sábado, 29 de julho de 2017

Quem nos separará do Amor de Deus?? (O Senhor se importa com o nosso Choro??)



Amados de Deus;

, "Ele lhes enxugará dos olhos toda a lágrima; não haverá mais morte, nem pranto, nem lamento, nem dor, porquanto a antiga ordem está encerrada!” Apocalipse 21 vers. 3.



Talvez não haja nada mais triste nesse mundo do que um velório. Vemos tragédias diariamente por meio dos telejornais e muitas coisas nos deixam tristes porém, ver uma pessoa sem respirar, dentro de um caixão com flores espalhadas sobre seu corpo (não sei se ainda existe esse costume das flores sobre o corpo do morto pois faz 50  anos não vou a velórios -tenho 62 anos. ),   sabendo que logo estará para sempre sepultada, é algo doloroso demais!  Quando vi o corpo da amiga de 15 anos que fôra atropelada por um caminhão e ouvia os soluços e gemidos de sua mãe, decidi que nunca mais assistira tal cena novamente. Até hoje parece que eu ainda estou presente naquele velório ouvindo os gemidos daquela boa mulher.  Como consolar uma mãe que perdeu seu/a filho/a? E o pranto? Os soluços? O luto?  De que adianta dizer: "não chores mais?" A dor vai acabar?
Vamos ver como Jesus reagiu diante de uma mãe desesperada que acompanhava o cortejo fúnebre do único filho? Viúva e agora, com a morte do único filho, estava completamente sozinha e desesperada!
"E indo jesus à cidade de Naím, com ele iam muitos discípulos e uma multidão. Chegando perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto filho único de sua mãe, uma viúva, e com eles uma grande multidão. E vendo-a, moveu-se de íntima compaixão por ela e disse-lhe: não chores! E tocando no esquife, disse: jovem, a ti te digo: levanta-te! E o jovem se levantou-se e começou a falar. E o entregou à sua mãe!" Lucas 7 vers. 11 a 15. O milagre chegou para acabar com a dor e as lágrimas daquela viúva! Secaram as suas lágrimas imediatamente.
Amados de Deus, ainda que o sofrimento dos cristãos aqui seja bíblico ("no mundo tereis aflições..." João 16 vers. 33.), ainda que sejamos perseguidos e enfrentemos lutas terríveis, não podemos nunca  deixar de crer na bondade, misericórdia e compaixão de Deus! Ai de nós se um dia nos juntarmos à essa infeliz multidão que desistiram de CRER!! Satanás vai comemorar por cada alma que se afastar da Fé no Todo poderoso!!  O caráter de Deus faz com que Ele não suporte nos ver chorando, sofrendo, sem saída! Enquanto nós não entendermos que Deus é um Pai amoroso, extremamente interessado no nosso bem estar,  não vamos possuir a fé que Ele espera que tenhamos nEle! E a falta de fé, é semelhante à incredulidade e esse estágio nos leva a viver uma vida de pura religiosidade, inútil, sem graça, sem sentido. Nada agrada mais a Deus do que a fé nEle! Nada! Se todas as pessoas que dizem que amam ao Senhor conhecessem a sensibilidade, o amor, o carinho que Jesus tem por seus filhos, confiariam e creriam mais. Pois temos tendências a duvidar da bondade de Deus assim que nossas lágrimas começam a molhar nossos rostos por causa de provações e das aflições desse mundo!! A nossa carne começa a prevalecer tentando nos convencer de que Deus não toma conhecimento de nossas dores! Essa é a  armadilha preferida de satanás contra nós. Abandonar a fé em Jesus,  é exatamente o que deseja satanás para cada ser humano que ainda crê nEle. E muitos tem caído nessa armadilha. Ah, amados de Deus vigiemos
olhando para aquela cruz!! "Neste momento, alguns cuspiram em seu rosto e o esmurravam, enquanto outros lhe desferiam tapas, vociferando: “Profetiza-nos, pois, ó Cristo, quem é que te bateu?” E sucedeu que os soldados do governador conduziram Jesus ao Pretório e agruparam toda a tropa ao redor dele. Despojaram-no de suas vestes e o cobriram com um manto vermelho vivo. Trançaram uma coroa de espinhos e a forçaram sobre sua cabeça. Puseram em sua mão direita um caniço e, ajoelhando-se diante dele, escarneciam exclamando: “Salve! Salve! Ó Rei dos Judeus!” Cuspiram nele e, tirando o caniço de sua mão, espancavam-lhe com ele a sua  cabeça. Depois de haverem zombado dele, despiram-lhe o manto e o vestiram com suas próprias roupas. Em seguida, o levaram para ser crucificado. As pessoas que passavam lançavam-lhe impropérios, balançando a cabeça. E exclamavam: “Ó tu que destróis o templo e em três dias o reconstróis! Agora salva-te a ti mesmo. Desce desta cruz, se és o Filho de Deus!” Do mesmo modo, os chefes dos sacerdotes, os mestres da lei e os anciãos zombavam dEle, vociferando: Salvou a muitos, mas a si mesmo não pode salvar-se. É o Rei de Israel! Desça agora da cruz, e passaremos a crer nele. Pregou sua confiança em Deus. Então que Deus o salve neste instante, se verdadeiramente por Ele tem piedade, pois afirmou: ‘Sou Filho de Deus!’” Mateus 26 vers. 67 e 68 e Mateus 27 vers. 27 a 31 e 39 a 43.   É bom, amados do Senhor, relembrarmos ao menos um pouquinho do que o Filho de Deus encarou aqui para que hoje nós pudéssemos ter um fim no nosso choro!! Sim, se hoje nós temos esperança de que nosso choro terá um fim, foi graças a a Esse Incompreensível Amor demonstrado naquela terrível cruz!! Ele não precisava passar por nada daquilo!! Precisava?? Que lhe fizemos de bom para que Ele descesse do Céu e passasse por tudo aquilo??  Hã?? Hã??? "Ora, se quando éramos inimigos de Deus fomos reconciliados com Ele mediante a morte de seu Filho, quanto mais no presente, havendo sido feitos amigos de Deus, seremos salvos por sua vida!!" Romanos 5 vers. 10. É simplesmente impossível não enxergar amor verdadeiro por cada um de nós, no gesto de Jesus que desceu dos céus, sua morada, e veio  nascer, viver e morrer aqui por todos nós pecadores! Esse amor vai continuar existindo independente de nossas dúvidas em relação a ele, independente de nossa incredulidade, de nossas palavras fúteis murmurando constantemente sobre certas situações dolorosas que vivemos.Na verdade, o amor de Deus está sobre a vida de todos os que choram. A fé é incompatível com com o nosso desejo de que Deus 'tem que fazer' para que nós creiamos nEle.   É simplesmente impossível não enxergar amor verdadeiro por cada um de nós, no gesto de Jesus que desceu dos céus, sua morada, e veio  nascer, viver e morrer aqui por todos nós pecadores! Esse amor vai continuar existindo independente de nossas dúvidas em relação a ele, independente de nossa incredulidade, de nossas palavras fúteis murmurando constantemente sobre certas situações dolorosas que vivemos. Desejamos ardentemente nos sentirmos amados e só acreditamos que somos muito amados por Deus, se tudo estiver muito bem conosco! Eis aí o nosso egoísmo!! Não faltar dinheiro, não faltar saúde, não faltar paz e alegria, parece ser uma condição que mostra-nos que Deus está nos amando muito! Ah, mas se as coisas não estão caminhando bem pra nós! Um exemplo que cito nesse espaço muitas vezes -e agora o faço novamente-, é o povo hebreu escravizado pelos egípcios. Depois de 430 anos vivendo em humilhação, sofrendo terrivelmente, Deus OUVE O CHORO DELES "Disse o SENHOR: “Certamente tenho observado a opressão e a miséria sobre meu povo no Egito, tenho ouvido seu clamor, por causa dos seus feitores, e sei o quanto estão padecendo. Por esse motivo desci a fim de livrá-los das mãos dos egípcios e tirá-los daqui para uma terra boa e vasta, onde mana leite e mel!" Êxodo 3 vers. 7 e 8.  e   chama Moisés para tirá-los dessa situação! E depois de mostrar a todos eles o seu poder, de obrigar  Faraó a libertá-los finalmente eles saem à caminho da terra prometida. Deus não os  amavam? Mas, e eles, amavam à Deus?? Na hora da provação vejam apenas um dos vers. que mostram as duras  palavras que eles diziam:"Entretanto, durante a jornada o povo perdeu a paciência uma vez mais, e passou a murmurar contra Deus mediante suas reclamações a Moisés. E o povo se queixava exclamando: “Por que nos fizestes subir do Egito para morrermos neste deserto? Pois não há nem pão, nem água! Estamos enfastiados deste alimento miserável!Números 21 vers. 4 e 5. Este alimento miserável do qual eles falam é o maná, o pão com sabor de mel que Deus mandava do Céu!! O que vocês, amados leitores, fariam com esse povo?? Não me perguntem! Que horror! 
Mas Deus prova, sim, o nosso amor e fidelidade. Eles tinham um coração mais duro que um diamante e  foram provados por dez vezes e diante de cada provação, se mostravam incrédulos e rebeldes! Tiveram como recompensa a morte enquanto davam voltas pelo deserto sem jamais alcançar a terra que "mana leite e mel", com exceção dos filhos deles.
Além das aflições desse mundo, somos também chamados a glorificar ao Senhor quando somos provados! Era o que acontecia diariamente com as Igrejas do primeiro século, especialmente as relatadas no espetacular livro de Atos. Seu sofrimento trazia alegria! Isso mesmo que vocês leram: Alegria!! Querem ver?? 
"Então, mandaram trazer os apóstolos e ordenaram que fossem açoitados. Depois, exigiram-lhes que não mais falassem no Nome de Jesus e os deixaram sair em liberdade. Os apóstolos se retiraram do Sinédrio, contentes por haverem sido considerados dignos de serem humilhados por causa do Nome. E, todos os dias no templo, bem como de casa em casa, não deixavam de pregar e ensinar que Jesus Cristo é o Messias!!"  Atos 5 vers. 40 a 42. Impressionante, não, amados do Senhor??
Eis a diferença que faz o inferno estremecer, queridos do Senhor!! Saber que podemos chorar sim, mas que podemos nos sentir amados do mesmo jeito como se estivéssemos sorrindo muito!!! Prestem muita atenção no que  satanás fez com Paulo e Silas, usando pessoas perversas, e como esses homens reagiram:
"Então, uma multidão unânime os atacou, e os magistrados, rasgando-lhes as roupas, ordenaram que fossem açoitados com varas. Depois de tê-los espancado muito, os jogaram na prisão, recomendando ao carcereiro que os vigiasse com toda atenção. Havendo recebido tais ordens expressas, ele os lançou no cárcere interior e lhes prendeu os pés no tronco.
Por volta da meia-noite,
Paulo e Silas estavam orando e entoando hinos de louvor a Deus, enquanto os demais presos os ouviam. De repente, aconteceu um terremoto tão violento que os alicerces da prisão foram abalados. No mesmo momento, todas as portas se abriram, e as correntes que prendiam a todos se soltaram!!" Atos 16 vers. 20 a 26. 
Eles foram humilhados, roupas rasgadas, torturados, machucados e, no entanto, escolheram adorar ao Senhor que permitiu todas essa situação!!
Eles cantavam ao Senhor e os outros presos os escutavam!!  Tudo dentro da normalidade como se os dois não estivessem acorrentados e machucados pela surra que levaram porque estavam falando de Jesus! As chicotadas nos seus corpos e as correntes prendendo-os, não os impediram de sentirem o amor de Deus sobre eles! A resposta veio do Céu: Um terremoto para soltá-los! Em seguida a salvação do carcereiro e sua família através desse acontecimento! Poderiam até chorar a noite toda, mas o amor e confiança em Deus era maior do que a dor que sentiam!! Sim, Deus se importa com todos os que choram!!  Afinal, temos a promessa do Senhor que "O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã!!" Salmo 30 vers. 5.
O nosso Salvador chorou, os discípulos choraram, (especialmente Paulo nas cartas aos Coríntios e à Timóteo) e a fé deles não esmorecia, amados de Deus! Crescemos, amadurecemos, tornamo-nos mais sensíveis com o choro!!! Deus tem um propósito em todas as coisas que nos acontecem!!! "Todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a  Deus. Daqueles que são chamados segundo o seu propósito!" Romanos 8 vers. 28.
Vamos em frente amados de Deus, amando e adorando ao Bondoso Senhor!! Com Ele enxugando nossas lágrimas ou não!! Sorrindo ou chorando!!! Deus não tem que nos provar Mais Nada!!!! Seu amor por nós já foi provado lá na Cruz!!!!! 
""Quem nos separará do amor de Cristo? Será a tribulação, ou a ansiedade, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?? Como está escrito: por amor de ti somos entregue à morte todos os dias; somos considerados ovelhas para o matadouro. Mas estou certo que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura poderá nos separar do Amor de Deus que está Cristo Jesus, nosso Senhor!!!"" Romanos 8 vers. 35 a 39.

Um sábado abençoado pra vocês!!
jairo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário