domingo, 11 de junho de 2017

Porquê Meu ministério não prospera? (Pq Deus não me usa?)


Amados de Deus; 


"Na igreja de Antioquia havia os seguintes profetas e mestres: Barnabé; Simeão, chamado “o Negro”; Lúcio, de Cirene; Manaém, que havia sido criado junto com o governador Herodes ; e Saulo. Certa vez, quando eles estavam adorando o Senhor e jejuando, o Espírito Santo disse:
— Separem para mim Barnabé e Saulo a fim de fazerem o trabalho para o qual eu os tenho chamado.
Então eles jejuaram, e oraram, e puseram as mãos sobre Barnabé e Saulo. E os enviaram na sua missão!!" Atos 13 vers. 1 a 3.

Jesus  sempre conta com poucos para fazer a Sua Obra. Na história da humanidade, desde Gênesis, sempre foi assim. 
Gideão foi avisado por Deus que ao invés do exército de 10 mil que apareceram atendendo sua convocação, eles seriam reduzidos para apenas 300! "Aí o Senhor disse a Gideão:
— Com estes trezentos homens que lamberam a água, eu libertarei vocês e lhes darei a vitória sobre os midianitas. Diga aos outros que voltem para casa!!" Juízes 7 vers. 7.
Ah, se houvesse possibilidade de mostrar aqui tantos outros exemplos especialmente no Antigo Testamento! Quantos Escolhidos do Senhor, como Josué que obteve grandes vitórias em terríveis batalhas com poucos  soldados escolhidos por Deus à frente das batalhas. Davi muitas vezes também venceu batalhas que pareciam impossíveis de serem vencidas, entre elas a vitória sobre Golias, o gigante.  Mas entre os escolhidos de Deus, haviam também as mulheres:Ruth, Ester, Ana e outras que deixaram seus nomes na história como mulheres vitoriosas, cheias de fé e coragem, como Débora, profetisa e juíza (Juiz 4 vers. 4).
No Novo Testamento temos como maior exemplo, os doze escolhidos do Mestre Jesus. Mas se foram 12 os escolhidos, porque não ouvimos quase nada sobre a maioria deles? Porque sobressaem Pedro, João e seu irmão Tiago? Eis os três nomes daqueles que não desgrudavam de Jesus! Até minutos antes do Mestre ser preso na madrugada no jardim do Getsêmani, lá estavam eles! Com sono, mas estavam lá! João, o discípulo mais íntimo do Mestre, foi até a Cruz, junto da querida Maria, mãe do Salvador. Querem ver um triste exemplo de alguém escolhido que seu nome ficou marcado na história de maneira vergonhosa? Tomé. "Então os outros discípulos disseram a Tomé:
— Nós vimos o Senhor!
Ele respondeu:
— Se eu não vir o sinal dos pregos nas mãos dele, e não tocar ali com o meu dedo, e também se não puser a minha mão no lado dele, não vou crer!" João 20 vers. 25.
E os outros? Quase apagados nos Evangelhos! Uma das poucas referências sobre eles estão registradas quando o Senhor os enviou no meio dos 70 para pregar e fazer milagres em várias cidades. Depois disso, em outra ocasião, ouvindo um discurso de Jesus sobre comer da sua carne e beber do seu sangue, a maioria deu um tchau para Jesus e  até nunca mais. "Quem come a minha carne e bebe o meu sangue vive em mim, e eu vivo nele. O Pai, que tem a vida, foi quem me enviou, e por causa dele eu tenho a vida. Assim, também, quem se alimenta de mim terá vida por minha causa.Por causa disso muitos seguidores de Jesus o abandonaram e não o acompanhavam mais!" João 6 vers. 56, 57 e 66.  Acharam uma loucura aquele discurso. Jesus não lhes deu satisfação nenhuma, decepcionado que estava com a Incredulidade e questionamento deles e disse para os doze que sobraram se eles não queriam ir embora também. Todos sabem a resposta de Pedro (Para onde iremos nós? Só Tu tens as Palavras de Vida Eterna!! vers. 68.)
Porém, o Mestre Amado parece que só pôde contar mesmo com parte desses 12 como mostram claramente os evangelhos. No livro de Atos, no início da igreja, logo após o Pentecostes, também não vemos os nomes de muitos daqueles 12 escolhidos anos antes à dedo pelo Mestre. "Os apóstolos eram estes: Pedro, João, Tiago, André, Filipe, Tomé, Bartolomeu, Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o nacionalista, e Judas, filho de Tiago. 14Eles sempre se reuniam todos juntos para orar com as mulheres, a mãe de Jesus e os irmãos dele!" Pedro e João causam grande alvoroço na Cidade após orarem pelo aleijado de nascença que pedia esmola na porta do Templo Formosa.
"Certo dia de tarde, Pedro e João estavam indo ao Templo para a oração das três horas. Estava ali um homem que tinha nascido coxo. Todos os dias ele era levado para um dos portões do Templo, chamado “Portão Formoso”, a fim de pedir esmolas às pessoas que entravam no pátio do Templo. Quando o coxo viu Pedro e João entrando, pediu uma esmola. Eles olharam firmemente para ele, e Pedro disse:
— Olhe para nós!
O homem olhou para eles, esperando receber alguma coisa. Então Pedro disse:
— Não tenho nenhum dinheiro, mas o que tenho eu lhe dou: pelo poder do nome de Jesus Cristo, de Nazaré, levante-se e ande.
Em seguida Pedro pegou a mão direita do homem e o ajudou a se levantar. No mesmo instante os pés e os tornozelos dele ficaram firmes. Então ele deu um pulo, ficou de pé e começou a andar. Depois entrou no pátio do Templo com eles, andando, pulando e agradecendo a Deus. Toda a multidão viu o homem pulando e louvando a Deus. Quando perceberam que aquele era o mendigo que ficava sentado perto do Portão Formoso do Templo, ficaram admirados e espantados com o que havia acontecido!" Atos 3 vers. 1 a 10.
Depois vemos os doze consagrando diáconos decidindo que eles, os 12, se dedicariam apenas à oração e ao ministério da Palavra. (Atos 6 vers. 3 e 4.) Entre  os escolhidos estava Estevão que foi  o primeiro mártir por ter sido assassinado por causa da Palavra da Verdade. Mas o que fez com que ele fosse escolhido? Vejam:Então escolheram Estêvão, um homem cheio de fé e do Espírito Santo..." vers. 5 e "Estêvão, um homem muito abençoado por Deus e cheio de poder, fazia grandes maravilhas e milagres entre o povo!" vers.8.
Assim, vieram outros escolhidos, sempre com esta característica: Eram cheios do Espírito Santo: colar.. Barnabé , Filipe... "Filipe foi até a capital da Samaria e anunciava Cristo às pessoas dali, e as multidões ouviam com atenção o que ele dizia. Todos o escutavam e viam os milagres que ele fazia. Os espíritos maus, gritando, saíam de muitas pessoas, e muitos coxos e paralíticos eram curados!" Cap. 8 vers. 5 a 7.
E assim eram as mulheres também, ainda que haja pouca referência sobre elas nas Escrituras. Porém, vemos o próprio Jesus falando com uma mulher samaritana à beira do poço de Jacó quando Ele surpreendeu a todos os apóstolos revelando à aquela mulher que Ele era o Messias e Profeta. (João 4 vers. 24 em diante.) Em seguida ela vai à cidade e começa a contar pra todo mundo que havia encontrado o Messias trazendo muita gente para vê-Lo e ouvi-Lo. Um dos sinais mais evidentes de que realmente foi o Espírito Santo quem escolheu alguém para fazer a Obra de Deus, são os frutos! Se não há frutos, é evidente que alguma coisa tá errado! Ou não??
"Em toda a região da Judeia, Galileia e Samaria, a Igreja estava em paz. Ela ficava cada vez mais forte, crescia em número de pessoas com a ajuda do Espírito Santo e mostrava grande respeito pelo Senhor Jesus!" Atos 9 vers. 31.
Eis o sinal daqueles que verdadeiramente são escolhidos de Deus, amados! "Por seus frutos os conhecereis!!"  "Vocês os conhecerão pelo que eles fazem. Os espinheiros não dão uvas, e os pés de urtiga não dão figos. Assim, toda árvore boa dá frutas boas, e a árvore que não presta dá frutas ruins. A árvore boa não pode dar frutas ruins, e a árvore que não presta não pode dar frutas boas. Toda árvore que não dá frutas boas é cortada e jogada no fogo!" Mateus 7 vers. 16 a 19. Esses que vemos dizendo que são alguma coisa basta olhar para sua vida e verificar se há algum fruto! Se não há, são mentirosos! Pois Deus nunca deixaria de honrar aquele/a que verdadeiramente é escolhido/a DEle!! Nunca!! Seu ministério pode até encontrar obstáculos, -e encontrará mesmo!!- mas jamais vai fracassar!! Nunca será envergonhado!! Se é Profeta mesmo, tudo o que profetizar será Cumprido!! Tudo!! Que vergonha o que vemos por aí!! Querem ser usados por Deus sem conhecer a esse Deus!!! Vejam Estevão fazendo o seu longo discurso de mais de 50 versículos, no capítulo 7 de Atos. Ele conta praticamente toda a história de Israel desde Abraão até aqueles dias do início do seu ministério!! Sabia tudo sobre a vontade de Deus! As Escrituras não eram mistério pra ele! Intimidade com Deus, enfim, é o que ele desfrutava!! Por isso o termo 'homem cheio do Espírito Santo' se referia a ele quando o escolheram. Para aquilo que ele foi designado, ele cumpriu. Foi premiado com a sobrenatural revelação quando viu os céus abertos e Jesus em pé ao lado de Deus Pai, enquanto ele era apedrejado pela multidão enfurecida por ouvir as Duras Verdades que ele lhes dissera! "Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, olhou firmemente para o céu e viu a glória de Deus. E viu também Jesus em pé, ao lado direito de Deus!" vers. 55.   E Pedro? Vejam seus discursos que em duas ocasiões fizeram com que três mil pessoas se convertessem:"Pedro continuou a dar o seu testemunho e, com muitas outras explicações, procurou convencê-los, dizendo:
— Saiam do meio dessa gente má e salvem-se!
Muitos acreditaram na mensagem de Pedro e foram batizados. Naquele dia quase três mil se juntaram ao grupo dos seguidores de Jesus!"
Atos 2 vers. 38 a 41 E depois mais de 5 mil (Cap. 4 Vers. 4)!! E Filipe, aquele foi trasladado de maneira sobrenatural, de um lugar para outro sem caminhar ou pegar  transporte? Duas características de Filipe mostram porque o Senhor Deus o escolheu: Primeiro, ele era cheio do Espírito Santo. Segundo, o seu grande conhecimento das Escrituras, vejam:
Um anjo do Senhor disse a Filipe:
— Apronte-se e vá para o Sul, pelo caminho que vai de Jerusalém até a cidade de Gaza.
(Pouca gente passava por aquele caminho.)
Filipe se aprontou e foi. No caminho ele viu um eunuco da Etiópia, que estava voltando para o seu país. Esse homem era alto funcionário, tesoureiro e administrador das finanças da rainha da Etiópia. Ele tinha ido a Jerusalém para adorar a Deus. Na volta, sentado na sua carruagem, ele estava lendo o livro do profeta Isaías. Então o Espírito Santo disse a Filipe:
— Chegue perto dessa carruagem e acompanhe-a.
Filipe correu para perto da carruagem e ouviu o funcionário lendo o livro do profeta Isaías. Aí perguntou:
— O senhor entende o que está lendo?
— Como posso entender se ninguém me explica? — respondeu o funcionário.
Então convidou Filipe para subir e sentar-se com ele na carruagem. A parte das Escrituras Sagradas que o funcionário estava lendo era esta:
“Ele era como um cordeiro que é levado
para ser morto;
era como uma ovelha que fica muda
quando cortam a sua lã.
Ele não disse nada.
Foi humilhado, e foram injustos com ele.
Ninguém poderá falar
a respeito de descendentes dele,
já que a sua vida na terra chegou ao fim.”
O funcionário perguntou a Filipe:
— Por favor, me explique uma coisa! De quem é que o profeta está falando isso? É dele mesmo ou de outro?
Então, começando com aquela parte das Escrituras, Filipe anunciou ao funcionário a boa notícia a respeito de Jesus.
Enquanto estavam viajando, chegaram a um lugar onde havia água. Então o funcionário disse:
— Veja! Aqui tem água. Será que eu não posso ser batizado?
[Filipe respondeu:
— Se o senhor crê de todo o coração, é claro que pode.
E o funcionário disse:
— Sim, eu creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.]
Ele mandou parar a carruagem, os dois entraram na água, e Filipe o batizou ali.
Quando eles estavam saindo da água, o Espírito do Senhor levou Filipe embora. O funcionário não viu mais Filipe, porém continuou a sua viagem, cheio de alegria. De repente, Filipe se encontrou na cidade de Azoto e seguiu viagem, anunciando o evangelho por todas as cidades até chegar a Cesareia!!" Atos 8 vers. 26 a 40.
Hã?? E ainda vemos pessoas descaradamente querendo que seu ministério prospere Sem Conhecimento Das Escrituras!! Que estupidez!! Ah, meus amados, o que tenho visto por aí é assustador. Há pouco tempo uma pessoa (que se acha profeta) publicou nas redes sociais que a leitura e estudo da Bíblia "Não é Tão Importante como dizem!!" Isto sim é uma "declaração de amor ao inferno!!" Tenho orado por essa pessoa para que o Senhor a liberte!! Ela, que é evangélica,  não é má pessoa, mas escreve cada coisa que os demônios aplaudem!
E o que dizer de Paulo? Não andou com Jesus, mas não há na Bíblia ninguém que teve tamanha Intimidade com Cristo! Depois daquele dramático encontro com Jesus no caminho para Damasco (atos 9) onde ia prender cristãos, Saulo foi tão transformado que seu nome mudou para o Paulo. Mas não mudou só o nome. Suportou provações como nenhum outro!! Perseguições, torturas, apedrejamento, fome, sede, naufrágios, falsidade entre irmãos, ingratidão... Meu Deus! Vejam no cap. 11 de Coríntios vers. 16 a 33.
Porém,  os milagres que Deus fazia por intermédio dele eram impressionantes, vejam:"Deus fazia milagres extraordinários por meio de Paulo, tanto que as pessoas pegavam lenços e aventais que ele usava e os levavam para os doentes tocarem. E, quando estes tocavam neles, ficavam curados; e de outras pessoas saíam os espíritos maus!!" Atos 19 vers. 11 e 12.  Qual outro foi até o terceiro Céu? Ele, somente ele! (Segunda carta aos Coríntios 12.) Ministério Próspero!! Sofrido, mas tudo o que Deus quis fazer através dele, Deus fez!! O Todo Poderoso podia contar com ele, sempre! Mas quais a característica que todos estes Escolhidos de Deus tinham para que seus ministérios prosperassem?? Eles não buscavam aplausos para si mesmos!! Eles buscavam a Glória somente para Deus!! Eles diminuíam para que Cristo crescesse! "João replicou: Ninguém pode atribuir-se a si mesmo senão o que lhe foi dado do céu.  Vós mesmos me sois testemunhas de que disse: Eu não sou o Cristo, mas fui enviado diante dele.  Aquele que tem a esposa é o esposo. O amigo do esposo, porém, que está presente e o ouve, regozija-se sobremodo com a voz do esposo. Nisso consiste a minha alegria, que agora se completa.  Importa que Ele cresça e que eu diminua.  Aquele que vem de cima é superior a todos. Aquele que vem da terra é terreno e fala de coisas terrenas. Aquele que vem do céu é superior a todos!"  João, 3 vers. 27 a 31.   "ELES ERAM TODOS CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO!" 
"Porém, quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra!" Atos 1 vers. 8. Eles eram humildes, porém, cheios de conhecimento por isso sabiam falar do Reino de Deus e responder todas as dúvidas do povo, assim como discutir e vencer todas as discussões com os poderosos fariseus, como fazia Pedro.  Suportavam todas as duras provações em silêncio, sem murmurar! Oravam e jejuavam Constantemente! Fugiam da vaidade e da arrogância! Conheciam as Escrituras!! Fugiam do pecado!
Sacrificavam suas vidas por causa do evangelho!! A Palavra de Deus era prioridade para eles, vejam:"Não está certo nós deixarmos de anunciar a palavra de Deus para tratarmos de dinheiro. Por isso, irmãos, escolham entre vocês sete homens de confiança, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, e nós entregaremos esse serviço a eles. Assim nós poderemos continuar usando todo o nosso tempo na oração e no trabalho de anunciar a palavra de Deus!!" Atos 6 vers. 2 a 4.   Sabiam que essa era a vontade de Deus!! Eram obedientes!!  Por isso o Espírito Santo lhes revelava seus projetos!! Mostrava-lhes onde deviam ir e onde não deviam pregar, numa intimidade sobrenatural! "Como o Espírito Santo não deixou que anunciassem a palavra na província da Ásia, eles atravessaram a região da Frígia-Galácia. Quando chegaram perto do distrito da Mísia, tentaram ir para a província da Bitínia, mas o Espírito de Jesus não deixou!" Atos 16 vers. 6 e 7. Oração, conhecimento das Escrituras, jejum, santificação, coragem, ousadia, intimidade com Deus e humildade, alegria em todo o tempo e Fé, muita Fé! Eis o porquê de terem sido Escolhidos! Ministério Frutífero!! 
E hoje?? Cadê os homens e mulheres de Deus capazes de garantir que escutam mesmo a Voz do Espírito Santo?? Cadê seus frutos? Cadê a intimidade com Deus? Cadê o poder de Pregar e ao menos meia dúzia de pessoas se converterem? Cadê os milagres feitos por Deus pelas suas mãos??
Pois é. Lamentável que tenha sobrado apenas vaidade, orgulho, arrogância e sede de aplausos!! Deus não dá sua glória para outros, não!!
Enquanto não houver Arrependimento com choro e jejum sinceros, conhecimento das Escrituras, Santidade, perdão, Humildade, Humildade e Humildade, não haverá ministérios Prósperos!! Deus continuará em Silêncio!! Continuaremos vendo pouquíssimos ministérios frutíferos, prosperando!! E aqueles que 'se acham' continuarão se iludindo fingindo que está tudo bem com seu ministério! Ainda que pareçam árvores secas! Triste!
Oremos!!! 
Tenham uma abençoada segunda-feira! 
jairo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário