quarta-feira, 7 de junho de 2017

Pesa-me, ó Deus, em sua balança: Se eu for injusto, que eu plante e outro colha!




Amados de Deus;

Deus sempre examina o  nosso coração "E Deus, que vê o que está dentro do coração, sabe qual é o pensamento do Espírito!" Romanos 8 vers. 27. E Jó era um dos poucos homens que tinha um coração que nunca decepcionava ao Senhor!  Anos e anos e Jó cada vez mais Correto! Vejam, amados de Deus, esse trecho quando ele, tomado por terríveis dores, nu, se coçando com um caco de telha, bichos saindo das feridas pelo seu corpo todo, durante a dura provação por que passou, desabafou com Deus:"Se caminhei com a mentira, se meu pé correu atrás da fraude,  que Deus me pese em justas balanças e reconhecerá minha integridade.  Se meus passos se desviaram do caminho, se meu coração seguiu meus olhos, se às minhas mãos se apegou qualquer mácula,  semeie eu e outro o coma, e que minhas plantações sejam desenraizadas!" Jó, 31 vers. 5 a 8. - Bíblia Católica Online.  É a tal da consciência Limpa! Limpa! Não tinha nada à esconder! Nada à temer! Era transparente! Consciência pura!!
Ele era tão justo que todas as pessoas que o conheciam o admiravam profundamente! Elas abaixavam a cabeça quando Jó passava! Era um  ser humano bondoso que jamais amava sua riqueza mais do que os miseráveis, os órfãos e as viúvas ou quaisquer necessitados que vinham lhe pedir socorro! Ele amava a justiça! Sabia que Deus era a própria justiça! Temente à Deus, ele praticava sua  palavra continuamente! Por isso Deus disse à satanás sobre Jó: "O Senhor disse-lhe: De onde vens tu? Andei dando volta pelo mundo, disse Satanás, e passeando por ele.  O Senhor disse-lhe: Notaste o meu servo Jó? Não há ninguém igual a ele na terra: íntegro, reto, temente a Deus, afastado do mal." Jó, 1 vers. 7 e 8 - Bíblia Católica Online.  Ora, amados de Deus, não dizem por aí que todos os bilionários são avarentos? São incapazes de socorrer uma pobre viúva ou uma criança faminta? Claro que a maioria dos ricos são avarentos! Jesus falou sobre isto quando aquele jovem rico foi procurá-lo para saber o que ele  tinha que fazer para herdar a vida eterna e Jesus lhe mandou vender tudo o que tinha, dar aos pobres e segui-Lo! O jovem se retirou muito triste pois era muito rico.
Mas Jó escolheu amar a Deus acima de todas as coisas! E quem ama a Deus de verdade ama seus mandamentos​!! E os obedece!! Esse homem impressionante levantava de madrugada para oferecer ofertas à Deus por seus 10 filhos porque tinha receio de que eles pudessem ter pecado! "Quando terminava uma rodada de banquetes, Jó se levantava de madrugada e oferecia sacrifícios em favor de cada um dos seus filhos, para purificá-los. Jó sempre fazia isso porque pensava que um dos filhos poderia ter pecado, ofendendo a Deus em pensamento!!" Jó 1 vers. 4. Parece que sua preocupação diária era agradar, agradar e agradar à Deus!! Ou seja, não precisou ver Jesus pregando este vers.:"Mas busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e as demais coisas lhes serão acrescentadas!!" Mateus 6 vers. 33.  Ah,  amados de Deus, quantos como Jó escolhem buscar a Deus em primeiro lugar?? De manhã até a noite Jó respirava a vontade de Deus!! Recusava tudo aquilo que entristece a Deus! Amava fazer tudo o que agradava ao Altíssimo!! Sem sentir que isto é um fardo! Deus admira atitudes de amor! Sempre amor! Ele é o próprio amor! Por isso ele testou o jovem rico para saber o que havia em seu coração! Por isso Ele escreveu isto sobre o seu povo no deserto do Sinai: "Lembra-te de todo o caminho por onde o Senhor te conduziu durante esses quarenta anos no deserto, para humilhar-te e provar-te, e para conhecer os sentimentos de teu coração, e saber se observarias ou não os seus mandamentos!!" Deuteronômio, 8  vers. 2- Bíblia Católica Online.  Ninguém pode esconder DEle  o que há no coração! Jó sabia disso! Mantinha o seu coração limpo, puro e fiel! Transbordava de amor por Deus!! Tão grande era esse amor que ganhou a confiança de Deus a ponto do Todo poderoso desafiar o diabo à conseguir  fazer Jó blasfemar DEle se ele passasse por momentos de intensa dor! E passou mesmo! Jó ficou  nas garras do diabo por permissão de Deus. Será que alguém acredita que o diabo foi mais ou menos mau com ele? Não! O diabo fez Tudo o que quis, colocando todos os males possíveis no corpo de Jó, trazendo-lhe tormentos jamais conhecidos por nós! Sim, ele desabafou, chorou, desesperou-se, mas blasfemar contra Deus, não! Pelo contrário! Em meio a dor, ele conseguiu ter essa esperança:"Pois eu sei que o meu defensor vive;
no fim, ele virá me defender aqui na terra!" Jó 19 vers. 25.
Ele podia dizer tudo o que quisesse sobre sua inocência aos três amigos que insistiam em afirmar que tudo aquilo que ele estava passando era castigo de Deus por causa de algum pecado que ele tinha cometido! Mas como? Sua consciência só lhe mostrava um passado de justiça! Era inocente!! Como Jesus foi para a Cruz sendo Inocente, Jó também foi para a provação sendo Inocente! E Deus era sua testemunha! Não foi qualquer um que testemunhou sobre a justiça dele! Foi Deus!!
"Pesa-me, ó Deus, em sua balança! Se achar em mim injustiça, que eu plante e outro colha!!"
Ou seja, que eu seja escravo dos outros!! Somente os que tem convicção de que nada devem, de que possuem um coração sincero e uma consciência limpa diante de Deus, ousam dizer a Deus tais palavras!! Um homem de carne e osso, como qualquer outro. Rico como muitos que existem no mundo! Diferente de todos os homens, ricos ou pobre, Vejam que testemunho Deus deu sobre ele:


"Você notou o meu servo Jó? No mundo inteiro não há ninguém tão bom e honesto como ele. Ele me teme e procura não fazer nada que seja errado!!" Jó 1 vers. 8.
Diferente de todos!!! Fez a escolha que Deus espera que todas as suas criaturas façam: Que O Amem!! De todo o coração!! E esse amor só pode ser provado, através da estrita obediência!! Onde a fé é mais do que tudo! "Sem fé ninguém pode agradar a Deus, porque quem vai a ele precisa crer que ele existe e que recompensa os que procuram conhecê-lo melhor!!" Hebreus 11 vers. 6.
Em resumo, para encerrar, guarde essas últimas palavras: Jó tinha um relacionamento íntimo com Deus!! Não era religião! Era amor por um Deus Invisível! E ponto!!
"Pergunta-lhe Judas, não o Iscariotes: Senhor, por que razão hás de manifestar-te a nós e não ao mundo? Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará, e nós viremos a ele e nele faremos nossa morada.  Aquele que não me ama não guarda as minhas palavras. A palavra que tendes ouvido não é minha, mas sim do Pai que me enviou!!" São João, 14  vers. 22 e 23- Bíblia Católica Online. 
 
Tenham uma quinta-feira Abençoada!
jairo

Nenhum comentário:

Postar um comentário