domingo, 7 de maio de 2017

O Tempo Está Passando Rapidamente! E o que nós estamos fazendo da nossa Vida?







Amados de Deus;

"Vocês são filhos queridos de Deus e por isso devem ser como Ele. Que a vida de vocês seja dominada pelo amor, assim como Cristo nos amou e deu a Sua Vida por nós, como uma oferta de perfume agradável e como um sacrifício que agrada a Deus!
Vocês fazem parte do povo de Deus; portanto, qualquer tipo de imoralidade sexual, indecência ou cobiça não pode ser nem mesmo assunto de conversa entre vocês. Não usem palavras indecentes, nem digam coisas tolas ou sujas, pois isso não convém a vocês. Pelo contrário, digam palavras de gratidão a Deus. Fiquem certos disto: jamais receberá uma parte no Reino de Cristo e de Deus qualquer pessoa que seja imoral, indecente ou cobiçosa (pois a cobiça é um tipo de idolatria).
Vivendo na luz
Não deixem que ninguém engane vocês com conversas tolas, pois é por causa dessas coisas que o castigo de Deus cairá sobre os que não obedecem a Ele. Portanto, não tenham nada a ver com esse tipo de gente. Antigamente vocês mesmos viviam na escuridão; mas, agora que pertencem ao Senhor, vocês estão na luz. Por isso vivam como pessoas que pertencem à luz, pois a luz produz uma grande colheita de todo tipo de bondade, honestidade e verdade. Procurem descobrir quais são as coisas que agradam o Senhor. Não participem das coisas sem valor que os outros fazem, coisas que pertencem à escuridão. Pelo contrário, tragam todas essas coisas para a luz. Pois é vergonhoso até falar sobre o que essas pessoas fazem em segredo. E, quando qualquer coisa é trazida para a luz, então a sua verdadeira natureza é revelada. Porque o que é claramente revelado se torna luz. E é por isso que se diz:
Você que está dormindo, acorde!
Levante-se da morte,
e Cristo o iluminará.”
Portanto, prestem atenção na sua maneira de viver. Não vivam como os ignorantes, mas como os sábios. Os dias em que vivemos são maus; por isso aproveitem bem todas as oportunidades que vocês têm. Não ajam como pessoas sem juízo, mas procurem entender o que o Senhor quer que vocês façam.
Não se embriaguem, pois a bebida levará vocês à desgraça; mas encham-se do Espírito de Deus. Animem uns aos outros com salmos, hinos e canções espirituais. Cantem, de todo o coração, hinos e salmos ao Senhor. Em Nome do nosso Senhor Jesus Cristo, agradeçam sempre todas as coisas a Deus, o Pai!!" Efésios 5 vers. 1 a 20.

Todos concordam quando o assunto é o tempo que tem passado com uma rapidez impressionante. Estamos em maio e parece que o Natal foi ontem. Lembro-me que 20 anos atrás eu estava fazendo o curso para missionário na escola 'Jocum' (JOvens Com Uma Missão) em Belo Horizonte. E em outubro completará 20 anos que desta escola eu e mais dez pessoas fomos para a Argentina praticar o que aprendemos em teoria, evangelizando nas ruas, praças e cidades, ficando dois meses por lá. Experiência inesquecível onde fomos recebidos com amor intenso e onde as lutas se misturavam com as vitórias. Parece que foi ontem! Eis a frase que mais tenho ouvido por aí.
A velhice não perdoa, chega para todos aqueles para os quais a dona  morte ainda não chegou. Completei 62 anos há 5 meses. Já passou da hora de refletir sobre o que tenho feito da minha vida. Olhar para o passado e ficar resmungando das coisas erradas cometidas, não adianta nada. A não ser aprender com os tantos erros cometidos. Creio que a escola da vida nos dá essa oportunidade. E, no meu caso, como errei! Mas como errei! Vergonhoso! Contei tudo em textos como: "Fugindo de Deus", "Você tinha tudo pra dar errado!", "O dia em que me ajoelhei para o diabo" e "Abusos infantis: Tem Cura!" Amados de Deus, a sensação que tenho é que minhas atitudes foram acertadas  apenas em 5% da minha vida. Apenas 5%.
É horrível! O que explicaria ter a sensação de ter errado em 95% das atitudes que tomei? Os abusos sofridos pelos amigos adultos dos meus irmãos nas matas da cidade no sul de Minas Gerais onde nasci? A rejeição dolorosa de  ter crescido sem   amigos? As pedradas de não ser aceito por ninguém? O desejo, em vão,  de ser amado?   Sinceramente​, não sei.  O fato é que errar só aumentou a minha infelicidade. Certo é que, pelo menos numa fase da minha vida -a pior!- me senti dominado por forças satânicas das quais não conseguia escapar. O texto 'Fugindo de Deus' conta em detalhes essa negra fase que durou uns 5 anos. A pergunta é: Eu realmente não podia lutar contra as forças do mal que me  guiavam? Será que os tantos erros e fracassos não eram suficientes para Acordar? Ora, até uma criança aprende a fugir da tomada depois de levar o primeiro choque quando colocou o dedinho no local pela primeira vez!!  Nas Escrituras vemos o caso da parábola relatada por Jesus intitulada 'O filho pródigo'.  Um dos dois filhos decidiu pedir ao pai a sua parte da herança e sair em aventura pelo mundo afora. Queria desfrutar das coisas que o mundo oferecia. Estava cansado daquela rotina familiar. O pai o atendeu sem discutir. O filho fez tudo o que quis: prostituiu, bebeu até não aguentar mais, fez mil amigos, gastou todo o seu dinheiro irresponsavelmente e quando 'acordou' estava na miséria. Cuidava de porcos e desejava comer das bolotas dadas à eles mas não podia. Desesperado se lembrou da fartura que os empregados do seu pai rico tinha e decidiu voltar e pedir pro seu pai dar-lhe um emprego. Mas o Pai quando o viu chegando mandou que seus empregados preparassem a maior festa já feita até então para comemorar a volta do filho que 'Estava Morto Mas Reviveu!!' (Lucas 15 vers.11 a 32.)
Não se sabe durante quanto tempo durou a vida errada desse moço. O fato é que ele escolheu o caminho que QUIS. A colheita foi terrível: Fome, solidão, lágrimas, ingratidão e desprezo  dos amigos. Abandono total.
Assim, amados de Deus, também é a vida de muitos. Pobres ou ricos, pensam conseguir a felicidade Fugindo de Deus! "Vou ser livre! Fazer tudo que quero! Nada nem ninguém vai me impedir de realizar os meus desejos! Liberdade!" Igualzinho o filho pródigo! Igualzinho o Jairo (eu).
Mas na verdade o que estará a nossa espera lá na frente são as frustrações! As correntes da escravidão! A derrota certa, cedo ou tarde!!  Tudo dá errado! A liberdade sonhada torna-se escravidão dos vícios ou da paixão. No meu caso foram os dois. No lugar da alegria vem as dores, o abandono, a miséria. O orgulho, a arrogância, a certeza de que tudo daria certo, mostrará que a realidade é bem outra: um grande abismo estará à sua frente pronto pra te engolir. É só você observar o Fim De Todos Os Que Amam o Mundo e a Sua Glória, Famosos Ou Não!! Observem!! Observem por exemplo o fim dos artiostas em meio à Fama e o Sucesso: Michael Jackson, Kurt Cobain (Ex-lider do Grupo de rock Nirvana) Marilin Monroe (Atriz de cinema dos anos 50 2 60, mais famosa até hoje) Prince, Fred Mercury, Whitney Houston, Elis Regina, Chorãoi Cássia Eller, Raul Seixas, Tim Maia etc. etc, e etc. (pesquisem no You tube e se preparem para chorar, principalmente no caso da Whitney!) Triste? Claro!! Algum deles escolheu uma vida Com Jesus, fazendo a Vontade do Salvador do Mundo?? Ora...  Mas se qualquer um deles, inclusive a maravilhosa e maravilhosa Whitney, que deixou Jesus para Buscar Fama, Glória, Riqueza e Aplausos (Encontrou tudo isso e a morte trágica também!), se arrependessem e buscassem à Cristo, não estariam aqui hoje, Felizes e Abençoados?? O Pai Não rejeita a Ninguém que errou e se Arrependeu!!  E se nós não tivéssemos um pai amoroso como o filho pródigo teve? Como eu tive? Hã? O texto "O dia em que me ajoelhei para o diabo!" relata o meu tempo de Filho Pródigo!  Deus me fez ser recebido por meus pais com amor e misericórdia retornando do Rio Grande do Sul faminto, dentes podres, magro, sem dinheiro, roupas velhas, revoltado e com muita vergonha. As visitas ao terreiro do candomblé pedindo ajuda ao pai de santo nunca deu resultado, pelo contrário. Comia porque a boa amiga que me levou ao terreiro, tinha dó e repartia arroz e feijão comigo. Leite, café, ovo, fruta ou outros desejos só ficava nisso:nos desejos. Depois, a gente se aproxima de Deus, o mesmo Deus Pai do Filho pródigo e aí as coisas mudam como mudaram para aquele filho rebelde. Portas são abertas, paz, alegria e satisfação vem ao seu encontro e a verdadeira sensação de liberdade a gente começa a experimentar. Porém, os anos perdidos não tem como consertar. Você os perdeu e pronto! Podiam ter sido evitados? Podiam! O livre arbítrio sempre pertencerá à nós! Cabe unicamente à nós a decisão sobre nossas escolhas. Longe de Deus, longe também da Sabedoria!
Se há algo que todos os seguidores sinceros de Cristo concordam plenamente é que sem  o Espírito Santo a nos guiar, estaremos perdidos! Ora, amados de Deus, como tomar decisões corretas em todo o tempo sem a Luz do Espírito de Deus? Sem oração? Sem a meditação no Livro de Deus?
O nosso grande erro é que colocamos nossos olhos naquelas pessoas aparentemente bem sucedidas que não estão nem aí com Deus! São prósperas, saudáveis, fazem sucesso, aparecem sempre sorridentes na mídia e nada demonstra que Deus faz falta na vida delas. Desprezam a Bíblia, abraçam a sensualidade e o sexo ilícito, estão entregues às baladas continuamente, possuem beleza física invejável além de uma conta bancária invejável. Qual o resultado ao fixar os nossos olhos nessas pessoas? "Ora, se elas são felizes sem Deus, vivendo​ do jeito que bem entendem,   porque eu deveria renunciar e me sacrificar envitando fazer tudo que ela faz? Olha a minha vidinha medíocre? E olha a vida maravilhosa delas!" Sim, como o salmista desabafou com Deus no salmo 73 quando observava a vida dos inimigos de Deus, aparentemente vivendo num tremendo sucesso enquanto ele e outros obedientes servos de Deus enfrentavam dificuldades. Deus então abriu os seus olhos e ele, o salmista, ficou horrorizado ao contemplar o fim dos que desprezavam a Deus e seus mandamentos! Pois é, vocês viram os nomes de alguns deles acima! Deus nos chama para vivermos de acordo com a sua orientação, para que o nosso fim aqui seja o início da Vida Eterna no céu! E esse fim glorioso depende somente de nós mesmos! De uma simples, mas ao mesmo tempo poderosa escolha! Simples porque basta dizer: "Sim, eu quero viver para Jesus, o meu único Senhor e Salvador a partir de agora!" Poderosa porque desde esse momento sua vida nunca mais será a mesma! Afinal, se sua decisão foi sincera, o Criador de todo o universo, estará fazendo morada em seu coração!"Aquele que me ama guardará a minha palavra e meu Pai o amará e Viremos para ele e nele faremos morada!" João 14 vers. 23. Esses cristãos sinceros e fiéis ao Senhor, não vão, de modo algum, perder seu curto e precioso tempo aqui com o pecado! Sábios e tementes à Deus, sempre estarão vivendo como se Cristo fosse retornar hoje!  Não darão brechas ao diabo como vemos tantos e tantos e tantos supostos cristãos falsos dizendo:"Deus é lindo!!" Mas sua conduta é a pior possível! "Pelos frutos os conhecereis!!" Mateus 7 vers. 16 a 20.
Sua boca é um esgoto à céu aberto falando coisas que não convém.  Escandalizam a Deus, mostrando as sujeira  que há em seu coração: mágoas​, ódio, rancor, malícia, orgulho e arrogância, falsa santidade e hipocrisia. Como diz Paulo na carta à  Tito no cap. 1 vers. 16:"
Eles dizem que conhecem a Deus, mas o que eles fazem mostra que isso não é verdade. Estão cheios de ódio, são rebeldes e não são capazes de fazer nenhuma coisa boa!!"
Assim, gastam seu tempo fazendo mal a si mesmos! A tristeza e a frustração farão parte do seu dia a dia pois sua rebeldia atrairá os demônios e estes lhe fecharão as portas além de trazerem tormentos para suas vidas! As Escrituras chamam os demônios de Atormentadores. (Mateus 18 vers. 34)
A velhice chegará para muitos mas muitos outros não chegarão a desfruta-la. Estes no seu leito de morte talvez chorem lágrimas de arrependimento e remorso! Os que chegarem a velhice terão um fim pior: Vão olhar para trás e ver que todos aqueles muitos anos não valeram a pena! Fruto de uma vida onde colocaram a Vontade do Senhor em Segundo Plano!  Então, como diz a bonita música do cantor gospel católico Tiago Braz, estes que fizeram escolhas baseadas unicamente na sua vontade, dirão:Eu devia ter Perdoado Mais! Abraçado Mais! Amado Mais! Ou simplesmente: Obedecido a Voz de Deus Mais! Tarde demais! Que dor estranha essas pessoas sentirão?? Que dor estranha essa que sentirei se eu Não Cuidar Bem  Das Coisas  Que Estou Fazendo Com a Minha Vida?? 
 
"Não se engane! De Deus não se pode zombar! Aquilo que o homem semear, isto também ele  colherá!!" Gálatas 6 vers. 7.  
 
Tenham um domingo abençoado!!
jairo

Nenhum comentário:

Postar um comentário