sábado, 28 de maio de 2016

Ele Não Tinha Nada, Além das Roupas Que Vestia. E Bateu à Minha Porta.

Meus Amados;

Quando alguém bateu à minha porta naquele ano de 1993 eu nunca poderia imaginar que veria aquele rosto diante de mim. Foi uma enorme surpresa. Poucas semanas antes eu e um grupo de três amigos tínhamos ido conhecer como era a Casa de Recuperação cujo nome era Ebenézer, de dependentes químicos (viciados em álcool, drogas e até travestis e prostitutas que queriam ajuda), e  ali nós o conhecemos. Ele nos falava um pouco da sua vida, de como foi parar ali. Não tinha vícios.   Não era travesti. Cometeu o grave erro diante da família e da sociedade de Ter Sido Abusado Quando Criança. Não sei por quantas vezes, nem por quantos homens, não me lembro. Descobriram e ele foi rejeitado pela família. Expulsaram-no de sua casa. Vagou pelas ruas sozinho. Chorou sem que ninguém lhe estendesse as mãos. Ninguém o enxergava. Pediu pão e exigiram sexo em troca. Pediu pra dormir num comércio e o dono pediu sexo em troca. Sei que não se esquece essas coisas facilmente. Afinal ainda me lembro dos gêmeos adultos mulatos  altos, fortes que me pegavam pela mão pequena e me levavam para o matagal quando despiam meu corpo magro e frágil. E vários outros amigos dos meus irmãos mais velhos também o faziam. Eu, bobinho, obedecia. Sem porque, pois não sentia prazer naquilo. Como escrevi no texto "Abusado, Rejeitado e Destruído?" publicado aqui em  meses atrás. Lembro-me do rosto de cada um deles é de tudo que aconteceu. E isto foi há mais de cinqüenta anos! Lembro-me sem mágoas, sem ressentimentos, sem tristezas, sem traumas. Vejam o Poder de Deus!! Que é que Ele Não Cura??  Voltemos ao assunto de hoje. 
Depois de conversamos com ele (vou chamá -lo de 'Daniel', nome fictício), 'não sei porque' dei meu endereço pra ele e fomos embora. E agora ele estava ali. Sem malas. Sem sacolas. Só com a roupa que vestia. Sem dinheiro.  Sem Nada.Trazia talvez um pouco de esperança no peito! Esperança de que esse Pecador que lhes escreve o deixasse entrar, lhe desse abrigo. Não consigo conter as Lágrimas ao me Lembrar do Seu Olhar. Havia uma Tristeza Profunda nos Seus Olhos Azuis! Talvez estivesse com medo misturado às dúvidas do que aconteceria com ele quando revelasse pra mim que Ele Não Tinha Para Onde Ir. Ou a minha humilde casa ou rua outra vez. Seu tempo de seis meses morando naquela Casa Ebenézer, vencera. É regra geral nesses lugares um tempo determinado, geralmente de seis meses, para que a pessoa se 'liberte', conheça o evangelho e volte para a sociedade reconstruindo sua vida. Alguns conseguem, outros não. Ele entrou em minha casa, sentou-se no velho sofá e o meu coração se Comoveu em Amor de Deus por ele. "A casa é sua, meu amado"!, disse-lhe. Estava desempregado, a situação não era das melhores e ainda havia o desejo de fazer da minha casa uma "Casa de Recuperação" também! Uma loucura, cometida na crença  ingênua de que as coisas não eram tão difíceis assim. Não sabia que estava mexendo com um vespeiro chamado 'Inferno.' 

Ele sorriu aliviado. Providenciamos roupas e sapatos pra ele. E logo aquele moço se tornou "meu braço direito'' pois os dependentes químicos começaram a chegar. Orações constantes, gente entrando e saindo, mães desesperadas trazendo filhos drogados pedindo ajuda. Manifestações de possessos eram quase que diárias. Maravilhoso ver os demônios deixarem os corpos de tanta gente se submetendo as Ordens em Nome de Jesus. 
E 'Daniel' me ajudava em Tudo: nas orações, estudo da palavra, aconselhamentos e nos momentos dolorosos. Num dos momentos mais tenebrosos que passamos foi quando o Flávio foi baleado, morrendo horas depois no hospital. Ele era  como se fosse um filho amado que ajudamos a cuidar tentando afastá-lo das drogas. Fracassamos. Nunca vou a velórios, porém parecia que eu podia ver as lágrimas de sua Mãe que tinha tanta esperança quando nos pediu ajuda. E fracassamos. Uma nuvem negra cobriu minha casa aquele dia, o bairro, a cidade, a minha vida, a do 'Daniel' e da família dele. Perguntava ao Senhor onde eu errava? Eu só queria ver os garotos libertados das malditas drogas! Ele deixou  um filho com sua namorada em meio aos muitos conflitos entre eles. Era o ano de 1994. 
Desisti daquilo que nem deveria ter começado, depois que um dos garotos furtou a casa do vizinho enquanto este estava viajando. A polícia foi me buscar na Igreja. O delegado se compadece de mim e não tive maiores consequências desde que abandonasse essa idéia de ter uma casa abrigando pessoas "perigosas"na área urbana, pois geralmente este trabalho com os dependentes é desenvolvido na área rural. 
E ali estava sempre ao meu lado, o 'Daniel'. Chorava comigo. Nesse período ele conhece a moça Mais bonita da Igreja que frequentavamos. Vou chamá -la de Maria. Muito fiel ao Senhor, deixando outros moços 'com inveja', ela se apaixonou por 'aquele' que 'Nada Tinha'. Fiz o noivado deles. Ele conseguiu um trabalho e logo se casaram. Ele não sabe do que vou revelar agora, vai saber assim que ler esse texto, pois guardei esse segredo porque tive vergonha de lhe confessar. Aí vai 'Daniel': no dia do casamento dele eu comecei a chorar e só parei uns três dias depois! Mistura de inveja, abandono, rejeição sei lá! Estava perdendo aquele meu irmão que por meses esteve do meu lado Todos os dias. Fiquei sozinho. Adeus ao sonho de ver dezenas, centenas de garotos ex-viciados louvando a Deus, cheios do Espírito Santo!  
Acabei sozinho. Fui trabalhar. Anos depois, retornando do curso para missionários  JOCUM (Jovens Com Uma Missão) na capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, onde fiquei por 9 meses, tive dificuldades para encontrar trabalho. Era  o Ano de 1998 e Foi a Minha Vez de Bater na Porta do 'Daniel'. E ele, já com dois filhos, me Levou para trabalhar com ele. Durante três anos nos víamos diariamente. Ele enfrentava ainda dificuldades financeiras mas ele e  esposa eram guerreiros. Encontrei outro trabalho e raramente nos encontrávamos. Passaram-se 9 anos. Perdemos totalmente o contato. Faz um mês ele me encontrou através de Uma Amiga e Pastora Muito Amada Ironita, no Facebook. E numa manhã ensolarada ele  Bateu de novo à minha Porta! Estava com aquela Tristeza nos olhos azuis? Estava só com as roupas que vestia? Estava mendigando ajuda? Estava sem casa, sem destino, sem dinheiro? Estava rejeitado e abandonado? Não!!! Ele saiu de dentro de um bonito carro. Estava Sorrindo e Seus Olhos Brilhavam!! No abraço dele estava a Alegria dos Vitoriosos!!  Enquanto tomávamos o café com bolo que fiz especialmente pra ele, vi o Nome do Senhor sendo Glorificado Muitas e Muitas vezes! Um dos filhos será Pastor e está no seminário  S. Paulo. O outro faz parte da banda da Abençoada Igreja que frequentam. Os dois muito bonitos.  A esposa muito bonita tem um próspero salão de beleza!  Possuem Casa própria. Chorei ouvindo tudo isso. Como choro agora. É muito difícil, Amados, Não Ter Nada!! Sei bem o que é Isso!! Abandono Dói Demais! Estou Aqui no Sul do Ceará e recebendo Toneladas de Amor  a cada instante, pensando nas dores do Abandono que começou na minha  infância e que duraram por tantos anos em meio a rejeições, humilhações e uma maldita solidão companheira indesejável de todas as horas. Poderia ser diferente, não? Mas não foi. Porém, como disse minha irmã Elaine, Se Eu Não Tivesse Passado Por Tanta Dor e Rejeição, Será Que Abriria a Porta da Minha Casa  Àquele Moço Triste, Sem ter pra Onde ir e  Que Bateu à Minha Porta Naquele Dia do ano de 1993? (Rejeito qualquer elogio a minha pessoa como se eu tivesse feito algo Espetacular. Fiz minha obrigação, nada mais que isto. Não Sou e Jamais Serei Melhor do Que qualquer outro ser humano; quem pensar o contrário é ingênuo. A honra e o louvor Devem Sempre ser Dados Ao Senhor! Ele Socorreu 'Daniel'! Ele, JESUS!!)
Hoje 'Daniel' está realizado. Sua família o Ama e Quase Todos já se converteram a Cristo!! Adeus Miséria e Abandono! Adeus Tristeza e Medo! Adeus Lágrima choradas as Escondidas! Adeus Solidão e Amargura!! JESUS Mudou SUA VIDA!! O diabo Tira, JESUS Não devolve! Ela Dá Tudo Novo! 
JESUS NÃO é MARAVILHOSO??? 


"E Deus Limpará dos Seus Olhos Toda a Lágrima! 

Eis Que Faço Novas Todas as Coisas"!!! Apocalipse 21 vers. 4a e 5a.


Um Sábado Muito Abençoado pra Vocês!
jairo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário