sexta-feira, 20 de maio de 2016

Um Presídio, Um Amigo e a Morte.

Meus Amados; 

Numa pequena  sala daquele  presídio de segurança máxima onde estavam 800 detentos, eu e outros 6  homens tiramos as roupas conforme ordens de um funcionário. Fiquei de cuecas pois era minha primeira visita, enquanto os outros ficaram totalmente Nus. O funcionário rindo, pediu pra eu também fazer como os demais. Tirei a cueca.  A vergonha era tanta que fiquei pensando se vale a pena tanto sacrifício pra visitar um detento que eu nunca vi em minha vida.   Abaixamos, Levantamos, e giramos o corpo para a esquerda e a direita.
Finalmente depois de atravessar vários enormes portões, eu o conheci. Aquele olhar meigo, aquela voz calma, aqueles gestos educados, aquele jeito humilde, aquela conversa inteligente, aquela aparência de gente sofrida, enfim durante todas as duas horas conversando com aquele moço me deixaram impressionado. Uma grande admiração, um grande amor, uma grande amizade nascia naquele presídio frio e cinzento. Antes que os portões  se fechassem olhei pra ele de novo e aquele olhar parecia me pedir ajuda, socorro. Sua alma parecia estar cansada de tantos erros. O portão se fechou e as lágrimas invadiram o meu rosto sem que eu pudesse controlar! Disfarçava, tentando esconder, mas era em vão. Eu não entendia aquela dor e preocupação com um moço que acabara de conhecer.  Depois de três horas e três ônibus, cheguei na minha cidade. Ali nascia uma Amizade planejada Por Deus, não tive dúvidas! Desempregado, fazendo reuniões de orações em minha casa com dependentes químicos, aluguel quase sempre atrasado e agora uma nova missão! Uma vez por mês lá estava eu com grande alegria enfrentando três conduções, vergonha da nudez, horas de paciência até entrar na cela junto com o Doni e seus 5 companheiros. Todos educados e respeitosos! Em nenhum outro lugar durante toda a minha vida, eu fui tão respeitado como naquele presídio. Por mais de três anos eu freqüentei aquele lugar. Casou-se no próprio presídio com Andréa, aquela que viria a ser uma grande amiga! Guerreira, determinada, honesta, sincera, sábia, sofrida.     Companheira e esposa fiel. Os sofrimentos pareciam que a deixava cada vez mais forte. Impressionante Que jamais ouvi sair de sua boca palavras de maldição diante de tragédias como fazer o velório do Pai e poucos depois outro velório, o de sua mãe. Pouco depois de um ano do nascimento de sua filhinha linda,  outro velório. O Senhor a chamou para Si. E essa guerreira, ao contrário de tantas pessoas que  amaldiçoam a própria vida diante de obstáculos menores, enxugava as lágrimas e seguia sempre em frente! Essa é uma Mulher e Amiga digna de toda a Minha Admiração. Quatro anos depois seu esposo deixa o presídio. Não devia mais nada à Justiça. Frequentavamos a mesma Igreja e minha amizade com e ele e a esposa crescia mais e mais. Nos muitos momentos de solidão e angústia por várias razões, era  eles  que eu  procurava. As vezes apenas pra chorar. Recebia deles o olhar de cumplicidade, Amor e solidariedade para com a minha dor. Passei um Natal com eles, só nós três! Eu encontrava no Doni o Abraço, o Acolhimento, a Compreensão Que Não achava em Ninguém! As vezes ele e esposa não diziam nada diante de meus conflitos e problemas complicados, mas me ofereciam o colo, o ombro, o silêncio, o tempo. Aquela casinha simples era acolhedora pra mim. Eu o Amava como Amava meu Pai. Uma admiração nascida no Respeito, na ajuda mútua, na Sinceridade, no Amor cristão! Quando Deus Levou Meu Pai,  esse Amigo se tornou um dos poucos que eu gostava de ver e ficar perto. Nunca Vi em seu olhar rejeição ou falsidade. Quase toda a família se converteu Tbem à Cristo.  Sua mãe que era Minha companheira de visitas ao presídio é uma das mulheres a quem mais admiro.
Um dia o Doni adoece. Uma doença tratável porém ele não se importou em se Cuidar. A pneumonia se agravou. Fiquei em desespero. Ele não podia morrer pois meu Pai, meu Primeiro Grande Amigo, já tinha partido e como eu ficaria sem meu 'segundo' Melhor Amigo?
Foi internado em estado grave. Pulmão tomado pela pneumonia.
Ao lado do leito do hospital  o Amigo de Todas as horas, o Pastor Verton. A Bíblia nas mãos.  O Doni abre os olhos e fazendo um enorme esforço  por causa da dificuldade em respirar, faz um pedido ao querido Verton: "NÃO ORE PARA MINHA CURA! ESTOU PREPARADO PARA ME ENCONTRAR COM O SENHOR. ESTOU PARTINDO."!! Seu olhar sereno e seu semblante cheio de paz  convenceram o Amigo e Pastor que por Muitas vezes o Socorreu, a Aceitar Seu Pedido. E 'ele se Foi'. Eu Não Vou à velórios nunca. Não fui ao do meu pai. Minha irmã Elizete, Sempre misericordiosa me buscou no trabalho as 22 horas. Colocou um calmante na minha boca, me fez deitar em minha cama, fechou a porta por fora e foi pra sua casa. Nunca me esquecerei. Dormi as 5 da manhã depois de me ajoelhar e chorar toda a madrugada. Deus Levou meus dois melhores Amigos! Foi para isso que Ele me Mandou ir a aquele horrível presídio para evangelizar o Doni? Eu não obedeci?  E agora me deixa Órfão pela segunda vez? A dor era lancinante!
De repente um arrepio percorre Todo o Meu Corpo. Lágrimas e soluços incontroláveis. Solidão e Medo. Tão poucos Amigos Verdadeiros e Deus me Tira DOIS?? De repente Uma Voz Quase Audível Fala Ao Meu Coração:" NÃO CHORES POR AQUELES QUE ESTÃO COMIGO! CHORE POR AQUELES QUE ESTÃO PERECENDO!!" Jamais me esquecerei desse momento, ocorrido há 13 anos atrás. Daquele momento em diante senti um conforto tão grande vindo do Céu que raras foram as vezes em que voltei a chorar copiosamente pelo Doni e por meu Pai. Não, não foi a morte que o levou. Foi o Senhor. Valeu o sacrifício de passar humilhações ficando nú diante dos outros,  me abaixando, me levantando e dando voltas? Valeu a pena as horas dentro de ônibus lotados até chegar ao presídio? Valeu a pena os riscos de encarar uma possível rebelião? Como  de fato aconteceu, com mortos,  feridos e estupros coletivos entre eles (não com visitantes), porém aconteceu num dia em que eu não pude ir. Sim, valeu. Fui honrado pelo Senhor que me enviou para aquele lugar. Faria Tudo de Novo se o Senhor Quisesse. (Nem Pensem Em Me Admirar Por Tudo Isso Que Estou relatando, Pois Vocês NÃO Conhecem Minhas Falhas, Erros e Defeitos! São Horríveis e Oro Com Lágrimas Todos os Dias Para Que o Bondoso Senhor Me Ajude a Melhorar como Pessoa e Servo dEle!!) Vi o grande Amor do Senhor Pelo Ser Humano que erra porque Não o conhece, não é liberto, não sabe Que Deus é melhor do que aquela cocaína usada por ele até no presídio. Converteu-se, libertou-se, fez sua Andréa Feliz, me deu sua sincera Amizade, e Estava Preparado Para se encontrar Com o Senhor quando a Morte se aproximava. Quantos Podem Afirmar Hoje Que Também Estão Preparados Para Esse Grande Encontro? Quantos Mantêm Seus Corações Livres das Imundícies do inferno, como por exemplo, Orgulho, Soberba, Vaidades (Querer Sempre Aparecer e Receber Glórias e Aplausos), Resistência a Liberar Perdão, Resistência a buscar Reconciliação, Pensamentos sujos, Boca Sempre ávida pra criticar a vida alheia, Preguiça de estar a Sós com Deus em Oração, Desculpas Esfarrapadas Para Não Ir a Uma Igreja, Negar Ajuda aos que estão passando por necessidades, ausência de Humildade, Tolerância para com os Diferentes, respeito aos que discordam de suas opiniões, e por aí vai; a lista é grande; E a Consciência (E Escolhas!) é Nossa.
"CHORE POR AQUELES QUE ESTÃO PERECENDO!", me disse o Senhor... Minha missão havia terminado Quando o Doni fechou seus olhos aqui, para Sempre. E 13 anos depois, Deus me dá essa ferramenta (Blog Mais Amor) Para Falar à Muitos Que Ainda Não Conhecem o Seu Precioso Amor!!. Com Humildade, Com Sinceridade, Com Modéstia, Com Tempo gasto em Oração, Jejum e Estudo Bíblico, Com Esforço e Muitas Vezes Com Lágrimas.
Sabendo Porém, Que Deus É O Único Capaz De Falar e Convencer Aqueles Que Estão Perecendo, a Se Converterem à Cristo A fim de Se Salvarem!
Pois sou apenas um Pequeno instrumento e conheço bem as minhas Limitações! Louvado Seja Seu Nome Santo Senhor!!!


 "PRECIOSA É, À VISTA DO SENHOR DEUS, A MORTE DOS SEUS SERVOS"!!!!!

Tenham Todos Vocês Uma Abençoada Sexta-feira!!
jairo. 

4 comentários:

  1. Valeu a pena,sempre irá valer a pena,lembro me o quanto foi sacrificado tudo isso uma alma Vale mais que o mundo todo você vivenciou isso na prática, um fruto no céu, que venham outros, parabéns Amado.

    ResponderExcluir
  2. Valeu a pena,sempre irá valer a pena,lembro me o quanto foi sacrificado tudo isso uma alma Vale mais que o mundo todo você vivenciou isso na prática, um fruto no céu, que venham outros, parabéns Amado.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Amigo querido!! Estou te escrevendo de Crato, em férias. Lugar Abençoado, futura morada definitiva. Quanto ao Texto, obrigado mesmo por suas Palavras!! Sim, Valdemar, valeu- e VALE-a Pena!!!

    ResponderExcluir