terça-feira, 6 de junho de 2017

"E Deus satisfará os Desejos do seu coração!!" Salmo 37 vers. 4.



Amados de Deus;




"Agrada-te Do Senhor e Ele Satisfará Os Desejos de Seu Coração!!" Salmo 37 vers. 4.

 Este é o quarto versículo dos quarenta  que compõe o cap. 37 do livro dos Salmos. Nunca se deve analisar  apenas um versículo tirando dele conclusões. Para evitar grandes erros e enganos interpretando-os de maneira errada, devemos ler todo o contexto onde está inserido o versículo. E neste Salmo  é interessante observar como o Senhor Deus inspirou o autor a escrever cada um dos 40 vers. Deus fala sobre  o fim amargo do injusto e o fim abençoado do justo. Um versículo é sobre a colheita do Justo, o seguinte discorre sobre a colheita do Injusto, ainda que hoje ele seja próspero. Impressionante a força dessas Palavras, tanto daquelas que nos exortam nos dizendo para Não ter inveja dos maus que vemos prosperando, pois o fim deles vem chegando (vers. 1), como da exortação para que Agrademos ao Senhor e tenhamos  prazer NEle, pois Ele satisfará os nossos desejos!
A maior alegria  que nós podemos dar a Deus é
mostrar a Ele que nosso prazer é Ele, Sua Presença,  Sua Palavra. Quer mexer com o coração De Deus? Agrada-O!
Diz um outro Salmo:"
O verdadeiro sacrifício agradável à Deus é um coração contrito. Um coração contrito e quebrantado, o Senhor não desprezará!!" Salmo 51 vers. 17. Quebrantado e Contrito significa que a  pessoa está disposta a obedecer a Ele com sinceridade e humildade. Significa reconhecer-se como sendo totalmente dependente de Deus. Reconhecer-se como pecador arrependido. Ser submisso totalmente à Deus e à Sua vontade. sem questionar. Independente das circunstâncias.
Entretanto, vamos analisar somente o vers. 4 no texto de hoje.  Queremos ver nossos desejos realizados por Deus?
Estamos dispostos a Agradá-LO?  O que devo fazer para Agradá-LO?
O Perigo reside num falso entendimento de como se
proceder para agradar a Deus.
A
humanidade tem fracassado até aqui quando tenta agradar ao Senhor. O primeiro mandamento raramente é Cumprido. Convivemos com Cristãos e ao longo dessa convivência percebemos pelos seus frutos, o quão longe estão de cumprir o Primeiro Mandamento.Eu mesmo me pego refletindo como estou longe de cumprir o "Amar a Deus sobre todas as coisas!" Em minhas orações me humilho e choro pedindo a Deus que me ajude a ser uma pessoa melhor, que agrade à Ele! CUMPRIR o primeiro mandamento é tudo o que Deus espera de nós!!
E se recebemos esse Mandamento é porque
podemos cumpri-lo. Mas devemos ter em mente que enfrentaremos dificuldades nesse propósito. Exemplo? Nossa reação quando somos feridos de forma grave a ponto de sermos grandemente prejudicados.  Como Perdoar? Por outro lado, se não perdoarmos, como agradar ao Senhor?  Alguns acreditam que se elas estão trabalhando dedicadamente num departamento da igreja ou 'dando' seus dízimos e ofertas diligentemente, estão agradando a Deus corretamente. E estão mesmo!!  Porém, cuidado, com o falso entendimento de que isso basta!! Ou de que  'nós podemos dar algo para Deus'.
Vejam, amados de Deus, nesses versículos que o Espírito Santo inspirou Paulo à escrever aos Filipenses, um dos trechos mais lindos da Bíblia e saberemos mais um pouco de como viver agradando ao Bondoso Deus: "Então peço que me deem a grande satisfação de viverem em harmonia, tendo um mesmo amor e sendo unidos de alma e mente. Não façam nada por interesse pessoal ou por desejos tolos de receber elogios; mas sejam humildes e considerem os outros superiores a vocês mesmos. Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros.
Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha:
Ele tinha a natureza de Deus,
mas não tentou ficar igual a Deus.
Pelo contrário, ele abriu mão
de tudo o que era seu
e tomou a natureza de servo,
tornando-se assim
igual aos seres humanos.
E, vivendo a vida comum de um ser humano,
ele foi humilde e obedeceu a Deus
até a morte
— morte de cruz.
Por isso Deus deu a Jesus
a mais alta honra
e pôs nele o nome que é
o mais importante de todos os nomes,
para que, em homenagem
ao nome de Jesus,
todas as criaturas no céu,
na terra e no mundo dos mortos,
caiam de joelhos
e declarem abertamente
que Jesus Cristo é o Senhor,
para a glória de Deus, o Pai.
Portanto, meus queridos amigos, vocês que me obedeceram sempre quando eu estava aí, devem me obedecer muito mais agora que estou ausente. Continuem trabalhando com respeito e temor a Deus para completar a salvação de vocês. Pois Deus está sempre agindo em vocês para que obedeçam à vontade dele, tanto no pensamento como nas ações.
Façam tudo sem queixas nem discussões para que vocês não tenham nenhuma falha ou mancha. Sejam filhos de Deus, vivendo sem nenhuma culpa no meio de pessoas más, que não querem saber de Deus. No meio delas vocês devem brilhar como as estrelas no céu, entregando a elas a mensagem da vida. Se agirem assim, eu terei motivo de sentir orgulho de vocês no Dia de Cristo , pois isso mostrará que todo o meu esforço e todo o meu trabalho não foram inúteis!! Fillipenses 2 vers. 2 a 16. Impressionantes palavras, não?? Glórias à Deus!! Difíceis de serem cumpridas? Claro! Porém, quem deseja agradar ao senhor vai, sim, lutar para colocá-las em prática! Somente os transformados, os convertidos de verdade, conseguem se submeter à palavra de Deus! Estes andam em Espírito e não na Carne, por isso não encontram dificuldades em transpor os obstáculos que querem nos impedir de Praticar a Vontade do Poderoso e Misericordioso Senhor. "Porque as pessoas que vivem de acordo com a natureza humana têm a sua mente controlada por essa mesma natureza. Mas as que vivem de acordo com o Espírito de Deus têm a sua mente controlada pelo Espírito. As pessoas que têm a mente controlada pela natureza humana acabarão morrendo espiritualmente; mas as que têm a mente controlada pelo Espírito de Deus terão a vida eterna e a paz. Por isso as pessoas que têm a mente controlada pela natureza humana se tornam inimigas de Deus, pois não obedecem à lei de Deus e, de fato, não podem obedecer a ela. As pessoas que vivem de acordo com a sua natureza humana não podem agradar a Deus.
Vocês, porém, não vivem como manda a natureza humana, mas como o Espírito de Deus quer, se é que o Espírito de Deus vive realmente em vocês. Quem não tem o Espírito de Cristo não pertence a ele!!" Romanos 8 vers. 5 a 9.
Para Deus importa em primeiro lugar que sejamos transformados!
Por isso, Amados de Deus, escrevi no início desse texto que
mais do que qualquer coisa que possamos fazer, o que realmente Agrada a Deus é a obediência total à Sua Vontade! Essa submissão O atrai, chama sua atenção! E são poucos os que se submetem à Ele. Sempre foram poucos! Vejam um dos mais impressionantes exemplos de obediência a Deus:"Disse Deus a SatanásObservaste  o meu servo Jó? Porque não há ninguém semelhante a ele na terra. Homem Íntegro, Sincero e Reto, Temente a Deus e que se desvia do Mal!" Jó 1 vers. 8.
Eis aí amados, o
maior exemplo de como agradar ao Senhor. Obediência aos seus Preceitos. Fidelidade. Desviar-se de todo mal. Sinceridade! "Não há ninguém semelhante a ele na terra!!", disse Deus sobre ele! De quem mais Deus disse coisa semelhante entre todos os homens nas Escrituras ?? Jó se esforçava para agradar ao Senhor! E Conseguia! (coração contrito e quebrantado!!) Quando se dispõe o coração para amar a Deus acima de qualquer coisa, com certeza se consegue! O próprio Espírito Santo nos ajuda!! Sem essa ajuda, fica difícil!
E quanto aos
sonhos do nosso coração que desejamos ver realizados por Deus? Em relação à isso, sejamos Adultos! Cuidemos para que esses sonhos e desejos também estejam de acordo com a vontade de Deus! Já imaginaram um pai ouvindo seus filhos pedirem coisas ridículas? Tolas? Fúteis? Egoístas? Vejam o que diz a palavra de Deus sobre isso:"Vocês cobiçam coisas e não as tem. Invejam e matam, mas não conseguem obter o que desejam.  Vocês não tem porque não pedem! E quando pedem  não recebem! Pois vocês não sabem pedir. Pedem por motivos errados,  para gastar em seus prazeres!" Tiago 4 vers. 2 e 3.
Portanto, meus amados,
comportemo-nos como adultos diante do Pai quando abrirmos nossos lábios para pedir-lhe algo! Tenho conhecido e convivido com crianças de 4 ou 5 anos com um comportamento impressionantemente sensato pela pouca idade. No entanto, com vergonha confesso que  também convivo com adultos cujo comportamento deixa envergonhadas essas crianças por causa de sua infantilidade. Beira a idiotice! À esses certamente o Senhor não ouve nem tampouco atende. Somente a maturidade, a seriedade, o conhecimento do Senhor e da sua palavra, nos fará chegar diante dele com nossos pedidos inteligentes, sensatos, corretos, ainda que sejam pedidos dificílimos ou bem simples! Mas que façam sentido, que tenham algum propósito e que não seja egoísta.
"Quando estamos na presença de Deus, temos coragem por causa do seguinte: se pedimos alguma coisa de acordo com a sua vontade, temos a certeza de que ele nos ouve!!" Primeira carta de João 5 vers. 14.  Há pessoas que precisam obter riquezas, luxo, iates, mansões e até jatinhos só para comprovar que Deus está com ela/e!! Se Deus não der, oferecem à Deus dízimos em dobro ou algo assim, esperando que Deus se agrade e 'agora' lhes atenda!! Uma loucura!! Tentam agradar - ou corromper?- a Deus lhe dando dinheiro!! Sim, amados do Senhor, isso é bastante comum! Não serão ouvidos pelo Santo Deus! São infelizes que nada conhecem de Deus!
Mas o
Pai amoroso está aí a dizer para os humildes, simples, sábios servos seus:"Peçam e lhes será dado! Batam e a porta se  abrirá! Busquem e acharão! Pois todo aquele que pede recebe, o que busca acha e o que bate se abrirá!!" Mateus 7 e 8.
Mas
SINTA PRAZER NELE primeiro! Sinta prazer pelo o que ELE É, não pelo o que ELE possa fazer por você! Viva em adoração ao seu Nome! Viva meditando e amando sua Palavra!! Viva falando DELE sem se envergonhar disso!! Viva em Humildade! Viva usando sua língua para abençoar quem quer que seja!! Viva em submissão à Ele!! Viva em oração constante, dialogando com Ele! E fale DELE, do seu amor e salvação à todos! Ame a Todos! Falando sempre a verdade de cristo à todos!!  Qual filho obediente, amoroso, fiel, sincero, humilde, santo e correto vai receber um "não" do seu pai?? Peça!!! Faça Bons Pedidos!!! 

Tenham uma Abençoada quarta-feira!!
jairo

Nenhum comentário:

Postar um comentário