terça-feira, 4 de julho de 2017

Videira Verdadeira! Bob Marley, Elvis, Dinho (mamonas assassinas), Michael Jackson, Curt Cobain... São alguns que já estiveram ligados na Videira!



Amados de Deus; 

Porque Videira Verdadeira? Não são todas verdadeiras? Não, não são todas não! As imitações estão por aí tentando copiar a Original! Vocês entenderão logo mais à frente.  O evangelho de João 15 é um dos textos mais lindos escritos pelo amado apóstolo, conhecido como o mais íntimo de Jesus. Ficou pertinho de Jesus em todo o tempo em que foi seu apóstolo sendo o único que esteve aos pés da cruz junto de Maria, mãe do Mestre. Escreveu esse evangelho que é imprescindível para todos que tem interesse em conhecer a Jesus. Se destaca dos três outros evangelhos (Mateus, Marcos e Lucas), mas nunca pensem que há um superior ao outro. Mas esse é outro assunto. Todos foram inspirados pelo Espírito Santo. Entretanto, nenhum deles revela de forma tão, mas tão  íntima a pessoa de Jesus como João. A oração sacerdotal no capítulo 17, pouco antes dEle morrer, é impressionante! Leiam!!
E no cap. 15, já  quase se despedindo dos seus amados discípulos, Jesus começa sua conversa com eles se comparando à uma videira. Certamente havia muitas dessas plantas frutíferas por todo o Israel pois o vinho era uma bebida muito comum entre toda a população. Lembram-se do casamento em que Jesus transformou água em vinho? Pois é.
O Mestre usou a videira para explicar-lhes de maneira bem simples o que eles deviam fazer para produzirem frutos, vejam:"
Eu Sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, Ele retira; e todo que dá fruto, Ele limpa, para que dê mais fruto ainda. Vós já estais limpos, pela Palavra que Eu vos tenho transmitido. Permanecei em mim, e Eu permanecerei em vós. Nenhum ramo pode produzir fruto por si mesmo, se não estiver ligado à videira. Vós igualmente não podeis dar fruto por vós mesmos, se não permanecerdes unidos a mim. Eu Sou a videira, vós os ramos. Aquele que permanece em mim, e Eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim não podeis realizar obra alguma. Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Então, esses ramos são juntados, lançados ao fogo e queimados. Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que desejardes, e vos será concedido. O que glorifica meu Pai é que deis fruto em abundância; e assim sereis verdadeiramente meus discípulos. Assim como o Pai me amou, Eu da mesma forma vos amei. Permanecei no meu amor. Se obedecerdes aos meus mandamentos, permanecereis no meu amor, exatamente como Eu tenho obedecido às ordens do meu Pai e permaneço em seu amor.Tenho-vos dito essas palavras para que a minha alegria permaneça em vós e a vossa felicidade seja completa!!" vers. 1 a 11.
A sabedoria de Jesus fazia com que suas explicações pudessem ser compreendidas por qualquer pessoa!! Descomplicado! Linguagem simples! Até porque entre os seus discípulos não havia nenhum filósofo ou erudito ou com um monte de diplomas!
E quem não entenderia esse bendito exemplo dado pelo Senhor? Ora, todo mundo sabe que  se os ramos forem separados da planta principal, morrem! Secam-se! Viram galhos secos cuja única serventia é queimar-se.
As palavras do Mestre são duras, de advertência e nos convida a nunca nos afastarmo-nos dEle. Talvez o Mestre tenha escolhido a videira para fazer essa comparação consigo mesmo porque ela produz o fruto que vai se transformar em vinho/suco. Sim, pois pouco depois Ele mandou que seus discípulos preparassem aquela que seria sua última refeição com eles e usaria o vinho para falar sobre a nova aliança com todos os seus seguidores através do seu sangue. Mandou que eles continuassem a comer o pão e a tomar o cálice de vinho até que um dia eles voltem a participar da ceia juntos dEle nos Céus!
"Quando chegou a hora, Jesus sentou-se à mesa com os apóstolos e lhes disse:
— Como tenho desejado comer este jantar da Páscoa com vocês, antes do meu sofrimento! Pois eu digo a vocês que nunca comerei este jantar até que eu coma o verdadeiro jantar que haverá no Reino de Deus.
Então Jesus pegou o cálice de vinho, deu graças a Deus e disse:
— Peguem isto e repartam entre vocês. Pois eu afirmo a vocês que nunca mais beberei deste vinho até que chegue o Reino de Deus.
Depois pegou o pão e deu graças a Deus. Em seguida partiu o pão e o deu aos apóstolos, dizendo:
— Isto é o meu corpo que é entregue em favor de vocês. Façam isto em memória de mim!!" Lucas 22 vers. 14 a 19.
João mostra Jesus  claramente ensinando que o seu sangue é a verdadeira bebida e sua carne verdadeira comida e que todos nós devemos nos  alimentarmos dEle para que tenhamos vida! E que Ele só estará em nós e nós nEle, se bebermos do seu sangue e se comermos da sua carne. "Então Jesus disse:
Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se vocês não comerem a carne do Filho do Homem e não beberem o seu sangue, vocês não terão vida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é a comida verdadeira, e o meu sangue é a bebida verdadeira. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue vive em mim, e eu vivo nele!" João 6 vers. 53 a 56. Portanto, o seu sangue nada mais é, simbolicamente, claro, que o vinho e sua carne, o pão, conforme escrito no vers. 35 do mesmo cap. 6. "Jesus respondeu:
— Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim nunca mais terá fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede!!"
 Voltemos à videira. Os ramos terão vida enquanto estiverem ligados no tronco da videira. A seiva que corre no interior do tronco vai até aos ramos levando vida para que as folhas continuem verdes e os frutos no tempo certo, brotem!! Assim também o sangue de Cristo nos alimente se estivermos ligados nEle!!
Vejam como é linda a videira, com os muitíssimos ramos carregados de frutos!! Os frutos só estão ali por causa da seiva que vem do tronco principal! Se acaso acontece um acidente e um dos ramos se desprender do tronco, adeus vida, adeus frutos! Para estarmos grudados no tronco -Jesus- há algumas condições. Primeiro é necessário andarmos em Espírito.   "A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz. Porque a mentalidade da carne é inimiga de Deus, pois não se submete à Lei de Deus, nem consegue fazê-lo. Os que vivem na carne não podem agradar a Deus!!" Romanos 8 vers 6 a 8.
Nesse caso é bom que se esclareça que não estou me referindo exclusivamente aos pecados relacionados à sexo. Verifiquem a abençoada lista  que Paulo escreveu em sua carta aos Gálatas no capítulo 5, vers. 16  em diante mostra os vários pecados daqueles que estão na carne, que não andam em Espírito!
Duro o texto de Paulo sobre a necessidade de andarmos em Espírito nos dias de hoje? Mas não há outra saída! Ou isso e o Céu ou a carne e o Inferno!! Ponto! Daí para andarmos em Espírito e continuarmos ligados na Videira, vai depender só de nós!! Quanto mais praticarmos a vontade de Deus revelada  nas Escrituras, mais Espírito, menos Carne! Alimente a Carne e a colheita virá da carne! Alimente o espírito e a colheita virá no Espírito!! Ora, se a Carne produz a morte dos Ramos (nós), o Espírito produzirá  vida! Vejam essas impressionantes palavras ditas por nosso amado Jesus:"O Espírito é que dá Vida! A Carne para nada aproveita!! As palavras que eu tenho lhes falado são Espírito e vida!" João 6 vers. 63.
A Videira é quem transmite a Vida! Ela é a geradora da Vida!! Sua seiva/sangue é o condutor do Espírito/Vida!! Que é que o Ramo/galho pode fazer se se separar do tronco? Um exemplo bem simplório mas válido: Quando um jovem  ciclista foi atropelado por um outro jovem bêbado dois anos atrás, o braço decepado do ciclista ficou perdurado no para brisa do veículo do irresponsável "filhinho de papai". O que ele fez? Além de não prestar socorro para a vítima desmaiada de dor abandonado no asfalto, o motorista parou perto de um córrego e jogou o braço no riacho poluído!! Enquanto isso os médicos tentavam descobrir onde estava o braço da vítima pois talvez fosse possível transplantá-lo! Desde que fosse rápido! Claro, não foi possível pois o braço estava bem longe do lugar onde ocorreu o acidente. Porque estou me referindo a esse fato? Porque sempre é possível transplantar os ramos no tronco da Videira! Mas tem que ser rápido!! Se os ramos se secarem não será mais possível. Um ramo seco é aquele que se separou da Videira e a esqueceu definitivamente! Está amando o mundo e tudo que o dono desse mundo lhe oferece! O mesmo diabo/sedutor  que ofereceu muitas coisas desse mundo para Jesus e foi repreendido pelo Mestre, hoje faz com o ramo seco o que bem quer! Até que chegará o dia em que irá queimá-lo! Exemplos dramáticos e tristes? Os grandes roqueiros Elvis Presley, Janis Joplim, Curt Cobain e o maior cantor de regue do mundo Bob Marley,  Wihtney  Houston, Michael Jackson, James Brow, Rei Charles, Dinho (Mamonas assassinas), são os que  um dia estiveram na Videira. Estes morreram sem que houvesse tempo de se tornarem ramos verdejantes ligados na Videira! Triste? Claro!!  Dentre os brasileiros que ainda vivem, a funkeira mais famosa que está prestes a conquistar a fama no mundo inteiro também, Anitta, já esteve um dia como um ramo verdejante na Videira recebendo Vida. Diz ela que cantar na igreja era por amor, mas não ganhava nada com isso. E que ia aos bailes funks mesmo estando na igreja, até que um dia perdeu totalmente o gosto pela casa de Deus. E escolheu o que mais a atraía: O funk com suas letras diabólicas. Cantar para Jesus, não deu pra ela, não. (O que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e PERDER A SUA ALMA?? Mateus 8 vers. 36.) Soubessem como é o inferno não brincariam com ele. De jeito nenhum!! Estão mortos hoje, conforme o texto publicado na quinta-feira passada:"Eles/elas namoram, trabalham, se arrumam, vão à baladas, fazem sexo, uns são pobres outros  milionários... Mas estão todos Mortos!"
Separar-se da Videira é Escolher a Morte!!! Ramo seco só serve para ser queimado! Foi isso que Jesus afirmou! Que faremos nós, amados de Deus??
Não aceitaremos que nada, absolutamente nada nos separe de Cristo!! Para que nunca nos tornemos como ramos secos! Pelo contrário: ficaremos cada vez mais juntinhos de Jesus a fim de que nossos ramos dêem mais frutos ainda!! Assim cumpriremos a vontade de nosso amado Salvador glorificando o Nome do Pai, afinal foi por nos amar de tal maneira que Ele nos concedeu Vida através da Videira Verdadeira, Seu Filho!!!
"Ele vos concedeu a vida, estando vós mortos nas vossas transgressões e pecados, nos quais andastes no passado, conforme o curso deste sistema mundial, de acordo com o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência. Anteriormente, todos nós também caminhávamos entre eles, buscando satisfazer as vontades da carne, seguindo os seus desejos e pensamentos; e éramos por natureza destinados à ira. No entanto, Deus, que é rico em misericórdia, por meio do grande amor com que nos amou, deu-nos vida com Cristo, estando nós ainda mortos em nossos pecados, portanto: pela graça sois salvos! Deus nos ressuscitou com Cristo, e com Ele nos entronizou nos lugares celestiais em Cristo Jesus, para revelar nas eras vindouras a suprema riqueza da sua graça, por intermédio da sua bondade para conosco em Cristo Jesus. Porquanto, pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus!!" Efésios 2 vers. 1 a 8. 
 
Tenham uma abençoada quarta feira!

jairo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário