Que Falaram  em Nome do Senhor. Eis Que Temos Por Bem Aventurados Os Que Sofreram. Ouvistes Qual Foi a Paciência de Jó e Vistes o FIM Que o Senhor Lhe DEU. Porque Deus é Muito Piedoso e Misericordioso. Tiago 5 vers. 10 e 11.

Uma Quarta-feira Abençoada Pra Vocês!
jairo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário