terça-feira, 20 de junho de 2017

Por que duas irmãs que andaram com Jesus possuíram uma Fé tão diferente??


Amados de Deus;   

"O tentador aproximou-se dele e lhe disse: Se és Filho de Deus, ordena que estas pedras se tornem pães. 4. Jesus respondeu: Está escrito: Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus!!!" São Mateus, 4vers. 3 e 4 - Bíblia Católica Online.

Como essa história é forte! Passa-se no interior da casa dos três irmãos Lázaro, Marta e Maria, amigos de Jesus. Cada vez que o Mestre amado passava por aquela   cidadezinha chamada Betânia, Ele se hospedava na casa deles. Ali Ele comia e repousava. E, claro,  ensinava os mistérios de Deus à eles. Jesus chegou naquele dia e encontrou Marta bastante ansiosa, preocupada com os serviços domésticos. Sabe aquele dia em que aparece uma visita na sua casa inesperadamente e ainda na hora errada?  Talvez bem cedinho! A casa toda desarrumada e as visitas entrando. E você entra em desespero pois não se conforma de que as visitas vejam a casa em desordem.
Enquanto Marta fechava o semblante, irritada e começava a fazer a faxina, sua irmã se interessou por outra coisa:Ouvir Jesus! É como se ela estivesse  ansiosamente esperando que Ele voltasse à sua casa para escutar novamente suas preciosas palavras! E nem percebeu que sua irmã ficou furiosa por ter que arrumar a bagunça, digamos assim, sozinha! Ou se percebeu, deve ter pensado assim"'Tô nem aí!!' Hoje é um dia muito especial! Ele está aqui! Quero ouvir tudo que sair da boca dEle!!" O texto não diz se foi ela quem pediu pra Jesus falar das coisas de Deus Pai, mas eis que de repente Marta se aproxima e vê Maria sentada enquanto Jesus falava do Reino de Deus! Maria se comportava como se a casa estivesse brilhando de tão limpa. Vamos ler o pequeno texto todo? "Caminhando Jesus e os seus discípulos, chegaram a um povoado, onde certa mulher chamada Marta o recebeu em sua casa. Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo o que Ele ensinava. Marta estava inquieta, ocupada com os muitos afazeres. E, aproximando-se de Jesus inquiriu-lhe: “Senhor, não te importas de que minha irmã tenha me deixado só com todo o serviço? Peça-lhe, portanto, que venha ajudar-me!” Orientou-lhe o Senhor: “Marta! Marta! Andas ansiosa e te afliges por muitas razões. Todavia, uma só causa é necessária. Maria, pois, escolheu a melhor de todas, e esta não lhe será tirada!!!! Lucas 10 vers. 38 a 42.
Poucos meses depois, as duas voltariam a se encontrar mais duas vezes com Jesus. Na primeira dessas vezes, Jesus estava sentado à mesa com Lázaro  para comer e enquanto Marta servia, vejam o que Maria escolheu fazer:
"Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi ao povoado de Betânia, onde morava Lázaro, a quem ele tinha ressuscitado. Prepararam ali um jantar para Jesus. Marta ajudava a servir, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. Então Maria pegou um frasco cheio de um perfume muito caro, feito de nardo puro. Ela derramou o perfume nos pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; e toda a casa ficou perfumada. Mas Judas Iscariotes, o discípulo que ia trair Jesus, disse:
Este perfume vale mais de trezentas moedas de prata. Por que não foi vendido, e o dinheiro, dado aos pobres?
Judas disse isso, não porque tivesse pena dos pobres, mas porque era ladrão. Ele tomava conta da bolsa de dinheiro e costumava tirar do que punham nela.
Então Jesus respondeu:
Deixe Maria em paz! Que ela guarde isso para o dia do meu sepultamento. Os pobres estarão sempre com vocês, mas eu não estarei sempre com vocês!!" João 12 vers. 1 a 8.
Quanta demonstração de Amor pelo Filho De Deus!
E na terceira vez em que a Bíblia relata o encontro entre as duas e Jesus, foi um  encontro mais dramático das vidas delas, que ficou marcado para sempre na história! Naquele dia, um Morto fedido, depois de ser sepultado haviam 4 dias, iria ressuscitar e este é Lázaro, irmão das duas e amigo de Jesus. Deus preparou  aquela situação para glorificar seu Filho e revelar à todos que Jesus era o Cristo, o Messias que havia de vir. Assim que Jesus se aproximou da cidade de Betânia onde as pessoas ainda choravam a morte de Lázaro, Marta ficou sabendo da chegada DEle e foi correndo ao seu encontro. E reclamando! Lamentava dizendo:"
Então Marta disse a Jesus:
— Se o Senhor estivesse aqui, o meu irmão não teria morrido! Mas eu sei que, mesmo assim, Deus lhe dará tudo o que o Senhor pedir a Ele.
  — O seu irmão vai ressuscitar! — disse Jesus.
Marta respondeu:
— Eu sei que ele vai ressuscitar no último dia! " João 11 vers. 21 a 24. No último dia?? Foi o que Marta disse. Veremos mais adiante.
E em seguida quem Ele manda chamar?? "Depois de dizer isso, Marta foi, chamou Maria, a sua irmã, e lhe disse em particular:
— O Mestre chegou e está chamando você!"  vers. 28.
 Que diferença no relacionamento entre Ele e as duas irmãs!!! O Mestre amava muito Maria porque ela se interessava muito por suas palavras!! Deixem eu repetir? O Mestre Jesus, o Filho de Deus, o Messias, o Salvador do mundo, o Todo Poderoso, o que criou todas as coisas, o que já existia antes da fundação do mundo, amava e se interessava por Maria porque ela  amava e se interessava MUITO por TUDO o que ELE dizia!!
Ou não? Há alguma dúvida? Ele chorou quando viu Maria chorando!! Ele tomou a dor de Maria!!
"Jesus viu Maria chorando e viu as pessoas que estavam com ela chorando também. Então ficou muito comovido e aflito e perguntou:
— Onde foi que vocês o sepultaram?
— Venha ver, Senhor! — responderam.
Jesus chorou!" vers. 33 a 35.
Ele estava prestes a trazer seu irmão de volta à vida, ao convívio das suas duas irmãs fazendo-as felizes, mas Ele não queria ver Maria chorando! Talvez tenha imaginado os 4 dias de dor e lágrimas daquela sua grande Amiga! E Marta? Vejam sua incompreensão  do poder de Jesus, revelada numa impressionante incredulidade:"Ele foi até o túmulo, que era uma gruta com uma pedra colocada na entrada, 39e ordenou:
— Tirem a pedra!
Marta, a irmã do morto, disse:
Senhor, ele está cheirando mal, pois já faz quatro dias que foi sepultado!
Jesus respondeu:
— Eu não lhe disse que, se você crer, você verá a revelação do poder glorioso de Deus?" vers. 38 a 40.
Que vergonha Marta passou! Ela esperava o milagre lá no dia do juízo e Jesus querendo fazer o milagre naquela hora!! Pois é. Quanta falta fez aquelas horas em que ela preferiu fazer a faxina da casa ao invés de ficar junto de sua irmã que escolheu assentar e ficar escutando o Mestre ensinar! Cadê sua fé agora?? "Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a Respeito de Cristo.!" Romanos 10 vers. 17.
Ela demonstrou sua total descrença quando o Mestre mandou abrir a gruta onde estava o morto! Ela questionou a ordem do Todo Poderoso!! Ao invés de acreditar que algum milagre ele estava prestes a realizar ela simplesmente tentou convencê-Lo a não permitir que a pedra fosse tirada! Se Jesus aceitasse a sua sugestão, não haveria o milagre que Deus programou para seu Amado Filho realizar naquele dia!! E mais uma vez educadamente Jesus diz:" Não te disse que Se Creres Verás a Glória de Deus??" vers. 40. 
Pois é.
Ah, amados de Deus, o que fazer com essas 'Martas' do nosso tempo??
São homens e mulheres que tem o mesmo maldito espírito de incredulidade de Marta! Até dizem crer e amar ao Bondoso Senhor. Até escutam falar DEle. Tem simpatia por sua palavra, porém, igualzinho a Marta, não tem tempo para estudar e meditar nela, Não!!! Até frequentam alguma igreja e andam  pra lá e pra cá em campanhas de oração ou grudadas umas às outras de casa em casa em oração. Essas coisas são erradas? Não!! O errado é excluir o conhecimento Bíblico!! O errado é orar à um Deus que não conhecem! Marta não conhecia Jesus do mesmo modo que sua irmã, Maria!! Afinal há alguma outra maneira de conhecer a Deus a não ser estudando Sua Palavra?? Hã?? Não, não há! A Palavra é a força, a fé, a esperança, a certeza, a vida, a sabedoria!! É a Santificação! Olhem a oração sacerdotal de Jesus:"Pai, santifica-os na Verdade! A tua Palavra é a Verdade!!" João 17 vers. 17. Daí satanás convence uma multidão de cristãos a deixar a Bíblia em segundo plano e quando vem os vendavais da vida, elas balançam e caem!! Como Marta elas não crêem! Aparentavam que tinham fé! Fé em quem?? Nunca conheceram o Deus de Abraão, de Isaque e de Israel!! São  Preguiçosos!! Orgulhosos e arrogantes foram convencidas pelo diabo que poderiam perseverar, vencer, realizar sonhos, ver milagres,  na caminhada cristã sem conhecimento da Palavra de Deus!! Não podem!! Não poderão!! Sua máscara de cristão forte cairá por Terra assim que aparecer uma dificuldade que exigirá uma boa dose de fé!! Sem contar seus muitos erros que vai cometer por sua ignorância da Bíblia! "Errais por não conhecer as Escrituras e o poder de Deus!!" Marcos 12 vers. 24.
Marta foi chamada por Jesus de Ansiosa!! Sofria, portanto, como qualquer pessoa dominada por ansiedade! Maria estava sempre calma! Disponível para ouvir as coisas espirituais! Se alimentava dessa comida do Céu!!

"Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem crê tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida. Os antepassados de vocês comeram o maná no deserto, mas morreram. Aqui está o pão que desce do céu; e quem comer desse pão nunca morrerá. Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer desse pão, viverá para sempre. E o pão que eu darei para que o mundo tenha vida é a minha carne!" João 6 vers. 47 a 51.
Quem agradava mais ao Poderoso?? Quem era mais Abençoada??
Ah, amados de Deus, tomara que esse texto tenha aberto os  olhos de todos aqueles que tem o mesmo espírito horroroso de Marta!! E aqueles  que tem sua fé  e  Amor por Jesus iguais aos  de  Maria, transbordem cada vez mais!! Pois o interesse de Cristo por vocês será igualzinho ao que Ele demonstrou por Maria!! Você sempre despertará a atenção do Todo Poderoso!! Que podemos desejar mais do que isso???  



Tenham uma terça-feira abençoada!
jairo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário