segunda-feira, 8 de maio de 2017

Cornélio:o Homem Que Chamou a Atenção De Deus!!



 Amados de Deus;

Esta é uma estória tão marcante e emocionante que nos faz glorificar à Deus assim que terminamos de ler o último versículo.
O que Deus faz na vida de Cornélio, deixa muito claro que Sem Jesus não há salvação para o ser humano, em hipótese alguma!
Quer ver? Este homem era rico, centurião romano, portanto,  gentio (estrangeiro), à serviço da côrte romana que dominava sobre Israel. Porém, algo diferenciava esse centurião dos demais: ele era bondoso, misericordioso (dava muitas esmolas aos pobres), respeitava todos os judeus, era humilde, honesto e temia a Deus (orava constantemente).
Mas não conhecia Jesus como o Messias, o Filho de Deus. Não se sabe se ele estava em Jerusalém por ocasião da morte de Jesus. Certo dia Cornélio estava orando e um anjo lhe apareceu e disse-lhe:"Um dia, ali pelas três horas da tarde , Cornélio teve uma visão. Ele viu claramente um anjo de Deus, que chegou perto dele e disse:
Cornélio!
Ele ficou olhando para o anjo e, com muito medo, perguntou:
— O que é, senhor?
O anjo respondeu:
— Deus aceitou as suas orações e a ajuda que você tem dado aos pobres e ele não esqueceu você! Agora mande alguns homens até a cidade de Jope para buscarem o homem chamado Simão Pedro. Ele está hospedado na casa de outro Simão, um curtidor de couros que mora na beira do mar " Atos 10 vers. 3 a 6.
Imediatamente Cornélio obedeceu as instruções dadas pelo anjo de Deus. Pedro relutou em ir até a casa de Cornélio pois os judeus nunca entraram na casa de gentios e foi preciso que Deus lhe falasse  por meio de uma visão para que ele se convencesse. Atos 10 vers. 7 a 23. Assim que Pedro e outros discípulos chegaram à residência do centurião, este se abaixou e tentou beijar os pés de Pedro! Pedro não permitiu dizendo que ele era um homem como ele (Atos 10 vers. 25 a 27).  Já estavam reunidos na casa de Cornélio seus parentes e muitos amigos  à convite dele, para ouvirem o que Pedro vinha para lhes falar da parte de Deus. Assim, Pedro começou a lhes falar de Jesus conforme o propósito de Deus. Imaginaram a cena? Cornélio, parentes e amigos sentados ouvindo atentamente o que Pedro lhes falava, crendo que Deus o tinha enviado com esse propósito!
O que aconteceu em seguida foi mais impressionante ainda: enquanto Pedro discursava sobre quem era Jesus e sua missão aqui, morte, ressurreição, único Salvador, algo sobrenatural aconteceu:
4"Jesus nos mandou anunciar o evangelho ao povo e testemunhar que ele foi posto por Deus como Juiz dos vivos e dos mortos. Todos os profetas falaram a respeito de Jesus, dizendo que os que creem nele recebem, por meio dele, o perdão. Quando Pedro ainda estava falando, o Espírito Santo desceu sobre todos os que estavam ouvindo a mensagem. Os judeus seguidores de Jesus que tinham vindo de Jope com Pedro ficaram admirados por Deus ter derramado o dom do Espírito Santo sobre os não judeus. Pois eles ouviam os não judeus falarem em línguas estranhas e louvarem a grandeza de Deus!!" vers. 42 a 46.  Igual aconteceu no cap. 2 do mesmo livro (Atos) quando os 120 cristãos estavam no templo e o Espírito Santo veio como um Vento impetuoso sobre todos eles e aconteceu o mesmo que acontecia agora ali na casa de Cornélio! E assim, os judeus descobriram que ao contrário do que pensavam, Jesus também veio para salvar os gentios e não apenas os judeus. Ao contrário, Jesus fôra terminantemente rejeitado por seus conterrâneos. E aceito pelos não judeus!
Amados de Deus, todavia o que quero enfatizar com vocês é o comportamento de Cornélio. Vejam que ele era correto, respeitadíssimo, admirado, generoso, bondoso, honesto, misericordioso e... Religioso!!
Mas TUDO isso ainda não era suficiente Para Que Ele Fosse Salvo!!! Porém, Deus, observando o bondoso coração deste homem, providenciou os meios para que ele encontrasse o Caminho da Salvação:Jesus Cristo!! O Poderoso Deus enviou seus anjos tanto à Cornélio dando-lhe  o endereço de Pedro (vers. 5 e 6), depois o Espírito Santo  falou também com   Pedro (vers. 19), deu uma revelação à este, e o mandou pregar  sobre Jesus Cristo ao Centurião romano para que ele fosse Salvo! Vê, Amados, o valor que tem pra Deus as pessoas cujos corações fazem a diferença por serem corretos?
Percebem também a lição que Deus quer nos dar nesta impressionante estória de que  Sem Confessar Jesus como Único Senhor e Salvador, não há Salvação? Que somente depois de Crer em Jesus é que o Espírito Santo vem sobre nós?
"Quando Pedro ainda estava falando, o Espírito Santo desceu sobre todos os que estavam ouvindo a mensagem." (vers. 44.) Vejam que Cornélio e todos na sua casa foram batizados com o Espírito Santo!
Esse oficial romano escolheu viver sua  vida de maneira diferente. Sua ignorância em relação a Jesus, não o impediu de temer a Deus e se comportar dignamente diante de todos. Não perseguia nem oprimia os judeus, muito pelo contrário! Dava bom testemunho publicamente, atraindo o respeito de todos os judeus. Preocupava-se com os necessitados! Ou seja, mantinha o seu coração limpo de pecados! Orava do seu jeito, mas orava! Chamou a atenção de Deus por causa de suas atitudes! Vejam que sua humildade era tamanha que se deitou aos pés de Pedro para beijar-lhe os pés assim que Pedro entrou em sua casa!
Deus vai sempre observar os nossos corações! Vejam o que diz Provérbios 4 vers. 23:"
Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida!!"  O coração do ser humano é um Lugar onde Deus deseja morar, veja:"A pessoa que me ama obedecerá à minha mensagem, e o meu Pai a amará. E o meu Pai e eu viremos viver com ela!!" João 14: 23.
O coração de Cornélio despertou a atenção de Deus que viu nele a humildade necessária para Ouvir à Respeito de Seu Filho, Jesus, sabendo que Ele Não seria Rejeitado!! Por isso o Senhor moveu céus e terra para que esse bom homem tornasse conhecimento sobre o Salvador!
Temos, como Cornélio, um coração humilde, disposto a Aceitar a Palavra de Deus? A praticá-la? Cremos nela de todo o nosso coração testemunhando essa fé diante de todos como Cornélio fez convidando parentes e amigos para também ouvir as mensagens de Deus?
Tantas famílias e tantos centuriões romanos haviam em Jerusalém e Deus mandou que a Palavra DEle fosse pregada tão somente à aquele oficial, Cornélio!!
Que privilégio!! Que honra!! Que alegria!! Que Salvação!!
O poder de Deus e a sua Salvação revelados à um homem por causa da beleza  seu coração!!!
  
Tenham uma segunda-feira Abençoada!
jairo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário