terça-feira, 15 de novembro de 2016

Um "InFeliz" Natal Pra Você!! A Mesa Estava Posta. Mas, Cadê Os Convidados??

Meus Amados; 

Saí do Trabalho as 22 Horas Naquele dia 24 de Dezembro de 2004, Apressado!  Depois de Pedalar Por Uns 50 Minutos, Cheguei Suado Em Minha Casa. No Período da Manhã Já Tinha Assado o Pernil, os Frangos e  Feito a Sobremesa e o Restante da Comida. Tinha Comprado Muitas Frutas Também. Era o Primeiro Natal Que Eu, De Fato, Iria Comemorar. Rapidamente Tomei Um Banho, Esquentei no Forno Tudo Que Estava Já Preparado Pois As 23:30hs Meus Poucos Amigos Estariam Chegando. Eles Se Constituíam De Duas Famílias, Muito Carentes. Uma Delas, Mãe e Filho, Viviam o Drama da Dependência de Drogas e Álcool Desse Único Filho de 25 anos. Grande Amiga Minha, Essa Pernambucana Brava Não Perdia As Esperanças De Que, Um dia, Seu filho Se Libertaria. Certa vez Ligou-me Pedindo-me Que Fosse Vê-lo Com Urgência, Pois Ele Queria Se Matar. Quando Entrei No Seu Pequeno Quarto Levei Um Susto! A Quantidade De Lixo Era Enorme e Tomou Conta De Todo o Espaço. Magro, Muito Magro, Não Olhou Pra Mim. Pedi-lhe Um Abraço.  Em Seguida Li o Um Salmo e Orei. Ele Chorou e Chorou Compulsivamente, Enquanto Eu Orava Abraçado Com Ele. Eu, Ele e Sua Mãe, Chorando e Suplicando Ao Senhor Pelo Seu Socorro. Melhorou. Eles São Maravilhosos. Problemas Todas As famílias Tem! Moravam (moram) Num Bairro Dominado Pelo Tráfico Onde Era Comum Aparecer Cadáveres Em Suas Ruas.  Quinta-feira Passada, Dia 10, Foram Três Os Homens Mortos Desta Vez Em Tiroteio Com a Polícia. Eles Estavam Refinando Cocaína Nesse Bairro. Interessante Que Sempre Fui- e Sou- Respeitado Quando Vou Visitá-los, Ainda Que Hajam Dezenas De Garotos Fumando Maconha Próximo De Onde Estaciono a Moto. As Dificuldades Eram Muitas. A Gente Ajudava Como Podia. Principalmente Em Oração. Sua Mãe Se Converteu Há Anos, Abandonando o Litro De Pinga Que Tomou Por Décadas! Glória a Deus!!
A Outra Família Convidada Para Comemorar o Natal Comigo Também Enfrentava Sérios Problemas. Nunca Sobrava Dinheiro Para Pagar o Aluguel e As Contas. Ela, Faxineira, Estava Desempregada. Ele, Marceneiro, Ganhava o Insuficiente. Apesar de Terem Mais de 45 anos, as Brigas Eram Constantes. Muito Complicado Quando Se Chega a Essa Idade e Não Se Tem Maturidade! A Cada briga Me Chamavam Para Pedir Conselhos! Que Constrangimento! Quem Sou Eu? Ela Tinha Um Filho Adolescente Obediente, Fruto do Primeiro Casamento, Cujo Marido  a Agrediu Durante Décadas.  Falava Do Evangelho De Cristo Para Eles. Se Converteram Acreditando Que No Dia Seguinte Não Haveria Mais Dívidas, Nem Armários e Geladeiras Vazios, Nem Falta de Dinheiro, Nem Humilhações do Proprietário Batendo No Portão Querendo o Pagamento do Imóvel. Complicado. A Gente Ajudava Conforme Podia. Até Porque Eu Tinha Meus Compromissos Com Aluguel, Água, Luz, Telefone, Etc. Dividia Um pouquinho de arroz, feijão, macarrão, ovo e assim a gente ia Vivendo. Eu Só Queria Que Eles Parassem de Brigar e Recebessem o Evangelho de Cristo Se Esforçando Para Pratica-lo Pois Eu Sabia Que Enquanto Não Entendessem a Palavra de Deus, Nunca Seriam Libertos. Satanás Só Não Vence Aqueles Que Conhecem à Deus e Este é Revelado Pelas Escrituras.
Cinco Pessoas Eram Os Meus Convidados. Aqui Sempre Foi (Ainda é!!!) Muito Difícil De Se Fazer Amigos!  Gostava Deles. Sabia Que o Natal Deles Seria Triste Pois Quase Ninguém Os Convidavam e As Condições Financeiras Não lhes Permitiria Comprar Nem Ao Menos Um Pedaço de Carne. Eu Também Não Tinha Muitos Recursos, Mas Tinha Uma Condição Melhor.  Voltando Um Pouco Para o Passado. Nunca Tive Um Natal Em Família. Meus Pais Não Tinham o Hábito de Fazer Uma Ceia Reunindo Os 12 Filhos à Mesa. Meu Amado Pai Herói Suportava a Rebeldia De Alguns Filhos; Minha Amada Mãe Sempre Amargurada Praticamente Todos Os Dias Do Ano. Confusão  Entre Meus irmãos Eram Comuns. Amor?? Sei lá, Se Tinha Isso Entre Nós!
Desde Criança Desenvolvi Um Absurdo Pavor Do Natal. Morando Sozinho Desde os 27 Anos, Acreditando Que Teria Um Grupo De Bons Amigos, Logo a Solidão Bateu à Minha Porta Revelando a Dura Realidade. A Solidão Que Me Acompanhava Desde a Infância Não Teria Fim, Não. Quando  Novembro Chegava, o Desespero Me Envolvia. Sabia Que Os Sorrisos, Os Abraços, Gente Convidando Gente, Presente De Uns Para Outros, Champanhe e Fogos, Enfim, Essas Coisas, Não Eram Pra Mim. Especialmente Nesse Ano, Não Recebi Nenhum Convite. Os Raros Amigos Desapareceram. Tinham  Seus Motivos! Alguns Sempre Me Disseram Que Eu Era Insuportável! Deprimido! Nenhum Convite. O Telefone Fixo Sempre Mudo. Minhas Companhias Eram As Duas Cachorrinhas Adotadas Com o Intuito de Sufocar o Grito Na Garganta Por Causa Da Dificuldades De Conviver e Aceitar a Rejeição Vinda De Todo Lado Desde a Infância. Tinha Muitas Feridas.  Estava Com Medo de Seres Humanos! Entretanto Eles Me Faziam Falta! Que Loucura! Desejava Receber Alguns Abraços, Queria Compreensão Por Causa Dos Meus Conflitos Emocionais Sempre Presentes! Queria Um Pouco De Sorrisos, Algum Carinho e Consideração. Ninguém Estava Disposto a Esse Sacrifício Não! Estavam Certos, Claro! Amados, Ninguém É OBRIGADO a Suportar Pessoas Traumatizadas, Problemáticas! Todos Já Tem Os Seus Problemas! Exercer a Misericórdia e Compaixão Com Pessoas Assim é Muito Difícil! Ainda Que a Biblia Nos Manda "Suportar Uns Aos Outros e Perdoai-vos Mutuamente" (Colossenses 3 vers. 15) Não é Fácil! Mas Eu Tinha Dificuldades De Entender (Ignorante Que Era!) Que Nem Uns Poucos Amigos Eu Conseguia Ter! Eu Achava Que Eu Tinha Alguma Qualidade, Ao Menos Uma! Mas, Como Diz o Amado Fábio De Melo, Deus VÊ Em Nós Aquilo Que NINGUÉM Consegue VER! Amados, Não Tem Jeito: Eu Cresci Observando Que Os Olhos Das Pessoas ESTÃO FIXOS NOS DEFEITOS DOS OUTROS, NÃO NAS QUALIDADES, AINDA QUE ESTAS SEJAM POUCAS, COMO ERA MEU CASO.  As Minhas Companhias Eram As Lágrimas Choradas Baixinho Em Muitas Madrugadas Molhando o Travesseiro, Abraçado às Duas Cachorrinhas, Enquanto Ouvia Os Fogos de Artifício lá Fora Misturados à Alegria e Gritos de "Feliz Natal"!!! "Feliz Ano Novo"!!!
Ah, Que Inveja!! Ah, Que Bom Quando  Janeiro Chegava!!
Mas Nesse Natal, de 2004, Tudo Seria Diferente! Eu Ofereceria Um "Banquete" às Duas Famílias, e Não Ficaria Sozinho!!! o Primeiro Natal Em Que Investi de Verdade! Planejado!  Oferecia-lhes  Um Natal Com Razoável Fartura e Eles Me Fariam Companhia!!!

Coloquei a Toalha Mais Bonita Na Mesa e Arrumei Os Talheres! Já Deveriam Estar Chegando, Então Coloquei a Comida Bem Quentinha Sobre a Mesa. Tudo Perfeito. Estava Orgulhoso Do que eu Tinha Conseguido Fazer. Eles Iriam Ficar Satisfeitos! Nós  Nos Alegraríamos Muito!! Bem, Talvez Nem Tanto assim, Pois Era Um Encontro De Rejeitados, Mas pelo Menos Nós Estaríamos Juntinhos! Problemáticos Com Problemáticos! Acho Até Que Eles Iriam Me Dar Os Parabéns Quando Experimentassem a Comida, As Carnes, a Sobremesa e Frutas!! Sentei-me Cansado. 23:50 Hs.   Andava até a Janela Diversas Vezes Olhando Para o Portão. Nada. 23:55 Hs. Um Ruído lá Fora. "São Eles, Finalmente, Pensei. Corri até a Janela. Alarme Falso. Meia-noite. Meia-noite e Meia. Uma Hora da Madrugada. Coloquei Um Pouco De Comida Num Prato e Tentei Comer. As Lágrimas Eram Muitas. Não Conseguia Entender. Muitos Gritos de Alegria Entre Os Vizinhos. Um Silêncio Doloroso Era Minha Companhia. Fechei a Janela e a Porta. Ninguém Entraria Por Ela. Chamei as Duas Cachorrinhas, Abracei-as e Fiquei Quietinho No Escuro. O Telefone Continuava Mudo. Nem Uma Justificativa Dos Convidados. Nem Um 'Feliz Natal Jairo!' Vindo De Ninguém! Nem Da Grande Grande Família! Acordei Cedinho. Olhos Ainda inchados. Peguei Toda a Comida, Arrumei Em Vasilhas e Sacolas, Peguei a Bicicleta e Fui Até Onde Moravam As Duas Famílias! Dividi Metade Com Cada Uma Delas, Enquanto Ouvia Suas Explicações! Mas Para Quê Explicações Agora? Já Era Passado! Dois Dias Depois Era o Meu Aniversário. De Novo, Sozinho, Abraçado Com as Duas Cachorrinhas. Torcendo Para Que o Dia 28 Chegasse Logo. Escondido Quietinho. Sem Chances De Convidar Aquelas duas famílias De Novo! Valeu a Experiência!
Amados, Sim, Tudo Isso É PASSADO! Hoje Estou Feliz, Pois Deus, O SENHOR Colocou Pessoas Abençoadas No Meu Caminho!! Mesmo Nessa Cidade Onde Ainda Moro, Deus Não Me Deixou Sozinho!! Ainda Que Sejam Poucos! Mas São Maravilhosos!  Já Há Alguns Anos Não Existe Mais Medo De Dezembro, Nem De Natal, Nem De Aniversário!!  Aqui Mesmo, Nesta Cidade, o Senhor Já Me Curou!! Quando Me Aproximei do Senhor, De Todo o Coração, o Senhor Jesus Me Mostrou Seu Grande Amor Transformando Minha Vida!! Adeus Solidão! Adeus Medo De Rejeição! E o Senhor, o Bondoso Deus Amoroso e Cheio De Compaixão, Colocou Novas Pessoas, Novos Amigos No Meu Caminho!! Que Me Amam!! Me Amam!! Me Amam!! No Próximo Ano, o Presente Maior: Mudança Para a "Terra Prometida", Um Vilarejo no Alto da Serra, Santa Fé, Crato, Sul Do Ceará, Com a Natureza Perfeita, Coqueirais Belíssimos, Nascentes Várias, Brisa Constante, Qualidade de Vida Espetacular, Prosperidade e Um Povo Que Entende de AMOR!! QUE PRATICA O AMOR!! QUE ME AMAM!!!  O Passado é Apenas Isto: UM PASSADO!!
Jesus!!! Jesus Mudou Meu Viver!! Glórias a Deus!!! Obrigado Senhor!!! 
 
"Porque Sou Eu Que Conhêço Os Planos Que Tenho Para Vocês, Diz o Senhor!! Planos De Fazê-los PROSPERAR e NÃO De Lhes Causar Dano; Planos De Lhes Dar ESPERANÇA e Um FUTURO!!!" Jeremias 29 vers. 11. 
Bíblia NVI
"Nunca o Abandonarei, Nunca Te Deixarei!"
Hebreus 13 vers. 5b
 
Tenham Um Abençoado (Muito!!!!) Feriado!
jairo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário