quarta-feira, 28 de junho de 2017

As Virgens Imprudentes!!



Meus amados; 
 
"Fiquem vigiando, pois vocês não sabem em que dia vai chegar o seu Senhor!!" Mateus 24 vers. 42.

As surpresas que vem sobre nós tanto  podem ser agradáveis como podem ser dolorosas. Elas fazem parte de nossa vida e escapar delas não é possível.

Quando o/a aniversariante chega em casa (ou outro local, como queiram) e entra , distraidamente, sem perceber que dali a instante algo vai acontecer, se alegrará quando o grupo  de pessoas amigas que estavam estrategicamente escondidos, aparecerem e começar o "parabéns pra você..." surpresa feliz, portanto. Outras não são felizes. São as más notícias que obviamente ninguém espera nem quer receber. São inevitáveis também.

Estar preparado é o que mais precisamos. E é muito difícil de se conseguir. Ou vocês conhecem alguém que está preparado para receber más notícias? A pessoa mais forte, mais madura, mais experiente, desaba diante de notícias dolorosas. Como receber uma notícia sobre o falecimento de alguém muito especial e ficar impassível, controlado e equilibrado? Difícil! Somos frágeis, emocionalmente descontrolados ante fatos inesperados. Porém, se nós sabemos que algo vai acontecer e que seremos tremendamente afetados por ele, então o bom senso nos manda ficar alertas afim de que não sejamos surpreendidos. Infelizmente sempre existirá aqueles distraídos, descuidados que se deixarão  ser levados por coisas desse mundo e não percebem o acontecimento que está pra acontecer e que afetará suas vidas para sempre.  O ser humano sofre, perde, se frustra, é derrotado, é humilhado muitas vezes por sua própria culpa. Não usa de prudência! Não vigia! Certa vez Jesus estava entristecido e  disse sobre os imprudentes:"Os filhos das trevas são mais prudentes que os filhos da luz!" Lucas 16  vers. 8.
Como pode ser isso? Seguidores da Luz (Jesus) não usam da prudência? E os não seguidores da Luz, vivendo em trevas, usam frequentemente de prudência? Sim, foi o que disse o mestre. Ora, e quantas vezes nós assistimos o comportamento de tantas pessoas que estão  bem pertinho de nós,  sofrendo terríveis consequências de seus atos imprudentes? Algumas, mais bobinhas, erram, erram e erram e depois falam que estão sendo provadas. Ou culpam satanás. Quem leu o texto "Fugindo de Deus! Ele veio pela dor!" publicado em 14 de abril, devem ter ficado assustados com as besteiras que eu aprontei durante longos anos da minha vida. Êrros e mais êrros! Imprudência em cada atitude que tomava! A colheita é maldita! Inevitável!
E quanto às virgens do título desse texto?
Vamos analisar o comportamento de dez delas.
Todas as dez sabiam que o noivo viriam buscá-las  a qualquer momento. Deveriam todas estar com suas vasilhas cheias de azeite pois estes manteriam suas lâmpadas acesas. Quem pesquisar na internet, ou perguntar  pro seu avô ou para alguém com mais de 80 anos, com certeza vai entender melhor sobre lamparinas. Na minha infância eu conheci a 'lamparina'. Muitas vezes meu pai nos levava aos cultos na roça,  nas casas de pessoas onde não havia luz elétrica e lá eram acesas algumas lamparinas.  Ali havia o azeite para manter acesa a chama das lamparinas mas havia também o azeite espiritual, ou seja o próprio Espírito Santo, a nos encher de gozo e prazer indescritível! Era um tempo em que as pessoas se reuniam para buscar e adorar a Deus com aquela sede, santidade, simplicidade, fome de Deus, que não se vê hoje em dia mais não! De verdade! Gente da roça!
Os moradores daquelas casinhas onde mal haviam cadeiras para as poucas pessoas que lá compareciam não deixava faltar o azeite nas suas lamparinas, pois a escuridão era iluminada apenas pela lua. Quando as nuvens  ou as chuvas, deixavam ela aparecer! E dentro das casas? Sem lamparinas com azeite, seria a escuridão total. Trevas.
Das dez virgens do texto, amados de Deus, cinco eram mais sábias e por isso estavam prudentemente atentas a falta de azeite. Estavam avisadas de  que o noivo viria mais cedo ou tarde, não importa. Importa que elas tinham que vigiar para que nunca faltasse o azeite. Sabiam que as consequências da sua distração em relação a isso, seriam trágicas. Tinham consciência de que seria muito tarde se o noivo não as encontrassem com as lâmpadas acesas. Estavam atentas, vigiando continuamente. Se esforçavam, lutavam mas não deixavam que o azeite acabasse. O fogo não se apagava!! Não importava o preço à pagar, ele estava sempre aceso. A prudência era a palavra de ordem entre elas. Enquanto isso suas outras cinco amigas, eram as loucas imprudentes. Estavam despreocupadas e se divertiam, gastando seu tempo com futilidades, esquecendo do aviso de que a vinda do noivo aconteceria a qualquer momento. Viver o hoje era mais importante para elas. Para que a preocupação? E se o noivo demorar? Vamos meditar no texto?
 "Jesus disse:
— Naquele dia o Reino do Céu será como dez moças que pegaram as suas lamparinas e saíram para se encontrar com o noivo . Cinco eram sem juízo, e cinco eram ajuizadas. As moças sem juízo pegaram as suas lamparinas, mas não levaram óleo de reserva. As ajuizadas levaram vasilhas com óleo para as suas lamparinas. Como o noivo estava demorando, as dez moças começaram a cochilar e pegaram no sono.
  — À meia-noite se ouviu este grito: “O noivo está chegando! Venham se encontrar com Ele!”
  — Então as dez moças acordaram e acenderam as suas lamparinas. Aí as moças sem juízo disseram às outras: “Deem um pouco de óleo para nós, pois as nossas lamparinas estão se apagando.”
  — “De jeito nenhum”, responderam as moças ajuizadas. “O óleo que nós temos não dá para nós e para vocês. Se vocês querem óleo, vão comprar!”
  — Então as moças sem juízo saíram para comprar óleo, e, enquanto estavam fora, o noivo chegou. As cinco moças que estavam com as lamparinas prontas entraram com ele para a festa do casamento, e a porta foi trancada.
  — Mais tarde as outras chegaram e começaram a gritar: “Senhor, senhor, nos deixe entrar!”
  — O noivo respondeu: “Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eu não sei quem são vocês!
E Jesus terminou, dizendo:
— Portanto, fiquem vigiando porque vocês não sabem qual será o dia e a hora.
Mateus 25.1 a 13.
Amados, esta parábola relatada por Jesus, é um alerta sobre sua vinda que será repentina sem que ninguém esteja esperando. O azeite é o Espírito Santo em nós. A lâmpada acesa indica que estamos em plena comunhão com o Pai, adorando-O, orando constantemente, observando sua palavra e praticando-a. Enquanto vivemos na prática de sua palavra, mantemos a lâmpada acesa. O azeite, seu Espírito Santo estará em nós. Em constante vigilância nos mantemos afastados das trevas do pecado. Sabemos que o pecado é capaz de apagar a luz e deixar tudo em trevas! "Mas quem odeia seu irmão está nas trevas e anda nas trevas, sem saber para onde dirige os passos; as trevas cegaram seus olhos!!"  Primeira carta de João 2 vers. 11. Vejam que palavra maravilhosa!!: "Eu sou a luz do mundo! Quem me segue não anda em trevas!" João 8 vers. 12. Ele nos deu o Azeite e somente através de nossa comunhão DIÁRIA com Ele em sinceridade e santidade e que estaremos Sempre Cheios do Espírito (AZEITE!!) Santo!!  Ele Voltará à qualquer momento! ELE É O NOIVO!! Foi para o Pai mas prometeu que voltaria para nos buscar:" Não fiquem aflitos. Creiam em Deus e creiam também em mim. 2Na casa do meu Pai há muitos quartos, e eu vou preparar um lugar para vocês. Se não fosse assim, eu já lhes teria dito. 3E, depois que eu for e preparar um lugar para vocês, voltarei e os levarei comigo para que onde eu estiver vocês estejam também!!" João 14  vers. 1 a 3). E quando lá chegarmos uma grande festa estará à nossa espera. Tudo foi preparado pelo Noivo, Jesus. É a bodas do noivo com sua igreja, nós, as virgens. "Aleluia! Pois o Senhor, nosso Deus, o Todo-Poderoso, é Rei! Fiquemos alegres e felizes! Louvemos a sua glória! Porque chegou a hora da festa de casamento do Cordeiro, e a noiva já se preparou para recebê-lo!
Então o anjo me disse:
— Escreva isto: “Felizes os que foram convidados para a festa de casamento do Cordeiro!Apoc. 19 vers. 6 a 9.
 Vejam que o texto acima diz que a noiva já se preparou para receber o Noivo!! As noivas são as virgens prudentes, sábias, atentas, cheias do espírito Santo!! Quando Paulo diz que somos o templo do Espírito Santo, na primeira carta aos Coríntios no cap. 3  e vers.16,  ele fez uma comparação como se fôssemos a própria igreja/templo!  É preciso que sejamos sábios e entendamos que cristo não virá buscar aquele local onde nos reunimos para adorá-lo. Ele vem buscar gente, não paredes e  piso. Amados de Deus, este será o acontecimento mais assustador para a humanidade jamais imaginado, jamais esquecido após ocorrer e aqueles que estiverem com suas lamparinas apagadas enfrentarão a Grande Tribulação aqui! Escrevi um texto sobre esse dia intitulado "O maior acontecimento de todos os tempos!" publicado em 20 de março de 2016. Que os ímpios não acreditam e nem esperam por esse dia, todo cristão sabe. Porém, esta parábola foi escrita para cristãos! É interessante que Jesus fala de metade das virgens são prudentes e metade ele chama de imprudentes (Há uma versão que as chamam de 'Loucas').
Será que o Senhor está insinuando  que 50% daqueles que dizem ser cristãos estão sem seu Espírito Santo? Metade?? Não sei. Mas conjecturar sobre esse detalhe não é errado. Porque, pois, Ele não se referiu às dez virgens como sendo 8 prudentes e apenas 2 imprudentes? Para refletir.
Hora de examinarmos nossa vida à luz da sua palavra, amados de Deus! Tenho visto muitos e muitos e muitos vivendo do jeito que querem e,  pior, tendo certeza de que estão salvos! São boas pessoas, não fazem mal a ninguém, são honestas e fogem do mal. E acreditam sinceramente que isto já basta. Não. Não basta. Seu desinteresse pelas coisas espirituais, sobre o q Deus deseja delas, falta de submissão à vontade do Senhor desprezando a santa ceia que é servida somente nas igrejas, faz com que o Espírito Santo se entristeça! Satanás mostra-lhes somente os defeitos da igreja e assim as acorrentam em suas casas impedindo-as de  frequentar uma igreja e desenvolver os talentos e dons dados pelo Espírito Santo! E não sentem que estão em   pecado! Desprezam o plano que Deus tem para elas! Vivem apenas para si mesmas! Porém, vejam:"E Ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais, para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou!" Segunda carta aos Coríntios 5 vers. 15. E agora?? Não trocam o conforto de seus edredons e suas casas pelas igrejas nem aos domingos. E acham que está tudo bem. Quanto à ceia do senhor em que se é servido o pão e o suco de uva (corpo e sangue de cristo), não se importam. Quanto às palavras de Jesus:"Todo aquele que comer a minha carne e beber o meu sangue tem vida eterna, e Eu o ressuscitarei no último dia!!" João 6 vers. 54.   Ficam em silêncio, indiferentes como se essas palavras não fossem importantes! Não trabalham para Cristo, não vivem para Ele e seguem despreocupados vivendo do jeito que escolheram.
Tenho medo de que uma multidão de pessoas bondosas façam parte dessas virgens imprudentes! Seu azeite acabou faz tempo! A chama da lamparina já se apagou. E não percebem! O coração se endureceu para que não percebessem que sua vida nunca foi entregue ao  noivo, pois  não vivem para Ele. Dessa forma  se encontram adormecidos, distraídos,  esquecidos de que fez a escolha louca quando perdeu a humildade ao decidir viver do seu jeito, rejeitando deliberadamente, o jeito que Deus quer que  vivam! Suas preocupações são outras!!  O dono do azeite ainda está aí para "vender"-lhe mais azeite. Se quisessem  comprar! Porém, quem quer comprar? Custa obediência à vontade do noivo! O mesmo noivo que aqui esteve há dois mil anos atrás para fazer não a sua mas para fazer a vontade do seu pai! João 6 vers. 38. E fez! Cumpriu toda a vontade do Pai para nos salvar! Esperando que todos aqueles que dizem amá-Lo, cumpram também sua vontade! Para que assim, a lâmpada se mantenha acesa!  Afinal, a porta vai se fechar assim que o noivo chamar! A mesa está pronta para a grande festa das bodas! Quando ele chamar só haverá tempo de entrar aqueles que estiverem preparados com suas lâmpadas acesas! Pois os que estiverem desapercebidos ouvirão do noivo:"não vos conheço!" esta será a  colheita daqueles que não quiseram conhecer a vontade dEle!! Depois da porta fechada, a outra porta  que se abrirá será a do inferno! E não haverá convite para entrar por ela! Serão todos obrigados a entrar para nunca mais sair! Lembram-se da porta estreita e da porta larga? De um lado, festas com todos que vigiaram andando de acordo com a vontade do noivo!! De outro "choro e ranger de dentes" "No entanto ele vós dirá: não vos conheço e tampouco sei de onde sois! Aparta-vos de mim! Ali haverá grande lamento e ranger de dentes! Pessoas virão do norte e do sul, do oriente e do ocidente e ocuparão os vossos lugares na grande mêsa no reino de Deus!!" Lucas 13 vers.27 a 29. 

Faça parte da festa!! O noivo te chamará! Pode ser hoje!! Pode ser amanhã!! Pode ser agora!! Humildemente faça uma reflexão sobre sua lâmpada!! Ela está mesmo acesa??

Tenham uma quarta-feira abençoada! 

jairo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário