quinta-feira, 6 de julho de 2017

Bênção e Maldição! (Deuteronômio cap. 30).



Amados de Deus; 

Eis que a Palavra está muito próxima de ti e fácil de assimilar: está na tua boca e no teu coração, por isso poderás obedecer a ela e vivê-la em teu dia-a-dia!
Eis que hoje estou colocando diante de ti a vida e a felicidade perenes, ou a morte, destruição e infelicidade! Portanto, hoje te ordeno que ames ao SENHOR teu Deus, andando em seus santos caminhos e guardando todos os seus mandamentos, decretos e ordenanças; assim tereis vida plena e muito crescerás em número, e o Eterno, teu Deus, te abençoará na terra em que estás entrando a fim de tomares posse dela. Contudo,
se o teu coração se desviar e não ouvires, e te deixares seduzir e te prostrares em culto diante de outros deuses, e os servires, Eu vos declaro neste momento solene: é certo que serás destruído e perecerás!" Deuteronômio 30 vers. 14 a 18.

Ah... o amor de Deus! Quem ainda acredita nele? Esta estória de que Deus é Amor, é verdade? Que Ele é Justiça, Misericórdia, Bondade, Compaixão e que também deseja nos levar pro céu... é Verdade? 
O ceticismo, as dúvidas e a incredulidade prosperam de maneira impressionante. Na mesma proporção do crescimento dessa loucura cresce a desobediência aos preceitos divinos. Hoje o que prospera é:"Sou Cristão SIM, mas do meu jeito!!!" Isto é, do jeito da Bíblia, não!! Ah... a longanimidade de Deus!! Daniel Mastral, respeitado cristão que teve experiências com o ocultismo, satanismo e bruxaria por longos anos, disse recentemente num programa de tv:"Não pensem que basta dizer que se é cristão para que você seja salvo. Uma Vida de compromisso com Deus é que salva e ela passa pela oração​, santificação, meditação na palavra de Deus e a prática dela. Não brinquem com o diabo. Ele não deseja  brincar com você e sim te matar!" E a única maneira de vencer satanás é por meio da Fé em Cristo e obedecendo a sua Palavra! Nada, nada, absolutamente nada pode vencer o maligno, se não for através da Fé e da Obediência a sua palavra! São chamados de Escudo e Espada conforme  Efésios 6, vejam: "Usando sempre o escudo da , com o qual podereis apagar todas as setas inflamadas do MalignoUsai igualmente o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus!!"

Sabendo das maldições que caem sobre nós se rejeitarmos sua proteção, o Senhor sempre usou seus profetas para nos convidar a ficarmos junto DEle! Desde os tempos antigos o Poderoso Senhor dos Exércitos,  sempre foi claro, transparente sobre seu Amor por suas criaturas. O Éden foi feito com imenso amor para que nele habitasse Adão e Eva. Em Gênesis vemos que tudo que foi criado por Deus, Ele entregou aos dois para ficarem debaixo da autoridade deles. Tudo! "E Deus viu que o que havia feito era bom. Aí ele disse:
— Agora vamos fazer os seres humanos, que serão como nós, que se parecerão conosco. Eles terão poder sobre os peixes, sobre as aves, sobre os animais domésticos e selvagens e sobre os animais que se arrastam pelo chão.
Assim Deus criou os seres humanos; ele os criou parecidos com Deus. Ele os criou homem e mulher e os abençoou, dizendo:
— Tenham muitos e muitos filhos; espalhem-se por toda a terra e a dominem. E tenham poder sobre os peixes do mar, sobre as aves que voam no ar e sobre os animais que se arrastam pelo chão. Para vocês se alimentarem, eu lhes dou todas as plantas que produzem sementes e todas as árvores que dão frutas!" Gênesis 1 vers. 25 a 29.
O Senhor sempre demonstrou  amor às suas criaturas! Em contrapartida Ele recebeu Desconfiança, Incredulidade e Ingratidão! Sempre!! “O tempo todo estendi as mãos a um povo desobediente e rebelde!!” Rom. 10 vers.21.
Deus oferecendo Bençãos e as criaturas agradecendo com o Mal! Idolatria, Incredulidade e Desconfiança eram os pecados (Desde sempre!!) que mais entristeciam (e entristecem, claro!!) ao Pai poderoso e amoroso. "
Ali eles lembrarão de mim e saberão que eu os castiguei e os envergonhei porque o seu coração infiel me abandonou, e, em vez de me adorarem, eles preferiram adorar ídolos. E eles odiarão a si mesmos por causa das suas maldades e das coisas nojentas que fizeram!!" Ezequiel 6 vers. 8 e 9.
Muitos julgam que Deus desprezou toda a raça humana no dilúvio, talvez sentindo prazer na morte de todos os seres vivos na época, mas na verdade, enquanto a arca não ficou pronta, Noé pregava e pregava constantemente avisando-os sobre o dilúvio por causa do pecado que tomava conta de toda a população da época. Zombavam de Noé e da sua pregação. Colheram o que plantaram. Se as pessoas estudarem as Escrituras desde Gênesis 1 até apocalipse, veriam Deus sempre oferecendo Amor! E perdoando!! Constantemente perdoando!! A maratona do seu povo no deserto do Sinai, libertado por Ele da escravidão que durava 430 anos no Egito, mostra mais uma vez esse Amor. Foram dez oportunidades perdoando as  terríveis​ provocações das mais de três milhões de pessoas que viram seu poder manifestado nos milagres feitos por Ele Quando ainda estavam escravizados no Egito, como as dez pragas por exemplo! Mas foi em vão. Povo incrédulo, idólatra e rebelde, deixaram bem claro para Deus que não confiavam NEle. De jeito nenhum!! Colheram a morte no deserto ao invés das bênçãos da Terra Prometida.
Assim, todos os livros da Bíblia, basicamente relatam estórias parecidas: Deus Convidando o povo para  se arrependerem e  crerem NEle a fim de receberem bênçãos sem medida e o povo que, ora acreditava temporalmente, ora matavam os profetas que Deus enviava para lhes falar exortando-os a se arrependerem de suas transgressões. Jeremias era um destes que sofreu terrivelmente sendo jogado num poço ficando por semanas atolado com lama  até o peito. Cap. 38 vers. 6. Já imaginaram tortura semelhante? Entendem então porquê Deus disse em Gênesis 6 vers. 6 que Ele se arrependeu de ter feito o ser humano? Sempre desejando Abençoar suas criaturas e sempre recebendo um 'Não'! Burrice?? Não sei.
Daí Jesus veio. Abandonou o céu, o Pai e os anjos. De comum acordo com o Pai, claro. Trinta anos de idade, maduro, sai pelo 'mundo' do Oriente Médio a pregar por três anos e meio. E prova que era o Filho de Deus, o Messias, do qual os profetas escreveram que Ele viria, fazendo sinais, prodígios e maravilhas. Entre estas tantas maravilhas deu uma ordem para um defunto sair do túmulo depois de morto faziam 4 dias. A morte teve que devolver a vida ao seu amigo Lázaro e o sangue voltou a correr pelas veias, o fedor da carne inchada e podre sumiu, o coração voltou a pulsar, suas forças retornaram e dezenas de pessoas que estavam ali perto viram a ordem ser obedecida: o morto saiu da gruta assim que ouviu Jesus gritar:"Lázaro sai para fora!!" João 11 vers. 43. 
Então suas duas irmãs, Marta e Maria voltaram a chorar, mas agora, de alegria. Em suas primeiras pregações aqui  Jesus dizia :" Arrependei-vos e credes no Evangelho!" E "já é chegado até vós o reino de Deus. Marcos 1 vers. 15.
Esta é a benção oferecida por Deus! O Céu! A Vida Eterna! O livramento do inferno! A paz! A satisfação! O Espírito Santo! A segurança! A proteção contra os demônios!! A presença do Todo Poderoso!! E da mesma forma que os profetas antigos falaram o Mestre falou: Obedeçam! Obedeçam e vivereis!! "O Imundo veio Matar, Roubar e Destruir, mas Eu Vim para lhes trazer vida e vida em abundância!" João 10 vers. 10.
De graça, sem sacrifícios de animais, de sangue ou qualquer outro sacrifício! Uma nova doutrina baseada no amor, perdão e misericórdia Jesus pregou. Humildade, fidelidade, fé e obediência aos seus mandamentos teriam que fazer parte da vida daqueles que quisessem se salvar. Negar a si mesmo, fazer, não a sua vontade, mas a de Deus e amar aos seus inimigos, entre outros, é agora a vontade de Deus! Sacrifícios aceitos por Deus eram esses! Olhar para Jesus e seu comportamento e imitá-Lo era a vontade de Deus.  Frequentar uma igreja e desenvolver seus talentos nela e participar da santa ceia comendo do pão e bebendo do cálice deveria fazer parte da rotina de qualquer cristão.  Modéstia e humildade seria agora o estilo  de vida do fiel cristão.  Andar e viver em Espírito era agora uma obrigação sim, de todo aquele que confessa que ama à Deus! "
a fim de que todos honrem o Filho exatamente como honram o Pai. Aquele que não honra o Filho não honra o Pai que o enviou!" João 5 vers. 23.
Ora, honrar o Filho é obedecer TODOS os seus ensinamentos! Não questioná-los! Não obedecê-los em parte! É entender que essa maldita mania de decidir ser cristão 'do meu jeito" nada mais é do que uma desonra à Cristo! Significa  mais ou menos o seguinte:"olha Deus, eu quero  honrar AquEle que o Senhor enviou Sim, mas tem algumas coisinhas que acho impossível de obedecer, então perdoa-me e compreenda-me!" Não, Deus não negocia os seus mandamentos!!  Pois tudo o que seu Filho ensinou foi lhe passado pelo Pai. "
Eu não tenho falado em meu próprio nome, mas o Pai, que me enviou, é quem me ordena o que devo dizer e anunciar. E eu sei que o seu mandamento dá a vida eterna. O que eu digo é justamente aquilo que o Pai me mandou dizer!!" João 12 vers. 49 e 50.
A Maldição continuará sobre todos os que não entendem isso! Enquanto não se envergonhar do coração duro, do maldito egoísmo que sempre vai querer que as coisas sejam do seu jeito, de não valorizar o sacrifício feito por Jesus naquela cruz e por seu orgulho em não aceitar o caminho que passa por humilhação até ao céu, as bênçãos Não Virão!!! Não virão!
Um exemplo que vocês fiéis leitores sempre vêem aqui sobre maldição é o mau exemplo deixado para nós no Êxodo no deserto do Sinai. Por mais que Deus fizesse sinais, prodígios e maravilhas mostrando seu poder e amor por aquela grande multidão, eles endureciam  e endureciam o coração! Receberam a maldição de vários castigos no trajeto daquele terrível deserto e a humilhação de ficar dando voltas por 40 anos naquele lugar até morrerem um à um todos os que escolheram a rebeldia e desobediência deliberadamente! E olhem que Deus lhes deu 10 chances para reverem e se arrependerem de suas atitudes pecaminosas! No entanto, vejam o porquê que não teve jeito para eles:"
Então Deus avisou Moisés: “Vai, desce depressa, porque o teu povo, que ajudaste a subir da terra do Egito, perverteu-se! Com muita facilidade e rapidez desviaram-se do Caminho que Eu lhes havia ordenado. Fizeram para si um bezerro de metal fundido, e o estão adorando e lhe estão oferecendo louvores e sacrifícios e proclamaram em alta voz: ‘Este é o teu Deus, ó Israel, que te fez subir do Egito! "E Deus disse mais a Moisés: “Tenho observado este povo: eis que é um povo de coração duro, teimoso. Agora, portanto, deixa-me, para que se inflame contra eles a minha ira e Eu os consuma!" Êxodo 32 vers. 7 a10
Pois é. Um coração endurecido sempre vai dizer Não para Deus! Ei, pode-se dizer Não para Ele frequentando igreja, orando ou dando dízimos​! A única maneira de mostrar que seu coração perdeu a dureza é Obedecendo sua palavra! Toda! Encerro esse texto provando, através das Escrituras, quando é que  a maldição vem para alguém:"
Assim, todo aquele que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem sábio, que construiu a sua casa sobre a rocha. E caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e bateram com violência contra aquela casa, mas ela não caiu, pois tinha seus alicerces na rocha. Pois, todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. E caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e bateram com violência contra aquela casa, e ela desabou. E grande foi a sua ruína!!!. Mateus 7 vers. 24 a 27. 
 
Uma casa que nunca cai, evidentemente está recebendo as bênçãos de Deus!! 

 
Tenham uma abençoada quinta feira!

jairo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário