segunda-feira, 24 de julho de 2017

"Mulher cadê os seus acusadores? Vá e não peques mais!" João 8 vers. 1 a 11.

Amados de Deus; 

A cena era dramática, digna de um novelão mexicano: Vários homens 'santos' contra uma mulher pecadora, pega no próprio ato do adultério. Eles,  espumando pelos cantos da boca loucos para obedecer a lei de Moisés, já estavam com  pedras nas mãos. Entretanto planejaram também aproveitar a ocasião para tentar achar motivos para matar aquEle Nazareno que vivia pregando o perdão, a compaixão, a misericórdia e o amor: Jesus de Nazaré. Assim, arrastaram a pobre mulher desesperada, sabendo que dalí a pouco experimentaria as pedradas que iriam deixar seu corpo ensanguentado, pois assim, dizia a Lei, que devia morrer os adúlteros.  2Ao amanhecer, Ele voltou ao templo, e todo o povo achegava-se ao seu redor. Então, Ele se assentou e lhes ensinava. Os escribas e fariseus trouxeram até Ele uma mulher surpreendida em adultério. Forçaram-na a ficar em pé no meio de todos, e disseram a Ele: “Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante ato de adultério. Assim sendo, Moisés, na Lei, nos mandou que tais mulheres sejam apedrejadas. Todavia, tu, que dizes a este respeito?” Eles falavam assim para prová-lo e terem alguma coisa de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia na terra com o dedo, como se não tivesse ouvido. Porque insistiram na pergunta, Ele se levantou e lhes disse: “Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro a lhe atirar uma pedra.” E, novamente, inclinou-se e escrevia na terra. Então, aqueles que ouviram isso, sendo convencidos por suas consciências, foram se retirando um por um, começando pelos mais velhos até o último. Jesus foi deixado só, e a mulher ficou em pé onde estava. Quando Jesus se ergueu, não vendo a ninguém mais, além da mulher, disse a ela: “Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?” Disse ela: “Ninguém, Senhor.” E assim lhe disse Jesus: “Nem Eu te condeno; podes ir e não peques mais!!” João 8 vers. 2 a 11.   Como sabiam que Jesus era muito misericordioso eles queriam ver se Ele absolveria aquela mulher se colocando-se  contra a Lei sagrada de Moisés. Era tudo o que eles precisavam para ter motivos para acusar Jesus.
Alguns estudiosos das Escrituras acreditam que aqueles homens armaram para aquela mulher. Interessante notar que o homem que foi pego com aquela mulher não é sequer citado no texto. No entanto, a lei valia também para ele. Assim era o machismo dominante entre os religiosos fariseus. Humilhada, exposta publicamente perante a sociedade, ela estava à espera da morte. Sua vida já estava acabada mesmo, visto que certamente a notícia daquilo que ela fazia escondido, iria se espalhar. Não, não havia esperança pra ela.
No entanto, a estupidez dos muitos chefes religiosos que tentavam o tempo todo encontrar alguma falha em Jesus para poder prendê-Lo e posteriormente matá-Lo, era que eles estavam lutando contra o próprio Deus. Como sair vencedor nesse caso??
A criatura tentando ser mais sábia do que o Criador ao ponto de derrotá-Lo!!  
Não se sabe o que Jesus escrevia na terra. As Escrituras não dizem nada sobre esse detalhe, porém uma grande parcela dos estudiosos da Bíblia, afirmam que Jesus, sendo profeta, sabia de todos os pecados daqueles homens e os denunciavam escrevendo-os sobre  a terra, debaixo do nariz deles. Segundo essa tese, se não vissem os seus pecados denunciados por Jesus, nunca teriam abandonado as pedras no chão e desistido do seu plano diabólico. E o que fizeram foi impressionante: silenciosamente se retiraram um a um. Afinal, eles estavam furiosos, com sede de matar a mulher e Jesus e só um fato novo, muito grave, poderia impedi-los. Esse fato novo seria   aquilo que viram Jesus escrevendo? Quem sabe ali estava escrito os nomes de muitos deles que adulteravam frequentemente? Ao lado do nome, quem sabe estava a data, o horário e o local onde foi cometido o pecado oculto de todos? Bem, não vejo outra explicação para que aqueles furiosos religiosos tivessem desistido. O medo que assombrava aquela mulher pegou a todos eles também! Os arrogantes fiscais da Lei, santos e puros seguidores de Moisés, se estremeceram diante das palavras escritas pelo Mestre. Deu tudo errado pra eles. Se mandaram. Mais uma vez foram envergonhados. Mas não iriam desistir, não. A crucificação prova isso!
E a mulher? De cabeça baixa, assustada, assistia a tudo calada. Não acreditava que teria outra chance, que estava escapando da  dolorosa morte lenta, esperando até que a última pedra terminasse com tudo. E ficaram os dois sozinhos. A pecadora digna de morte segundo a Lei de Moisés e o Mestre. Eis o curto diálogo entre eles:"
Quando Jesus se ergueu, não vendo a ninguém mais, além da mulher, disse a ela: “Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?” Disse ela: “Ninguém, Senhor.” E assim lhe disse Jesus: “Nem Eu te condeno; podes ir e não peques mais!!”
Não, Jesus NÃO aprovou o ato cometido por ela. Aliás, o Senhor considera tão grave esse ato que Ele disse certa vez que a separação entre um casal só é aceita se houver um caso de adultério entre eles.

"Eu, porém, vos afirmo: “Todo aquele que se divorciar da sua esposa, a não ser por imoralidade sexual, e se casar com outra mulher, estará cometendo adultério!” Mateus 19 vers. 9. Mas naquele momento Ele olhava é para a vergonha e humilhação dela. Jesus quis mostrar que havia algo maior do que o pecado cometido por ela:O AMOR DE DEUS!
Não, não haveria acusação, dedos apontados para ela, sermão, palavras duras lhe mostrando o seu passado com o outros homens, xingamentos, etc. Nada disso! (Posso conjecturar sobre o que ia no pensamento de Jesus por aquela mulher?) "Os seus acusadores foram embora?? Então não sobrou nenhum? Porque eu é que não vou te acusar! Eu não vim do céu para isto! Meu pai me enviou para salvar, libertar, curar, dar paz e evangelizar!"  'Vai em paz! E não peques mais!' Jesus estava dizendo para todos nós que Ele era Amor e não Acusador! Este tem por nome Diabo. Jesus tem por nome Salvador! O arrependimento era o que devia nascer no coração daquela pecadora e de todos os demais pecadores. Eis o evangelho dEle! Mostrar amor, compaixão e misericórdia no lugar das pedradas e da acusação e humilhação! Um novo tempo havia chegado! Primeiro  o amor  e o perdão! Dessa forma o Senhor espera que as pessoas fiquem quebrantadas diante de tanto amor e venham a   se arrepender de seus atos pecaminosos.  Vejam:
"Quando ouviram isso, todos ficaram muito aflitos e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos:
— Irmãos, o que devemos fazer?
Pedro respondeu:
Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para que os seus pecados sejam perdoados, e vocês receberão de Deus o Espírito Santo. Pois essa promessa é para vocês, para os seus filhos e para todos os que estão longe, isto é, para todos aqueles que o Senhor, nosso Deus, chamar!" Atos 2 vers. 37 a 39.
Deus nunca vai aprovar o pecado. Vai, sim, apoiar a todo o pecador que se arrepende de seus atos que o separam de Deus. Vejam alguns vers. sobre esse assunto:"Toda pessoa que vive costumeiramente pecando também vive em rebeldia contra a Lei, pois o pecado é transgressão da Lei. Sabeis, igualmente, que Ele se manifestou para tirar os nossos pecados, e nEle não há pecado. Todo aquele que permanece nEle não vive pecando; toda pessoa que continua no pecado não o viu, nem tampouco o conheceu. Filhinhos, ninguém vos iluda: quem pratica a justiça é justo, assim como Ele é justo. Aquele que vive habitualmente no pecado é do Diabo, pois o Diabo peca desde o princípio. Para isto, o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo. Todo aquele que é nascido de Deus não se dedica à prática do pecado, porquanto a semente de Deus permanece nele e ele não pode continuar no pecado, pois é nascido de Deus. Deste modo, conhecemos quem são os filhos de Deus e quem são os filhos do Diabo: quem não pratica a justiça não procede de Deus, nem tampouco aquele que não ama seu próprio irmão. 1João 3 vers. 4 a 10.
Portanto, viver na prática do pecado, é fazer a vontade do diabo! É estar debaixo da autoridade dele.
Enquanto isso, Jesus continua de braços abertos pronto para receber aqueles que estão cansados do fardo pesado do pecado. Recebe com amor a todos os que vierem até Ele. Sem acusações, sem dedos apontados relembrando todo o se passado, sem retaliação.
Ele perdoa todos  os nossos pecados, olhando para nós com misericórdia e compaixão.
"Caros filhinhos, estas palavras vos escrevo para que não pequeis. Se, entretanto, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo; e Ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente por nossas ofensas pessoais, mas pelos pecados de todo o mundo!" 1 João vers. 1 e 2.  E dando-nos a sua paz! A paz que o mundo e o pecado não pode nos dar! Com amor nos diz:"Vai em paz! E não peques mais!!!"

Tenham uma terça-feira abençoada!
jairo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário